terça-feira, 9 de abril de 2013

DODGE CHARGER


Dodge Charger 

O Dodge Charger é um mid-size automóvel produzido pela Chrysler . O Chargers 1966-1974 estavam na plataforma B Chrysler . O Chargers 1975-1978 foram baseados na Chrysler Cordoba .

Origem do Charger

No início dos anos sessenta muitos foram explorar novas ideias no luxo pessoal e segmentos de carros especiais. Chrysler, lento para entrar no mercado de carros de especialidade, selecionou sua divisão Dodge para introduzir um mercado inexplorado para um modelo maior para caber entre o " pony car " Ford Mustang e do " luxo pessoal " Ford Thunderbird . [ 1 ] A intenção era usar o B-corpo para um carro desportivo com olhar fastback ao compartilhar o máximo de seu hardware existente possível. [ 1 ]
Burt Bouwkamp, ​​engenheiro-chefe para Dodge durante a década de 1960 e um dos homens por trás do Dodge Charger , relatou sua experiência durante um discurso em Julho de 2004.
Lynn Townsend estava em desacordo com os concessionários Dodge e queria fazer algo para agradá-los. Assim, em 1965, ele me pediu para vir ao seu gabinete - para o segundo tempo. Ele observou que um dos pedidos do negociante rodeio do Conselho foi para um veículo tipo Barracuda. O tema geral revendedor recomendação produto era o mesmo - nós queremos que tem Plymouth. O pedido específico de um veículo tipo Mustang não foi tão controversa para Lynn. Sua direção para mim era dar-lhes um carro especialidade, mas ele disse 'pelo amor de Deus, não faça isso um derivado do Barracuda ': ou seja, não torná-lo um concorrente Barracuda.
Assim, o Charger 1966 nasceu.
"Nós construímos carro" idéia "de um carregador que exibido em feiras de automóveis em 1965, para estimular o interesse do mercado no conceito. Foi o projeto aprovado, mas nós dissemos a imprensa e os participantes da mostra de automóveis que era apenas uma" idéia "e que seria construí-lo se eles gostaram. Ele foi pré-ordenado que eles iriam gostar ".

 1966-1967

O 1966 e 1967 de Dodge Chargers eram todos fastback veículos. Eles compartilharam um chassi e front-end chapa com suas médias Dodge Coronet irmãos. Estes dois primeiros anos do Dodge Charger também são os dois únicos modelos que apresentaram o emblema Fratzog na grade, bem como a escotilha tronco.

 1966

Em 1 de janeiro de 1966, os telespectadores do Rose Bowl, foram introduzidas pela primeira vez para o "líder da rebelião Dodge" novo, o Charger 1966. Estréia do Charger também seguido de um ano modelo meia a introdução de uma versão de rua nova dos 426 cu in (7,0 L) motor Hemi da Chrysler . Com o Carregador, Dodge teve um novo modelo para a construção de uma imagem de desempenho para ir junto com este motor.
Desenhado por Carl "CAM" Cameron, o Dodge Charger introduziu um fastback teto e um pote de metal "barbeador elétrico" grelha. A grade utilizada totalmente faróis giratórios (180 graus) que, quando aberta ou fechada fez o olhar grelha como uma peça-unidade. Faróis escondidos eram uma característica não visto em um produto Chrysler desde 1942, no DeSoto . Na parte traseira do novo Dodge, o desenho fastback terminou mais de um de largura total taillight seis lâmpada que contou com cromado "carregador" lettering.
No interior, o carregador padrão apresentado um volante simulado com veios de madeira, quatro individuais assentos com um comprimento total consola da frente para trás. Os assentos traseiros e almofada apoio de braço central traseiro também dobrado para frente, enquanto o divisor tronco caiu para trás, o que permitiu quarto de carga generoso. características interiores Numerosas eram exclusivos para o carregador, incluindo painéis de portas, luzes de cortesia, bem como acabamento premium e vinil estofos. O painel de instrumentos não usar lâmpadas regulares para iluminar os medidores, mas sim eletroluminescência acendeu as quatro contornos cromados vagens traço circulares, agulhas, rádio, indicador shifter posição no console, bem como controles condicionado relógio e Air se equipado. O traço alojado um rpm 0-6000 tacómetro , um 0-150 mph (240 km / h) velocímetro , bem como alternador, de combustível, e indicadores de temperatura como o equipamento padrão.
Seleções motor consistia de apenas V8s , apesar de um motor em linha reta e seis motor tornou-se padrão em 1968. 1966 transmissões incluiu uma de três velocidades volante montou manual com apenas a base do motor, um console montado com quatro velocidades manual ou automática de três velocidades. Em 1966, quatro motores foram oferecidos: a base do modelo-318 cu in (5,2 L) 2 barril, o 361 cu in (5,9 L) 2 barril, o 383 cu in (6.3 L) 4 barril, e os novos 426 Street Hemi . Apenas 468 carregadores foram construídas com o 426.
A produção total em 1966 chegou a 37.344 unidades para a introdução meados do ano-modelo.
Em 1966 assumiu o carregador do rodeio em NASCAR na esperança de que o fastback fariam seu carro um vencedor no alto bancos. Mas o carro provou escorregadio nas pistas mais rápidas porque o seu corpo gerado elevador . Drivers depois alegaram que "era como dirigir no gelo". A fim de resolver este problema Evasiva instalado um pequeno ressalto aerofólio na tampa da mala, que melhorou tração a velocidades superiores a 150 mph (240 km / h). Eles também tiveram que fazer uma opção negociante-instalado no final de 1966 e 1967 por causa da NASCAR regras (com pequenas trimestre painel extensões em 1967). O Charger 1966 foi o primeiro veículo de produção EUA a oferecer um spoiler. David Pearson , dirigindo um # 6 Cotten Carregador Owens-preparado, passou a ganhar o campeonato NASCAR Grand National em 1966, com 14 de primeiro lugar acabamentos.

1967

O Charger 1967 ano modelo recebeu pequenas alterações. Lá fora, novos sinais de fender montados por sua vez, foram introduzidos e este serviria como identificador principal externa entre 1966 e 1967 um carregador de bateria. Um teto de vinil tornou-se disponível. No interior, o console de corpo inteiro se foi, em parte devido a reclamações de clientes sobre a entrada e saída dos bancos traseiros. Foi substituído com uma consola de tamanho normal. Assentos eram padrão, mas um apoio de braço dobradura / assento e marchas na coluna era uma opção que três pessoas para sentar na frente.
A 440 "Magnum" foi adicionado e os 361 cu in (5,9 L) V8 foi substituído por um cu em 383 (6,3 L) do motor. O 440 foi avaliado em 375 cv (280 kW) com um carburador de 4 único barril. O 318 duas barril "LA" LA Chrysler motor era agora o motor de base com câmaras de combustão em forma de cunha, ao contrário do anterior 1966 polyspherical (ou "poli") projeto, foi avaliado em 230 cv (170 kW). O 383 4 barril avaliado em 325 cv (242 kW) e os 426 Street Hemi avaliado em 425 cv (317 kW) permaneceram como opções. Um mero 117 carregadores foram construídos com o motor 426.
As vendas do Chargers 1967 diminuiu para metade do introdutório semestre anterior com um total de 15788 unidades.

1968

A linha B-corpo inteiro para 1968 foi redesenhado eo carregador foi ainda mais diferenciado dos Dodge Coronet modelos. Designer Richard Sias desenvolveu um duplo diamante garrafa de Coca perfil com curvas em torno dos pára-lamas dianteiros e painéis traseiros. Chapa dianteiro e traseiro final foi desenhado por Harvey J. Winn. A traseira apresentava um "pontapé" aparência spoiler, inspirado pelo Grupo 7 veículos de corrida. Na cobertura, um "arcobotante" foi adicionada para dar a área da janela traseira de um aspecto semelhante ao da 1966-1967 Pontiac GTO. O carregador manteve a sua largura total grelha farol escondido, mas os faróis totalmente rotativos eléctricos tinha sido substituída por uma tampa de vácuo simples operado. As luzes traseiras de largura total foram ido tão bem. Em vez disso, a dupla lanternas circulares foram adicionadas, na direção de Styling vice-presidente, Elwood P. Engel. Dupla vieiras foram adicionados às portas e capô para ajudar a acentuar as linhas swoopy novos.
No interior, a quase nada compartilhado com seus irmãos da primeira geração. Os assentos traseiros tinham ido embora, que o console continua a ser o mesmo que os '67 salvamento para a remoção dos apoios de braço almofada. O tacômetro foi agora opcional em vez do padrão, o carpete na área do tronco se foi, substituído por um tapete de vinil, os bancos traseiros não dobrar para a frente e os medidores eletroluminescentes desapareceu em favor de um projeto convencional.
O motor padrão era o 318 cu in (5,2 L) 2bbl até meados do ano, quando um 225 cu in (3,7 L) inclinação e seis ficaram disponíveis. O 383-2 e 383-4 permaneceu inalterada. Um pacote de alta performance novo foi adicionado, o ("Road / Track" sem "e" entre Estrada e Pista) R / T. O R / T veio de fábrica com o ano anterior, 440 "Magnum" e Hemi 426 foi novamente opcional.
Em 1968, a Chrysler Corporation anunciou uma nova campanha publicitária com uma abelha com um motor em suas costas. Estes carros foram chamados de "Scat Pack". O Coronet R / T , Super Bee , Dart GTS e Charger R / T recebido Bumble-listras (duas listras finas emoldurando duas listras grossas). As listras eram padrão no R / T e veio em vermelho, branco ou preto. Eles poderiam ser apagados sem nenhum custo. As vendas do modelo 1968 do carregador ano aumentou para 96.100, incluindo mais de 17.000 Charger R / T.

1969

O ano modelo 1969 trouxe poucas modificações. Mudanças exteriores incluiu uma nova grelha com um divisor de centro e novas lanternas traseiras longitudinais ambos desenhados por Harvey J. Winn. Uma nova linha de guarnição chamado Special Edition (SE) foi adicionado. Este pode ser, por si só ou disponível embalado com o R / T, dando assim um R / T-SE. O SE acrescentou inserções de couro para os assentos dianteiros, molduras de balancim apenas cromadas, uma madeira volante de grãos de cereais e inserções em madeira no painel de instrumentos. Um teto solar foi adicionado à lista de opções, bem como, e viu apenas 260 instalações vendidas. As listras bumble a abelha voltou bem, mas foram ligeiramente modificada. Em vez de quatro listras agora contou com uma tarja enorme emoldurado por duas faixas menores. No meio da faixa de um entalhe R / T foi colocada. Se a faixa foi excluído, um metal R / T emblema foi colocado onde o recorte R / T era. A produção total foi de cerca de 89.199 unidades.
A série de televisão The Dukes of Hazzard (1979-1985) contou com um Dodge Charger 1969, que foi nomeado o General Lee . "The General" ostentou a bandeira confederada pintada no teto e as palavras "General Lee" em cada porta. As janelas estavam sempre abertas, como as portas foram soldadas. O número "01" é pintada em ambas as portas. Além disso, quando o botão da buzina foi pressionado, ele jogou os primeiros 12 notas da de facto Estados Confederados hino " Dixie ". O carro saltos espetaculares realizadas em quase todos os episódios, ea popularidade do show produzido uma onda de interesse no carro. O show em si comprou centenas de carregadores para acrobacias, como eles geralmente destruiu pelo menos um carro por episódio.

Charger 500

Em 1968, a Dodge assistiu sua NASCAR inspirado Charger R / T não vencer o Ford carros (o Ford Torino Talladega e do Mercury Cyclone Spoiler II ) sobre os altos bancos oval-faixas. Os engenheiros de Dodge voltou para o túnel de vento e encontrou a janela traseira túnel causou elevador eo arrasto boca escancarada induzido. Engenheiros do rodeio fez a janela traseira nivelada com o resto do telhado e colocar um Coronet 1968 Grille na frente. O original Charger 500 protótipo foi um Charger 1968 R / T com um motor Hemi 426. O protótipo foi pintado em azul B5 com uma listra branca.
O Charger 500 protótipo teve um Torqueflite transmissão, um interior branco e 426 Hemi. O Charger 500 foi testado para a produção, tem a luz verde e foi um dos três modelos apresentados em setembro de 1968. O Charger 500 era o padrão com o Magnum 440, mas a literatura fábrica afirma que o Hemi 426 era o padrão. O Charger 500 tinha o padrão Torqueflite eo padrão mesmo equipamento que o R / T.
O Charger 500 vendido por $ 3842,00 preço e estava disponível com o motor Hemi 426 para um extra de R $ 648,20. Tinha as opções A11 e V88. Listras estavam disponíveis com cores vermelhas, pretas e brancas. Ar condicionado era opcional na Magnum 440 para um extra de R $ 357,65.
Um total de 500 500s Charger foram feitas, mas somente 392 foram comprados para uso de rua. O resto foi comprado por pilotos e eviscerado, despojado, modificados e / ou pintada. Apenas 67 500s Charger foram construídas com o Hemi 426 e 27 com quatro velocidades e 40 com Torqueflites.
O Charger 500 não alcançar os resultados esperados do mesmo nos circuitos da NASCAR Superspeedway e perdeu para a Ford Motor Company participantes, mas foi bem sucedido nas mais curto em 1 mi (1,6 km) faixas.

Charger Daytona

Dodge não estava satisfeito com os resultados do Charger 500. O carro não foi o suficiente para bater os outros aerocars no circuito NASCAR. Depois de meses de pesquisa e desenvolvimento, incluindo o mercado de reposição loja Creative Industries Inc., o Dodge Charger Daytona foi introduzido em 13 de abril de 1969. Poucas horas depois de sua inauguração, Dodge recebeu mais de 1.000 pedidos, apesar do ponto de preço de US $ 3,993.00 MSRP.
Chrysler fez muitas tentativas para melhorar a aerodinâmica do 500, acrescentando narizes rumores de ser em até 23 (580 mm) de comprimento. O Charger Daytona finalmente recebeu um 18 em (460 mm) nariz. O tamanho total Charger Daytona foi testado com um 18 em (460 mm) nariz na instalação Geórgia Lockheed-Martin. O teste foi um sucesso e que o projeto foi greenlighted. A peça nariz era apenas parte da inovação. O Charger Daytona também recebeu uma asa 23 em (580 mm) de altura na parte traseira. Esta ala estava trancada através dos painéis traseiros e no subchassi traseiro. A asa do Charger Daytona também ajudou de forma não intencional, dando o carro a estabilidade direcional também.
O Charger Daytona modelo de engenharia foi testada no, Chelsea Michigan Chrysler Proving Grounds em 20 de julho de 1969. Impulsionada por Charlie Glotzbach e Baker Buddy, que foi cronometrado em 205 mph (330 km / h) com um pequeno 4 bbl. carb. O nariz do Charger Daytona fez £ 1.200 de downforce ea ala fez £ 600 de downforce. O departamento de estilo rodeio queria fazer alterações para o Charger Daytona, logo que o viu, mas foi dito por Bob McCurry a recuar, ele queria a função sobre a finesse.
O Charger Daytona apresentado ao público tinha um nariz de fibra de vidro, sem faróis reais e uma asa sem carenagens aerodinâmicas. A mídia e público adorou o carro, mas foram mistificada pelo inverso colheres sobre os pára-lamas dianteiros. Os representantes do PR alegou que era para a liberação dos pneus. Na verdade, eles reduziram o arrasto de 3%.
O Charger Daytona veio de fábrica com o motor 440 Magnum, com 375 cv (280 kW) e 480 lb ft (650 N · m) de torque, transmissão A727 Torqueflite Automático, e 3,23 489 Caso 8 3/4 Diferencial Chrysler. O Charger Daytona também veio com o Hemi 426 com 425 hp (317 kW) e 490 lb ft (660 N · m) para um extra de R $ 648,20. O Hemi 426 também estava disponível com a opção nenhum custo do A833 manual de 4 velocidades. Apenas 503 Daytonas Charger foram construídas, 433 foram 440 139 Magnum 4 velocidades e 294 Torqueflite; 70 foram 426 Hemi de energia, 22 4-Speed ​​e 48 Torqueflite.
No final, o Daytona foi derrubado pela decisão de fazer a 1970 Plymouth Superbird o Aerocar apenas de 1970, no entanto, aparentemente, dois Daytonas Charger 1970 foram construídos utilizando chapa. Enquanto Daytonas foram correu até a temporada de 1970, apenas um Daytona ainda correu até 1971 (na Daytona 500 1971), quando NASCAR decretou que o deslocamento do motor de carros asa seria limitada a 305 ci. Esse carro particular, dirigido por Dick Brooks terminou em sétimo lugar.

1970

Em 1970, o Charger mudou ligeiramente. Este seria o último ano do carregador de 2 ª geração e contou com um grande pára-choque cromado envolvente da grelha e não foi mais dividido no meio. Portas farol elétricos novos substituiu o estilo de vácuo de idade. As luzes traseiras foram semelhantes aos utilizados em 69, mas 500 e R / T modelos veio com um painel taillight nova e mais atraente. No R / T, nova virada para trás colheres com o logotipo R / T foram montados nas portas dianteiras, sobre a porta vieiras. Um novo ou 440 HEMI capô recorte feito a lista de opções para este ano apenas.
Dodge pintou a capa vieira inserções em preto e colocar as chamadas motor de prata no topo. Novos nomes de "alto impacto" cores foram dadas, tais como Top Banana, Pantera Cor de Rosa , Laranja, Sublime Queimado, Ir Manga e Plum Crazy (às vezes apelidado de "Uva Estatutária" [ 6 ] ). O 500 voltou por mais um ano, mas como um carregador de produção regular ao contrário da produção limitada NASCAR Charger de 1969.
Mudanças interiores incluídos novos assentos de encosto alto da caçamba, os painéis das portas também foram revistos e os bolsos de mapa agora eram opcionais em vez de padrão. A ignição foi transferida a partir do traço para a coluna de direcção (como acontece com todos os produtos de Chrysler presente ano), e a caixa de luva foi agora articulada na parte inferior, em vez de no topo como em 1968-69. O SE "Special Edition" opção acrescentado luxo de ponta para um completo sobre músculo carro e estava disponível como 500 modelos SE e R / T SE. A todos grip shifter nova pistola foi introduzida, juntamente com um banco, a primeira para o carregador, desde a sua estréia.
Uma nova opção de motor entrou para a lista do Charger, pela primeira vez, o 440 Six Pack. Com três dois barril-carburadores e uma classificação de 390 hp (290 kW), foi uma das configurações mais exóticos desde os cruz-ram Cunha Max motores do início dos anos 1960. A Six Pack foi usado anteriormente no meio do ano de 1969 Dodge Super Bee e Plymouth Road Runner e era famoso por bater o Hemi na rua. Apesar deste novo motor quente, a produção caiu novamente para 46.576, mas a maioria foi devido ao novo E-corpo Dodge Challenger e as taxas de seguro elevados. Na temporada 1970 da NASCAR, foi o Charger 1970 que registrou-se mais vitórias (10) do que qualquer outro carro, incluindo o famoso Dodge Charger 69 Daytonas e Superbirds Plymouth, dando Bobby Isaac, o Grande Campeonato Nacional.

1971-1974

Em 1971, o novo carregador de terceira geração estreou. Foi completamente remodelada com uma divisão nova grade e mais arredondada "fuselagem" bodystyle. Os interiores agora parecia mais com os do E-corpo e foram agora partilhada pelo Plymouth B-corpo. Já não padrão, os faróis escondidos estavam agora opcional. Uma asa traseira e um "Ramcharger" capuz feito as listas de opções para a primeira vez. Uma colher especial foi montado no capô, diretamente acima do filtro de ar. Se o motorista quis tirar o ar puro diretamente no carburador, ele acionou o interruptor de vácuo sob o traço ea colher apareceu. O Plymouth Road Runner utilizado este dispositivo e chamou-o de "Air Grabber" capô. Embora este dispositivo tinha sido usado no Coronet R / T e Super Abelhas, nunca tinha aparecido no carregador.
Dodge também incorporou a sua Coronet e linhas de carregador. A partir de 1971, todas as quatro portas B-corpos foram badged como Coronets e todas as duas portas B-corpos como carregadores. Assim, por apenas um ano, o Charger Super Bee se tornou parte do Carregador estável. De 1971 a 1974, os modelos Charger usado o prefixo do VIN Coronet de "W".
O Dodge Super Bee fez a jogada na linha de Coronet para a linha Charger para 1971, só então, o modelo foi descontinuado. Vários outros modelos foram realizadas ao longo de 1970, incluindo o 500. As versões R / T e SE transitar tão bem, mas a popularidade R / T estava em retração, graças ao aumento dos custos de seguros. Apenas 63 Hemi versões foram construídas, e 2659 foram construídos com outros motores que ano. Taxas de seguro rápido aumento, combinado com os preços mais elevados da gasolina, as vendas reduzidas de muscle cars e 1971 foi o último ano de disponibilidade para o 426 "motor de elefante" Hemi em qualquer carro. 1971 também viu o fim da alta performance do motor-440 Six-Pack (embora alguns literatura rodeio precoce (agosto 1971 imprensa) afirmou que este motor estava disponível para 1972, foi puxado na última hora. Entanto, uma fábrica de poucos instalados seis -pack Carregadores e Road Runners foram construídos no início do ciclo de produção). No último ano o Super Bee, o 340 tornou-se uma opção de US $ 44 mais o padrão, de baixa compressão 383.
Muitos dos "Hi-Impact" cores iriam desaparecer após o ano modelo 1971, o que também criou o 1971-apenas "Yella Citron".
O Charger 1972 curvou-se com um "Rallye" nova opção para substituir a versão R / T anterior. O SE foi diferenciado de outros carregadores 1972 por um tratamento telhado única formal e faróis escondidos. Os motores de 440 ainda estavam disponíveis, e foram avaliados em classificação de potência líquida (280 cv), em vez dos anteriores (350 cv) valores brutos. As classificações desceu como a medida potência líquida era mais realista. Também a partir de 1972, todos os motores contou com taxas de compressão baixou para permitir o uso de gasolina com chumbo ou sem chumbo regular em vez de combustível premium com chumbo, como nos últimos anos devido ao aumento regulamentações mais rígidas de emissões. Embora o 440 6 (designação de uma configuração 3 carb dois barris e 310 cv) foi listado no início de literatura de vendas de 1972, ele foi encontrado em agosto de 1971 testes que este motor não iria atender as novas e mais rigorosas leis de emissões 1972. Rumuors persistir ao longo dos anos que alguns carros foram construídos e vendidos com este motor, antes de ser retirado da lista de opções. A compressão de baixo 440 Magnum (280 hp) com um carburador 4-barril tornou-se o motor de topo, e a opcional Pistol Grip-4 velocidades Hurst manual do deslocador pode ser acoplado ao 340, 400, 440 e os motores Magnum. Vários cortes outra opção ocorreu em 1972, com o mais alto desempenho de trás da relação de transmissão, o grande 15x7 desempenho "jantes e pneus, e extra suspensões pesadas foram retiradas, e foi o último ano para o 60 Dana diferencial, disponível apenas atrás de um 440 / 4 velocidade, e apenas com a relação final 3,54 traseira.
Os únicos remanescentes "Hi-Impact" opções de cores eram "Hemi Orange" (EV2) e "Top Banana" (FY1), o último dos quais pendurados sob diferentes nomes até 1974.
Para 1973, o Chargers foram levemente reestilizado e usou todo o metal nova folha, e enquanto o telhado traseiro C-pilares parecia a única diferença do 1972s, os 1.973 carros eram, na verdade, mais comprido, largo e ligeiramente mais alto. Também foram verticalmente nova grelha lanternas traseiras novas e grelhados. Faróis escondidos foram retiradas, mesmo como uma opção. O 318 ainda estava normal, com o 340 (disponível somente no Rallye), 400 (2 - e 4 barris) e 440 permanecem como opções. Os modelos SE teve um tratamento novo telhado que tinha um "triple janela ópera "cercado por um teto de vinil dossel estilo. Todos os outros modelos teve um tratamento de nova janela trimestre, abandonando a sua AMC Gremlin janela de estilo em favor de um projeto mais convencional. Vendas este ano foram cerca de 108 mil unidades, a mais alta de sempre para a geração Carregador 1971-1974. O Chargers 1973, e todos os produtos da Chrysler, foram equipados com pára-choques 5 mph , dianteiro e traseiro.
O ano modelo 1974 foi uma reprise de 1973. Pequenas mudanças incluíram todos os novas opções de cores, um padrão mais suave de grãos em superfícies interiores, e um ligeiro aumento no tamanho das pontas de borracha para carros (provocada pela constante mudança frente e regulamentos federais de impacto traseiro). A maior novidade foi que a opção 340 foi abandonada eo 4bbl 360 substituiu o 340 como o motor de bloco pequeno desempenho. Todas as outras opções de motor permaneceu a mesma. Vários índices de desempenho traseiras finais, incluindo um 3.23 "Sure Grip" extremidade traseira ainda estavam disponíveis. A transmissão de quatro velocidades ainda era uma opção, exceto com o motor 440. Ênfase agora virou-se para luxo em vez de desempenho com vendas maiores para o modelo SE. O carregador, deixou de ser considerado um carro de desempenho, e foi gradualmente transformado em carro de luxo pessoal . A era dos muscle cars chegou ao fim, eo Dodge Charger 1974 seria o último ano.
O Chargers 1971-1974 foram campanha na NASCAR , com Buddy Baker , Issac Bobby , Marcis Dave , e Richard Petty ganha pontuação vários. Richard Petty venceu 25 corridas com este estilo de corpo entre 1972 e 1977, como NASCAR permitiu a carregadores para executar alguns anos mais do que o normal, como a Chrysler não tem mais nada para substituí-lo. Um carregador de 1974 corpo impulsionado pelo falecido Neil Bonnet marcou Dodge vitória NASCAR passado (até 2001) no dezembro 1977 Los Angeles Times 500 . Richard Petty proclamou este estilo de corpo como o seu carro favorito que ele correu durante sua carreira.

1975-1978

A partir de 1975, o Dodge Charger foi baseado no Chrysler Cordoba. O Charger SE (Special Edition) foi o único modelo oferecido. Ele veio com uma grande variedade de motores dos 318 cu in (5,2 L) "LA" pequenas séries bloco V8 aos 400 cu in (6,6 L) grande bloco V8. O motor padrão foi a 360 em cu (5,9 L) de blocos pequenos. As vendas em 1975 totalizaram 30.812. Por causa da esquadria extremo da carroçaria, as equipes da NASCAR foram obrigados a contar com os anos anteriores (1974) chapas para a corrida de especificação-carros. Para que o Dodge para ser representado, NASCAR permitiu a sheetmetal 1974 para ser usado até janeiro de 1978, quando o novo Dodge Magnum estava pronto para uso corrida. Em 1976, um Dodge Charger foi um dos dois carros da NASCAR ações para competir no 24 horas em Le Mans, tendo sido modificada com cabeça-cauda-lâmpadas, luminárias e limpadores de pára-brisa. Ele foi conduzido por Herschel McGriff e Doug e patrocinado pela cerveja Olympia, ganhando o apelido de "Oly Express".
Em 1976, a gama do modelo foi expandido para quatro modelos, base, carregador de Desporto, Charger SE e Charger Daytona. Os modelos de base e Sport usou um corpo diferente do SE e Daytona, e foram essencialmente uma rebadging do que tinha sido o 1975 Dodge Coronet 2 porta-modelos - e disponível com um 225 no cu (3,7 L) Slant Six, que não foi oferecido no SE e Daytona. O Charger Daytona foi introduzido como um pacote de aparência ou com o 360 ou 400 do motor. As vendas aumentaram ligeiramente para 65.900 unidades em 1976.
Em 1977, o carregador de base e Sport Charger foram lançadas como este estilo de corpo tornou-se parte do recém-nomeado linha Mônaco B-corpo, e só o Charger SE e Charger Daytona foram oferecidos. As vendas caíram para 36.204. Em 1978, apenas cerca de carregadores 2800 foram produzidos, após o que foi substituído pelo semelhante 1978 Dodge Magnum .



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