terça-feira, 28 de maio de 2013

SABIA QUE? CARROLL SHELBY

Carroll Shelby


Carroll Hall Shelby  (11 de janeiro, 1923 - Maio 10, 2012) foi um designer automotivo americano, correndo motorista e empresário. Ele era mais conhecido por seu envolvimento com o AC Cobra e mais tarde os Mustang carros de alto desempenho baseados em Ford Motor Company conhecido como Shelby Mustang que ele tinha feito desde 1965. Sua empresa, a Shelby American Inc., fundada em 1962, vende atualmente modificada veículos da Ford, bem como peças de desempenho.

Vida pessoal

Carroll Shelby nasceu em 11 de janeiro de 1923, em Leesburg, Texas , para Warren Salão Shelby, um carteiro rural, e sua esposa, Eloise (Lawrence) Shelby. Shelby sofreu problemas de vazamento da válvula cardíaca por 7 anos e passou a maior parte de sua infância na cama. Aos 14 anos, a saúde de Shelby melhorou e ele foi posteriormente declarado ter "superado" seus problemas de saúde. A primeira esposa de Shelby era Jeanne Campos, eles se casaram em 18 de dezembro de 1943. Sua filha Sharon Anne Shelby nasceu um ano depois, em 27 de setembro de 1944. Eles tiveram mais dois filhos - filhos chamados Michael Hall (nascido em 02 de novembro de 1946) e Patrick Bert (nascido em 23 de outubro de 1947). Shelby e Campos depois separados e divorciados, em fevereiro de 1960.
Shelby tratou de assuntos de saúde ao longo de sua vida. Ele tomou comprimidos de nitroglicerina quando ele estava correndo por causa de seu coração. Ele teve um transplante de coração em 1990 e um transplante de rim em 1996.
Shelby morreu em 10 de maio de 2012 com a idade de 89. Ele vinha sofrendo de uma doença cardíaca grave das últimas décadas. Joe Conway, presidente da Carroll Shelby Internacional , disse que "todos nós estamos profundamente triste, e sinto uma tremenda sensação de perda para a família de Carroll, nós e toda a indústria automotiva. houve ninguém como Carroll Shelby e nunca será. Contudo, prometemos Carroll iríamos continuar, e ele colocou a equipa, o produtos ea visão no lugar para fazer isso ".
Outro dos seus legados pode muito bem ser quando ele disse para a câmera de TV "History de ontem. Amanhã é um mistério. Então viva hoje." Parecia ser o seu credo.

A vida antes de corrida 

Shelby aperfeiçoou suas habilidades de condução com o seu Willys automóvel enquanto assistia Woodrow Wilson High School (Dallas, Texas) . Graduou-se Wilson em 1940. Ele foi matriculado em A Escola de Tecnologia da Geórgia no programa de Engenharia Aeronáutica. No entanto, por causa da guerra Shelby não ir à escola e se alistou no United States Army Air Corps ,  servindo na Segunda Guerra Mundial como um instrutor de vôo e piloto de testes. Graduou-se com o posto de piloto sargento.

Condução carreira

Começando como um amador, que inicialmente corria de um amigo MG TC . Ele logo se tornou um driver para o Cad-Allard , Aston Martin e Maserati equipes durante os anos 1950. Motriz para Donald Healey , numa simples e supercharged, especialmente modificado, Austin-Healey 100S , ele estabeleceu 16 recordes de velocidade dos EUA e internacionais. Se uniu com Roy Salvadori , e dirigindo para Aston Martin , ganhou os 1959 24 Horas de Le Mans .
Ele dirigia no Mount Washington Hillclimb Auto Race em um especialmente preparado Ferrari 375 GP roadster, para uma corrida de registro de 10:21.8 segundos em seu caminho para a vitória em 1956.
Ele era Sports Illustrated ' piloto do ano s em 1956 e 1957.
Ele competiu na Fórmula Um de 1958 a 1959 , participando de um total de oito corridas do Campeonato do Mundo e diversas raças não-campeonato.
O ponto alto da sua carreira de piloto de corrida veio em 1959, quando ele co-dirigiu um Aston-Martin DBR1 (com inglês Roy Salvadori) a vitória nas 24 Horas de Le Mans. Durante a corrida ele observou o desempenho de um carro GT Inglês construído pela AC Cars, conhecido como o Bristol. Três anos mais tarde, o Bristol AC se tornaria a base para o AC Cobra.

Shelby o construtor

Depois de se aposentar da condução em outubro de 1959 por razões de saúde, ele abriu uma escola de condução de alta performance ea Shelby-americana da empresa.
Ele obteve uma licença para importar o Cobra AC (também conhecido nos EUA como o Shelby Cobra), um britânico carro de corrida Sports sucesso fabricado pela AC Motors da Inglaterra, que AC tinha projetado a pedido de Shelby, encaixando um Ford V8 para seu popular AC Ace carro esportivo no lugar de seu motor padrão Ford Zephyr. Shelby continuou a ser influente com carros Ford manufaturados, incluindo o Daytona Coupe , GT40 , com sede em Mustang Shelby GT350 e GT500 Shelby . Depois de romper com Ford, Shelby mudou-se para ajudar a desenvolver carros de desempenho com as divisões dos dois outros três grandes empresas americanas, rodeio , e Oldsmobile . O mais memorável desses carros foi o Dodge Viper .
Ford forneceu apoio financeiro para Cobras do CA de 1962 a 1965 e forneceu apoio financeiro para a Ford GTs, primeiro com veículos Ford avançadas de John Wyer, em 1963, e depois com Shelby americana de 1964 a 1967.
Nos anos seguintes, Shelby teve uma série de empreendimentos de iniciar e parar relativas à produção de Cobras "conclusão" - carros que teriam sido construídos com "sobra" de peças e quadros. Na década de 1960, os FIA participantes necessários (Shelby, Ford, Ferrari, etc) para produzir pelo menos 100 carros homologados para as classes de corridas. Shelby simplesmente ordenou um número insuficiente de carros e deu um grande bloco de números de identificação do veículo , para criar a ilusão de que a empresa havia importado um grande número de carros. Décadas mais tarde, na década de 1990, Carroll alegou que tinha encontrado a "sobra" de frames, e começou a vender carros que supostamente foram finalmente "concluída". Depois descobriu-se os carros foram construídos a partir do zero, em colaboração com McCluskey, Ltd., foram re-denominado Cobras "continuação". Os carros ainda são construídos até hoje, conhecida como a atual série CSX4000 de Cobras.
Ele foi introduzido no International Motorsports Hall of Fame em 1991, eo Motorsports Hall of Fame da América em 1992. Ele foi introduzido no Hall of Fame SCCA em 2 de março de 2013.
Em 2003, a Ford Motor Co. e Carroll Shelby costurei laços e ele se tornou conselheiro técnico do Ford GT projeto. Nesse mesmo ano, formou Carroll Shelby International, Inc. , com sede em Nevada .

Shelby Dodges e Dodge Shelby 

Shelby começou a trabalhar com rodeio , a pedido da Chrysler Corporation presidente, Lee Iacocca . Iacocca já tinha sido responsável por trazer Shelby para o Ford Mustang . Depois de quase uma década de trabalho de afinação, Shelby foi trazido a bordo como o "Consultor de Performance" no Dodge Viper Comitê de Política Técnica composta por Chrysler executivo Bob Lutz , Design de Produto Tom Gale chefe, e de Engenharia Vice-presidente François Castaing . Shelby foi usado para a sua riqueza de experiência para fazer o Viper como luz e poderoso quanto possível.
Os seguintes carros foram modificados por Shelby, e deu à luz o seu nome, mas ainda vendido sob o Dodge marque :

  • 1983-1984 Dodge Shelby Charger
  • 1985-1987 Dodge Charger Shelby
  • 1984-1986 Dodge Omni GLH

Os seguintes carros peças usadas Shelby modificados, mas não foram supervisionados por Carroll Shelby:

  • 1986 Dodge Daytona Turbo ZC / S
  • 1987-1988 Dodge Daytona Shelby Z
  • 1988-1991 Dodge Daytona C / S
  • 1989-1991 Dodge Shelby Daytona
  • 1988-1989 Dodge Lancer Shelby
  • 1989-1990 Dodge Sombra Concorrência
  • 1991-1992 Dodge Spirit R / T
  • 1992-1993 Dodge IROC Daytona R / T
  • 1999-2000 Dodge Durango SP 360

Os carros seguintes foram limitados veículos de produção e modificação em Whittier de Shelby, CA planta, em seguida, vendido como Shelby:
  • 1986 Shelby GLHS (com base no Esquiva Omni HEC ) (500 produzido)
  • 1987 Shelby GLHS (baseado no Dodge Shelby ) (1000 produzido)
  • 1987 Shelby Lancer (baseado no rodeio Lancer ) (800 produzidos, 400 com um interior de couro / automático Trans. e 400 com um interior de pano / 5 spd. Trans.)
  • 1987 Shelby CSX (com base no Esquiva Sombra ) (750 produzido)
  • 1988 Shelby CSX-T (com base no Esquiva Sombra ) (1000 produzido)
  • 1989 Shelby Dakota (baseado no Dodge Dakota ) (1,500 produzido)
  • 1989 Shelby CSX-VNT (com base no Esquiva Sombra ) (500 produzido)

Série 1 

Shelby Series 1 roadster usado 4,0 L de Oldsmobile Aurora L47 V8, mas foi mal suportado pela divisão GM doente.
A Série 1 é o único carro já produzido pela Carroll Shelby a partir de uma folha de papel, e construído a partir do zero. Todas as outras são modelos Shelby re-engenharia produzidos por outros fabricantes e modificado por Shelby.
Antes da produção do Série 1, custos significativos foram realizados em testes e certificação de obedecer a 1.999 normas federais de segurança dos veículos automóveis. Depois de concluído, um total de 249 carros de produção em série 1 foram construídos por Shelby American, Inc. como modelos ano 1999.
Durante a produção, Venture Corp adquiriu Shelby American, Inc. A aquisição incluiu o modelo Série 1, mas não os direitos para produzir a "Série continuação" Shelby Cobras. Em 2004, após a falência subseqüente por Venture Corporation (sem relação com a aquisição de Shelby American), nova empresa de Carroll Shelby, Shelby Automobiles, Inc., adquiriu os ativos de uma série de moedas de um centavo de dólar. Incluído na compra de componentes activos foram suficientes para produzir vários 1s Series mais completa.
Porque o Motor certificado normas de segurança de 1.999 Veículo Federal havia expirado, eo custo de re-certificação do carro era proibitivo, todos Série 1 é produzido após essa data foram concluídas como "carros de componentes" e entregue sem motor ou transmissão. Esses modelos de carros "componentes", construído em 2005 são identificados com um número de identificação do veículo de sete dígitos (VIN) e foram designados com um número de série CSX5000 série. O original 249 eram carros de produção com um VIN dezessete dígitos.
A Série 1 foi produzido em duas versões sobrecarregadas e normalmente aspirado. Carros supercharged também foram equipados de fábrica com freios maiores e uma embreagem pesados. O desempenho é na categoria "supercarro" com um 0 a 60 mph tempo de 3,2 segundos. Bem optioned, Série 1 tinha direção hidráulica, freios a disco de energia, fábrica de ar condicionado, vidros elétricos, e um sistema de áudio AM / FM / CD. A capota conversível dobrado longe da vista em um compartimento localizado atrás do cockpit. Alguns carros componentes foram vendidos como roadsters, sem capota.

Projetos Ford-Shelby

O novo contrato entre a Ford Motor Company e Carroll Shelby sinalizou esperança para Shelby produtos construídos sob Ford. Em 2004, um novo Ford Shelby Cobra Concept foi mostrado fora em feiras automóveis norte-americanas. Construído com um corpo retro imitando os 1960 Cobras misturados com toques modernos, foi baseado no Ford GT chassis (reformulado para motor dianteiro / tração traseira ) alimentado com um 6,4 L motor V10 , que produziu 605 hp (451 kW). Ele recebeu críticas positivas da imprensa e ganhou o "Best In Show" prêmio em Detroit International Auto Show.
A versão cupê do Shelby Cobra Roadster foi apresentado no ano seguinte. O Shelby GR-1 Ford concept car de 2005. Embora ostentando um design moderno, ele mostrou uma homenagem à década de 1960 Shelby Daytona . O GR-1, como o Cobra, baseia chassis do GT. Pressione comentários para o GR-1 têm sido muito positivos, que ganhou cobrir manchas em revistas como os EUA " Motor Trend e do Reino Unido Car Magazine . O Ford Shelby GR-1 poderia ser construída, tomando sobre o Ford GT linha de produção 's após a sua produção chega ao fim.
Em 2005, o Shelby GT500 foi revelado no New York International Auto Show , e tornou-se disponível, no verão de 2006, como parte do lineup ano modelo 2007. Ele é alimentado por um 5,4 litros V8 Modular, com cabeças de quatro válvulas por cilindro emprestados do Ford GT supercar $ 150K, um Eaton M122 tipo Roots supercharger e é avaliado por Ford a 500 hp (370 kW) e 480 pés · lbf (650 N · m) de torque. Possui uma Tremec T-6060 transmissão manual , retrabalhado suspensão geometria, rodas de 18 polegadas, kit aerodinâmico corpo funcional, e ainda mantém o eixo traseiro sólido . O GT500 começa em um MSRP de $ 40.930 para o cupê e $ 45,755 para a versão conversível. Apesar de Carroll Shelby não tinha envolvimento prático no design do carro, ele fez fornecer Ford e SVT (Special Vehicle Team) informações sobre o que faria o carro melhor. Mais notavelmente, ele convenceu Ford para alistar-se os pneus traseiros mais largos (de 255 milímetros de largura e 285 mm de largura). Este carro é o sonho do aftermarket -., Com menos de US $ 1000 em modificações simples (polia menor no supercharger, entrada de ar frio, e remapeamento costume da ECU) a potência do carro pode saltar para mais de 650 e torque mais de 600
Shelby, em cooperação com a Hertz Corporation , produziu uma edição limitada do Shelby GT-H em 2006. O GT-H é uma edição especial do Ford Mustang GT, disponível apenas para locação da Hertz. A Ford Racing Performance Group FR1 Power Pack aumenta 4,6 litros do GT, o motor V-8-325 hp (242 kW). O carro tem um costume Shelby capô e preto e styling corpo ouro, incorporando um banhado a ouro placa "Hertz" em ambos os lados do carro. O GT-H é limitada a um prazo de 500 veículos e está disponível para locação nas principais cidades e aeroportos em todo os Estados Unidos.
A versão do consumidor do Shelby GT-H está disponível a partir de Ford, chamado de Shelby GT. Tem uma corrida de produção limitada a 6.000 veículos para 2007 e 2300 para 2008, e apresenta o mesmo motor que o GT-H, mas inclui mais atualizações de suspensão e está disponível com transmissão manual e automática. Branco e preto foram as cores disponíveis para os modelos 2007 e apanhando laranja ou azul estão disponíveis para 2008. Um conversível está disponível em 2008 também. Alguns modelos de sair da fábrica Shelby em Las Vegas com um supercharger são chamados Shelby GT / SC. Todos os GTs Shelby são enviados com o número de série Shelby (CSM) no emblema painel e no compartimento do motor, como 07SGT0001 ou 08SGT0001.

Projetos não-Ford 

Em seus últimos anos, Shelby trouxe várias ações judiciais contra empresas que fazem cópias do corpo Cobra para uso em carros kit - aparentemente por direitos autorais, marcas e patentes violações. Apesar do litígio, kit indústria automóvel Cobra continua a prosperar.
Um dos processos envolvidos na Superformance Brock Coupe, uma cópia do original Shelby Daytona Coupe. O Superformance Brock Coupe foi projetado por Pete Brock , que também projetou o Daytona Coupe original para Shelby. Shelby American processou Superformance após Superformance tinha desenvolvido e começou a produção do Superformance Coupe Brock. Eventualmente, o litígio foi resolvido, embora os termos do acordo (se houver) nunca foram liberados para o público. Como resultado do acordo entre as duas empresas, o produto é hoje conhecido como o Shelby Daytona Coupe, apesar de ter sido concebido nem construído pela Shelby American. Cerca de 150 destes novos Shelby Daytona Coupé foram construídos a partir de fevereiro de 2007.
Em 2002, a Unique Performance, empresa de Farmers Branch, Texas, comprou uma licença de Carroll Shelby Empresas para colocar seu nome em uma série de veículos de continuação do vintage. Esta empresa especializada na recriação 1960 estilo Shelby Mustangs. Eles compraram mustang usado e instalado versões atualizadas do 325 cavalos de potência do motor V8 de 302 polegadas cúbicas Shelby. Eles também utilizam modernas transmissões manuais de cinco velocidades, freios, direção, suspensão, interiores e sistemas de entretenimento. Porque licença do Sr. Shelby foi comprado, esses carros têm números de série Shelby.
Em outubro de 2007, Carroll Shelby puxou o acordo de licenciamento com a Unique Performance devido a inúmeras questões de reclamações de clientes, onde os veículos não foram entregues. Unique Performance foi posteriormente invadido por policiais devido a VIN irregularidades e declarou falência, o que efetivamente acabou com a continuação "Eleanor" produção Mustang Shelby. Shelby por sua vez foi processado por vítimas da Unique Performance por seu envolvimento na atividade criminal, e perdeu um caso posterior, em 2008, trazido por Denice Halicki a viúva do HB Halicki que possuía a imagem de autor do "Eleanor" eo nome da marca, o que levou a uma produção final dos "modelos de continuação". O único funcionário licenciado "Eleanor" criador foi Recreações clássicas em Oklahoma , EUA, até que o Sr. Shelby trouxe para um acordo de licenciamento a partir de outubro de 2009 para construir um veículo continuação oficial intitulado GT500CR. Um carro chamado Shelby Cobra 429 S / T estava agora na coleção Muscle Mania Hot Wheels em 2010.

Outros projetos

Nome de Carroll Shelby está associada com um kit de fixações pimentão popular. O kit é principalmente especiarias em vários pacotes, todos contidos em um saco de papel marrom em miniatura. No lado do saco é uma história contada pelo Shelby sobre sua cozinha pimentão durante seus dias de corrida. Na parte da frente da bolsa é uma representação de um grande chapéu preto ocidental, um pedaço da marca de roupas para Shelby. Ele foi um dos fundadores do Campeonato Pimenta Internacional Terlingua em Terlingua, Texas .
Em 1967, o nome de Shelby foi brevemente ligada ao produto aliciamento dos homens. "Pit-Stop ... Desodorante um homem real de Carroll Shelby" foi promovido em revistas de carro, mas vendeu muito pouco.
Shelby foi o parceiro inicial de Dan Gurney no estabelecimento Todos os pilotos americanos de maca.
Donzi Marine, de Sarasota, na Flórida, criou uma edição limitada especial de 22 pés (7 m) lancha (apenas 50 foram feitas), com base em sua linha do clássico de barcos em colaboração com Carroll Shelby. O barco é conhecido como o Donzi Shelby 22 GT. Este projeto está em vigor desde o ano modelo 2007 e está atualmente o único barco que nunca para usar o nome Shelby.
Carroll Shelby produziu uma linha de rodas de liga leve de oito raios para Saab automóveis no início e meados da década de 1980. Eles estavam disponíveis em ouro (Goldvane), martelado acabamento prateado (Silvervane) e um acabamento martelado preto. Estas rodas estavam disponíveis através de distribuidores da Saab e pode ser montado Saab 99 e Saab 900 modelos fabricados até 1987. Eles são um acessório muito procurado por entusiastas Saab hoje.
Em 1989, Shelby foi introduzido no Hall of Fame da Woodrow Wilson School alta quando foi criado durante a celebração do 60 º aniversário da escola. Em 2009, Shelby foi Grande Marechal da Parada e falou e se reuniu com dezenas de colegas ex-alunos durante a celebração do aniversário de 80 Woodrow.
Em 2008 foi agraciado com o Shelby 2008 Automotive Executive of the Year Award .
Shelby estabelecido Fundação Carroll Shelby Children da para pagar as contas médicas de crianças que têm doenças cardíacas, mas não podem pagar o tratamento.

Shelby ao lado de sua 1957 Maserati 450S no Virginia International Raceway em 2007 

Sem comentários:

Enviar um comentário