Nelson Piquet Jr.
Nelson Ângelo Tamsma Piquet Souto Maior, mais conhecido como Nelsinho
Piquet ou Nelson Piquet Jr. (Heidelberg, 25 de Julho de 1985), é um
automobilista brasileiro nascido na Alemanha. Transferiu-se para o Brasil ainda
criança, e cresceu em Brasília. É filho do tricampeão mundial de Fórmula 1
brasileiro Nelson Piquet e da ex-modelo neerlandesa Sylvia Tamsma, e neto do
médico pernambucano Estácio Gonçalves Souto Maior, ex-ministro da saúde.
Em 2012 ele entrou para a história do automobilismo nacional ao tornar-se
o o primeiro brasileiro a vencer uma das três divisões nacionais da Nascar.
Biografia
Primeiro dos três filhos de Nelson Piquet com a ex-modelo holandesa
Sylvia Anna Macrike Tamsma, O casal teve outras duas filhas: Kelly e Julia.
Nelsinho tem mais quatro irmãos, Geraldo, Lazslo, Pedro e Marco. O piloto viveu
com a mãe em Mônaco até os oito anos de idade, quando veio morar com o pai, em
Brasília, e começou sua carreira no kart, em 1993.
O piloto já namorou Bia Anthony (actualmente esposa de Ronaldo Fenómeno)
por quatro anos. O casal chegou a morar junto em Oxford na Inglaterra. Após o
rompimento Nelsinho também namorou a socialite Helena Bordon, filha de Donata
Meirelles, diretora da Daslu, e a estudante Gabriela Constantino, uma das
herdeiras da companhia aérea brasileira GOL. Piquet foi noivo de Carolina Alves
de Queiroz, filha do dono da Hypermarcas. Eles terminaram seu relacionamento em
Agosto de 2012
Carreira
Nelsinho começou sua carreira no kart em 1993 e permaneceu nessa
categoria até 2000. Em 2002 foi campeão da Fórmula 3 Sul-americana. Depois de
uma temporada arrasadora na Fórmula 3 Britânica, na qual se sagrou campeão no
seu segundo ano de disputa, Nelsinho transferiu-se para a série GP2. Não obteve
o mesmo sucesso na sua primeira temporada, contando com um equipamento mediano
e prejudicado pelas desavenças entre a Piquet Sports (organização de seu pai,
criada exclusivamente para ajudar a ascensão do jovem piloto à Fórmula 1) e a
Hitech, as duas companhias que dividiam a equipe Hitech Piquet Sports.
GP2
Em 2006, pela equipe Piquet Sports, que assumiu o controle total da
equipe na GP2, e teve como maior adversário o inglês Lewis Hamilton, piloto que
dominou a Fórmula 3 europeia e que se tornou o campeão, Nelsinho garantiu a
segunda posição. Já treinou em algumas oportunidades com equipas de Fórmula 1,
a Williams e a extinta BAR. Também participou da competição automobilística
A1GP, uma competição entre nações, que foi disputada pela primeira vez entre a
final de 2005 e início de 2006.
Fórmula 1
Em 2007 foi um dos pilotos de testes da Renault, ao lado de outro
piloto brasileiro, Ricardo Zonta. Foi anunciado para 2008 como piloto titular
ao lado de Fernando Alonso, pela equipe Renault. Ainda em 2008, também pela
equipe francesa, conseguiu seu primeiro pódio, ao chegar na segunda colocação
no Grande Prémio da Alemanha, disputado no dia 20 de Julho daquele ano.
Porém, em 2009, não obteve pontos nas primeiras 10 provas da temporada,
e acabou por ser demitido pela Renault em 3 de Agosto, sendo substituído pelo
franco-suíço Romain Grosjean.
Em 10 de Setembro do mesmo ano, pouco depois da sua demissão, Nelsinho
assumiu, perante a FIA, ter provocado o acidente ocorrido durante o GP de
Cingapura de 2008, para beneficiar a equipe Renault. Desta forma, Piquet forçou
a entrada do safety car, o que facilitou a vitória do seu companheiro de
equipa, Fernando Alonso. Segundo as investigações concluíram, Flavio Briatore,
chefe da escuderia, e o director de engenharia, Pat Symonds, teriam pedido a Nelsinho
que forjasse um acidente. Tal facto foi considerado um escândalo e pode
determinar o encerramento definitivo da breve carreira do piloto na F1. A
escuderia francesa alegou ter havido uma tentativa de chantagem, a fim de que
Nelsinho pudesse continuar na temporada de 2009. Porém, Nelson Piquet, pai,
disse ao jornal inglês “Daily Mirror”, que, ainda em 2008, informou o director
de prova Charlie Whiting sobre a manobra da Renault para manipular o resultado
no GP de Cingapura. Disse que só não falou com o presidente da Federação
Internacional de Automobilismo (FIA), Max Mosley, porque temia prejudicar a
carreira de Nelsinho.
Após o julgamento do caso pelo Conselho Mundial da FIA, Briatore foi
banido da Fórmula 1. Pat Symonds foi suspenso por cinco anos. Quanto a Nelsinho
Piquet, conforme lhe fora prometido quando entregou à FIA um dossiê sobre o
episódio, não recebeu qualquer punição da Federação Internacional de
Automobilismo, já que foi o autor da denúncia. Fernando Alonso, que se
beneficiou do triste episódio, também não foi punido.
NASCAR
Em 6 de Fevereiro de 2010, fez sua estreia na NASCAR, em Daytona, na
abertura da temporada da ARCA, divisão de acesso para a categoria principal.
Largando do sexto lugar na grelha, acabou se envolvendo em um acidente durante
a prova e chegando apenas na vigésima sétima posição. Na semana seguinte,
Nelsinho estreou na NASCAR Camping World Truck Series pela equipe Red Horse
Racing, largou em 22º e fez uma excelente prova, terminando em 6º. Fez ainda
outras 4 corridas pela equipe Billy Ballew Motorsports, conseguindo mais 2
top-10 (no Texas e em Michigan), chamando a atenção das equipes. Em Agosto ele
foi convidado a disputar a prova de Watkins Glen (circuito misto) na Nationwide
Series, onde chegou na 7ª colocação.
Em 2011, fechou contrato com a equipe Kevin Harvick Inc. para disputar
a temporada completa da Camping World Truck Series. Na primeira corrida em
Daytona, Piquet se classificou em 4º mas por problemas no carro foi punido e
largou na penúltima colocação. Vinha fazendo uma boa corrida, mas faltando
20 voltas para final o motor Chevrolet se entregou e Nelsinho não completou a
prova. Na segunda prova, em Phoenix, teve dificuldades de adaptação à pista e
largou apenas na 22ª posição, terminando em 13º. Na terceira etapa, em
Darlington, Nelsinho começou bem, largando em 9º mas na metade da prova foi
tocado por Parker Kliegerman que o levou a um toque no muro. Nelsinho teve um
pneu furado e a suspensão danificada com a batida e estava tentando terminar a prova
quando bateu novamente e abandonou, terminando em 32º. Em Martinsville, outro
oval curto, Piquet não conseguiu evitar o choque após várias batidas a sua
frente. Terminou a prova em 30º. Em Nashville, Piquet começa a escrever sua
história vitoriosa no automobilismo americano, conquistando um 2º lugar, o
melhor resultado de um brasileiro na NASCAR até então. Nas provas seguintes em
Dover e Charlotte, Nelsinho fez suas melhores provas da categoria mas acabou
perdendo a chance de um bom resultado na última volta. Em Dover numa batida com
Timoty Peters e em Charlotte - onde chegou a disputar a 1º posição - perdendo o
controle e rodando sozinho.
No dia 23 de Junho de 2012 ele entrou para a história do automobilismo
nacional ao ser o primeiro brasileiro a vencer em uma das três divisões
nacionais da Nascar, ao chegar em primeiro lugar na etapa de Sargento 200 da
Nationwide Series. No dia anterior, Piquet já havia feito história, sendo o
primeiro brasileiro a marcar uma pole position na categoria americana. Sua participação,
no entanto, foi especial e ele não pontuou pelo campeonato.
Stock Car Brasil
No dia 11 de Abril disputou, como piloto convidado, a corrida de
abertura da Copa Chevrolet Montana, categoria de acesso a Stock Car Brasil.
Nelson largou na sétima posição e completou a prova em segundo lugar,
conseguindo um pódio.
Títulos
Kart
- Brasileiro de Kart (1997, 1999 e 2000)
- Copa Brasil de Kart (1999)
- Paulista de Kart (1999)
- Brasiliense de Kart (1997 e 1998)
Fórmula 3
- Fórmula 3 Sul-Americana (2002)
- Fórmula 3 Inglesa (2004)
Prémios e indicações
Ano
|
Prémio
|
Categoria
|
Resultado
|
1999
|
Capacete de Ouro
|
Kart – Revelação
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Venceu
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2002
|
Fórmula
|
Venceu
|
|
2003
|
Autosport Award
|
Best Nacional Driver
|
Venceu
|
2004
|
Capacete de Ouro
|
Internacional
|
Venceu
|
2005
|
Indicado
|
||
2006
|
Venceu
|
||
2008
|
Capacete de Ouro
|
Fórmula 1
|
Indicado
|
Meus Prémios Nick
|
Gato do Ano
|
Indicado
|
|
2009
|
Capacete de Ouro
|
Fórmula 1
|
Indicado
|
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