quinta-feira, 7 de março de 2013

JACKIE STEWART


Jackie Stewart

Sir John Young Stewart OBE (nasceu em 11 de junho de 1939 em Milton, West Dunbartonshire, Escócia) é um ex-automobilista britânico. É tricampeão mundial de Fórmula 1 e considerado um dos maiores pilotos da história do desporto.

Carreira

Stewart começou sua carreira na F1 competindo pela BRM de 1965 a 1967; depois foi para a estreante Matra, em 1968. No ano seguinte conquistou seu primeiro título mundial. Em 1970, foi para a Tyrrell, onde conquistou mais dois títulos mundiais, em 1971 e em 1973. Conquistou 27 vitórias na Fórmula 1. Esse era o melhor registro da categoria, até que em 1987, o francês Alain Prost venceu o Grande Prêmio de Portugal e ultrapassou a marca do escocês.
Foi um dos pilotos a exigir mais segurança na Fórmula 1. Tudo começou num gravíssimo acidente que ele sofreu em 1966 na pista belga de Spa-Francorchamps. Uma tempestade atingiu o circuito e deixou seco somente o grid de largada. Na rápida Masta Straight, a BRM de Stewart girou e caiu em uma vala, e ele ficou preso no carro com o macacão encharcado de gasolina, enquanto Graham Hill e Bondurant tentavam desaparafusar o volante para poderem retirar Stewart de dentro do monocoque avariado. A partir daí, disse que não correria na equipe se não tivesse segurança no seu carro. Foi ele que idealizou o capacete que cobre toda a cabeça do piloto e o macacão antichamas. A partir daí ele chegou a ser ridicularizado por aqueles que achavam que as competições deviam ser um esporte de riscos. Ficou, inclusive, conhecido como o homem vacilante. Logo sete anos depois em 1973 durante os treinos de classificação no circuito de Watkins Glen disputando o Grande Prêmio dos Estados Unidos,um fato que levaria Jackie Stewart a abandonar a competição. Seu parceiro da Tyrrell na época, o piloto francês François Cevert sofreu um grave acidente, o carro do piloto escapou da pista, bateu no guard rail do lado direito e ricocheteou em direção ao guard rail do lado esquerdo, virando de rodas para o ar e se arrastando pela "lâmina" de metal por mais de cem metros,foi degolado e teve morte instantânea.Chocado com a morte de François Cevert, Jackie Stewart decidiu abandonar de forma definitiva a Fórmula 1.
Em 1997, fundou a sua equipe, a Stewart. Os melhores resultados da equipe foram a vitória de Johnny Herbert no Grande Prêmio da Europa, disputado no circuito de Nürburgring em 26 de setembro de 1999, e a pole conquistada por Rubens Barrichello no Grande Prêmio da França do mesmo ano. Nesse ano a equipe alcançou a melhor colocação no mundial de construtores: 4° lugar. No final de 1999, atolado em dívidas, ele vendeu a sua equipa para a Jaguar.
Até hoje, Jackie Stewart é lembrado pelas suas conquistas na Fórmula 1.

Registros na Fórmula 1


  • Temporadas - 1965-1973
  • Equipas  - (BRM, Matra e Tyrrell)
  • GPs disputados  - 100 (99 largadas)
  • Títulos - 3 (1969, 1971 e 1973)
  • Vitórias- 27
  • Pódios - 43
  • Pontos - 3591 (360)
  • Pole positions - 17
  • Voltas mais rápidas - 15
  • Primeiro GP - Grande Prémio da África do Sul (1965)
  • Primeira vitória - Grande Prémio da Itália (1965)
  • Última vitória - Grande Prémio da Alemanha (1973)
  • Último GP - Grande Prémio do Canadá (1973)


Sem comentários:

Enviar um comentário