Dragster
Dragster é
um tipo de veículo leve com motores extremamente potentes, especialmente
projectados para provas de arrancadas em rectas com um quarto de milha.
Surgiram nos Estados Unidos na década de 1940.
Divisões
As corridas
de dragsters são divididas em diversas categorias dependendo da potência e do
tipo de motor, além do preço do carro, como Pro Mod, Top Fuel, Pro Stock etc.
Há actualmente duas associações que congregam os competidores e organizam os
eventos: a NHRA (National Hot Rod Association) e a IHRA (International Hot Rod
Association), sendo a primeira a responsável por maior popularidade. As
disputas ocorrem entre carros divididos em quatro categorias principais: Pro
Stock Motorcycle, Pro Stock, Funny Car e Top Fuel, esta última a que
abordaremos aqui por se tratar da mais "violenta" de todas e a que é
considerada a categoria Topless.
Os motores
da categoria Top Fuel e "Funny Cars" podem utilizar combustíveis de
alta combustão como nitrometano e podem alcançar até 8.000 hp de potência. Os
Dragsters da categoria Top Fuel são capazes sim de alcançar mais de 515 km/h de
velocidade final e percorrer cerca de 400 metros em menos de 5 segundos, por
mais absurdos que estes números possa parecer para aqueles que nunca viram um
carro destes acelerando, se é que se pode chamar uma máquina destas de carro! O
nitrometano é um poderoso explosivo, em que apenas uma gota é capaz de criar um
buraco de razoável tamanho em um piso de concreto. Ele pertence a um grupo
conhecido como nitroalcanos, que consiste em uma molécula de alcano (como
metano, propano ou etanol) de onde um átomo de Hidrogénio e é substituído por
um grupo nitro (-NO²). O nitrometano utilizado para este fim não é 100% puro,
mas reduzido a uma concentração em torno de 2%, por razões óbvias.
Jet cars
Existem
também os Jet Cars equipados com turbinas a jacto oriundas de aviões de
combate, mas que não têm o mesmo poder de arranque dos dragsters a nitrometano.
As partes mecânicas que mais se desenvolveram nos dragsters foram os injectores
de combustível e compressores e as embraiagens que devem ter grande resistência
para transmitir tanta potência às rodas de forma tão abrupta.
A aceleração
de 0-100 km/h é feita de forma quase instantânea, e ao cruzar a linha de
chegada, a velocidade passa dos 530 km/h. é aí que o piloto tem que accionar o
pára-quedas, já que o sistema de freios não é suficiente para estancar a
velocidade.
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