quinta-feira, 7 de março de 2013

SEBASTIAN VETTEL


Sebastian Vettel

Sebastian Vettel (nasceu em 3 de julho de 1987 em Heppenheim, Hesse Alemanha) é um automobilista alemão.
Em 2010 tornou-se o mais jovem campeão da história da Fórmula 1, correndo pela escuderia Red Bull, equipe campeã de construtores também na mesma temporada. No ano de 2011, conquistou o terceiro lugar no Grande Prêmio do Japão, o que foi suficiente para que se tornasse, aos 24 anos e 87 dias de idade, o mais jovem bicampeão da história da Fórmula 1. Em 25 de novembro de 2012 tornou-se o mais jovem tricampeão mundial da F1.

Carreira

Vettel começou no automobilismo aos sete anos, pilotando kart. Em 2004, na F-BMW Alemã, venceu 18 de 20 corridas disputadas e conquistou o título da competição. Nos anos seguintes, Vettel correu na F-3 Europeia e passou a despertar interesse da BMW, onde passou a realizar testes.

Williams F1

A escuderia Williams realizou alguns testes com Vettel. Em 2005, Vettel era piloto júnior da equipe. Entrou em 17 grandes-prêmios da temporada.

BMW Sauber

Estreou em 2006 como terceiro piloto da equipe BMW Sauber, participando dos treinos livres para o GP da Turquia. Aos dezenove anos e cinquenta e três dias de idade, tornou-se o piloto mais jovem a participar de um evento de Fórmula 1.
Sua estreia na Fórmula 1 aconteceu durante o Grande Prêmio dos Estados Unidos de 2007, quando substituiu o titular Robert Kubica. Na ocasião, Vettel terminou a corrida na oitava posição, conquistando o primeiro ponto da carreira na categoria.

Toro Rosso

Às vésperas do GP da Hungria de 2007, Vettel foi confirmado como novo piloto da Scuderia Toro Rosso, em substituição ao estadunidense Scott Speed, que saiu após desentendimentos com a equipe.
Em 14 de setembro de 2008 venceu o Grande Prêmio da Itália, conquistando a primeira vitória da carreira na categoria e também da equipe Toro Rosso. Com esse feito, tornou-se o piloto mais jovem a vencer um Grande Prêmio, com vinte e um anos, três meses e oito dias. Marcou outro recorde com somente nove segundos de carreira na Fórmula 1: se tornou o piloto mais jovem a ser multado pela FIA por uma infração ao passar do limite de velocidade nos boxes enquanto acessava a pista pela primeira vez. Também foi o mais jovem piloto a pontuar em sua corrida de estreia no GP dos Estados Unidos.

Red Bull

Em 2009, Vettel passa a correr na Red Bull, substituindo David Coulthard, que se aposentou ao fim de 2008.
Em 19 de abril de 2009, no Grande Prêmio da China, conquistou a segunda vitória na categoria e a primeira da equipe Red Bull.
Em 1 de novembro, Vettel terminou na segunda colocação no Mundial - sendo o mais novo piloto a conseguir tal feito - logo após sua vitória na estreia do GP de Abu Dhabi, ficando atrás apenas do britânico Jenson Button no campeonato.
Em 19 de novembro de 2009, Vettel foi eleito o melhor piloto do ano pela revista inglesa "Autosport", em uma votação feita com os chefes de equipe da categoria.
O piloto alemão começou a temporada de 2010 marcando a pole position nas duas primeiras etapas, no entanto, por problemas no carro, acabou perdendo a liderança, inclusive sendo obrigado a abandonar na segunda corrida. A primeira vitória na temporada veio na terceira corrida, o Grande Prêmio da Malásia, quando superou o companheiro de equipe Mark Webber, que chegou em segundo. Em 14 de novembro, Vettel tornou-se o campeão da categoria, após vencer a ultima corrida da temporada, o GP de Abu Dhabi. Vettel tornou-se o campeão mais novo da história, com 23 anos, 4 meses e 11 dias. Vettel também se tornou o 1º piloto da história da Fórmula 1 a ser campeão sem ter liderado o campeonato antes da última prova.
No dia 24 de fevereiro de 2012 o piloto recebeu do presidente da Alemanha, Horst Seehofer, a distinção "Silberne Lorbeerblat" (folha de prata), mais alta condecoração concedida pelo governo alemão a esportistas, pela conquista do bicampeonato.
Em 25 de novembro de 2012, Sebastian Vettel se tornou o mais novo tri campeão mundial de Formula 1, chegando em sexto colocado no GP do Brasil, última prova da temporada. Vettel se tornou campeão com 3 pontos de vantagem para Fernando Alonso, que chegou na segunda posição.

Recordes

Vettel é detentor de diversos recordes como piloto mais jovem na Fórmula 1.

  • 2006 BMW Sauber - Piloto mais jovem a testar um carro da Fórmula 1, com 19 anos, 1 mês e 23 dias.
  • 2007 BMW Sauber - Piloto mais a jovem a pontuar em uma corrida, com 19 anos, 11 meses e 16 dias.
  • 2008 Scuderia Toro Rosso - Piloto mais jovem a cravar a pole position, com 21 anos, 2 meses e 2 dias.
  • 2008 Scuderia Toro Rosso - Piloto mais jovem a conseguir um pódio, com 21 anos, 2 meses e 3 dias.
  • 2008 Scuderia Toro Rosso - Piloto mais jovem a vencer uma prova, com 21 anos, 2 meses e 3 dias.
  • 2009 Red Bull - Piloto mais jovem a conquistar o vice-campeonato, com 22 anos, 3 meses e 29 dias.
  • 2010 Red Bull - Piloto mais jovem a sagrar-se campeão da F-1, com 23 anos, 4 meses e 11 dias.
  • 2011 Red Bull - Piloto mais jovem a faturar o bicampeonato, com 24 anos, 4 meses e 24 dias.
  • 2012 Red Bull - Piloto mais jovem a conquistar o tricampeonato, com 25 anos, 4 meses e 22 dias.

Sem comentários:

Enviar um comentário