segunda-feira, 29 de abril de 2013

1ª RAMPA DA PENHA 2013 RESULTADOS

1ª RAMPA DA PENHA 2013 RESULTADOS


Tiago Reis no Norma M20F fez o tempo de 1:25,345 um novo recorde na Rampa da Penha.

Tiago Reis ditou a lei ao volante do Norma M20F, tendo levado a melhor sobre Paulo Ramalho que regressou à Penha com o Juno CN09. António Nogueira completou o pódio da geral, tendo levado o Porsche 911 GT2 à vitória na Categoria Um.

José Pedro Gomes venceu entre os clássicos da Categoria 3, pela margem de oito décimos de segundo, após aquela que foi a luta do dia. Já na Categoria 4, José Artur Teixeira teve uma vitória descansada.

A Rampa da Penha marcou o arranque do Campeonato de Portugal de Montanha 2013 e foi organizada pelo Demoporto – Clube de Desportos Motorizados do Porto.

Treinos

Tiago Reis em Norma M20F dominou as subidas de treinos que decorreram a bom ritmo durante a manhã de domingo. Paulo Ramalho, em Juno CN09 afirmou-se como oposição, dando uma nota bem clara das respectivas intenções para as subidas de prova. O top três era encerrado por António Nogueira, que com o Porsche 911 GT2 liderava na Categoria 1.

Tiago Ribeiro aproveitava as subidas de treinos ao máximo para se adaptar ao Juno SSE e terminava com o quarto melhor tempo da manhã.

Logo atrás apareciam Martine Pereira, que estreia o Alfa-Romeo 156 GTA (ex- carro oficial da marca italiana no WTCC) e Pedro Salvador que veio à Penha com um Mitsubishi Lancer EVO VI. Entre os concorrentes da Categoria 1, mantinha-se assim um foco bem animado a que se juntava ainda Joaquim Teixeira, em Seat Leon Super Copa. Menos de dois segundos e meio separavam estes homens.

Nos clássicos, José Pedro Gomes fazia imperar a lei do Ford Escort MKII, se bem que Aníbal Rolo, em Renault 5 Turbo rondava a marca do líder, com sete décimas de segundo mais, na contabilidade das subidas de treinos.

Primeira subida de prova

Os protagonistas mantiveram as posições da frente. Embora nesta primeira subida a contar para a classificação final, Paulo Ramalho tenha tirado uma décima à diferença para Tiago Reis.

António Nogueira (Porsche 911 GT2) mantém a terceira posição, apesar de ter piorado cerca de meio segundo, mas mesmo assim dava para se manter à frente do terceiro protótipo, o Juno de Tiago Ribeiro.

Com o homem do Porsche a liderar a categoria 1, tudo se mantém ao rubro na luta pelo segundo lugar e desta feita é Pedro Salvador, quem leva a melhor sobre Martine Pereira e Joaquim Teixeira, cujo Seat Leon apresentava marcas de uma “raspadela” num rail.

Luta bem interessante é a dos homens dos Renault Clio, com Luis Nunes a bater Bernardo Sá Nogueira. Logo atrás aparecia Vitor Ramos, que se intrometia nesta luta e colocava o Fiat Punto à frente de… outro Clio, o de Edgar Reis, que chegava ao topo da Penha a queixar-se de ter encontrado dois carros parados e por isso o tempo não tinha sido bom. Bernardo Sá Nogueira acusava-se: “eu era dos carros que lá estava. Encontrei o Subaru a ocupar o caminho e parei…” Ambos repetiram a subida, desta feita com marcas (no tempo, claro) bem mais consentâneas com o esperado.

Nos clássicos as coisas ficavam ao rubro. José Pedro Gomes mantinha a liderança, mas desta feita Aníbal Rolo dava forte réplica. Duas décimas separam os homens da frente!

José Artur Teixeira é o melhor da Categoria 4, impondo lei com o belo Austin Cooper s de Grupo 5. Francisco Marrão leva o Ford Escort MKI ao segundo posto na categoria.

Segunda subida de prova

As forças em presença mantiveram o equilíbrio relativo, se bem que em termos absolutos as coisas foram um pouco diferentes.

Os tempos, naturalmente, baixaram, mas diminuíram também as diferenças entre os homens da frente.

Luís Silva o segundo classificado entre os VSH, nono da Categoria 1, queixava-se da direcção assistida do BMW 320is: “quando travo, fico sem direcção assistida, quando acelero ela aparece de repente e torna-se muito complicado manter o carro”.

Nos clássicos tudo ao rubro, e a vitória, vai ter que ser discutida à décima, entre José Pedro Gomes e Aníbal Rolo. Na Categoria 3 João Peixoto, em Austin Cooper S era terceiro, à frente de

José Artur em Datsun 1200 e dos homens dos Autobianchis, que se dedicam a uma “guerra” particular, em que Abel Marques, leva a melhor sobre Domingos Fernandes.

Terceira Subida de prova

A terceira subida serviu fundamentalmente para confirmar o que se construiu nas duas primeiras, pois de um modo geral o traçado apresentou-se mais lento. A única excepção a esta regra foi ditada por António Nogueira, que se manteve ao ataque e na derradeira “corrida” retirou ainda meio segundo aos tempos até aí conseguidos.

Paulo Ramalho queixava-se da suspensão dianteira, que lhe provocava sub-viragem na saída dos ganchos e da electrónica que não lhe permitia ter potência disponível nos regimes mais baixos. Logo não podia ir mais além.

No final, Tiago Reis comentava: “Esta foi a minha segunda vitória no Campeonato de Montanha. É uma rampa com um belo traçado, que obriga a alguns cuidados, principalmente na zona dos esses (junto ao tanque) onde temos que ter “cabeça” para não fazer estragos. Esta é a minha segunda vitória na Penha, pelo que, como se pode imaginar, é uma prova que me agrada muito”.

A próxima prova do Campeonato de Portugal de Montanha é a Rampa da Falperra, prova que pontua para o Campeonato Europeu da especialidade e que é organizada pelo Clube Automóvel do Minho. Tem data marcada para 10,11 e 12 de Maio.

FONTE: CPM

CAMPEONATO DE MONTANHA EM PDF

Admitidos Partida pdf (252.91 KB)
Ordem Partida pdf (252.11 KB)
Tempos Apos Subida 1 de Treinos pdf (295.38 KB)
Tempos Apos Subida 2 de Treinos pdf (297.07 KB)
Tempos Apos Subida 1 de Prova pdf (293.59 KB)
Tempos Apos Subida 2 de Prova pdf (298.84 KB)
Tempos Apos Subida 3 de Prova pdf (301.79 KB)

RALLY SPRINT EM PDF

RaliSprint Classificação Geral Absoluta Oficial pdf (260.97 KB)
RaliSprint Classificação Apos Subida 1 pdf (259.1 KB)
RaliSprint Classificação Apos Subida 2 pdf (260.4 KB)
RaliSprint Classificação Apos Subida 3 pdf (261.16 KB)

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