Kimi Räikkönen
Räikkönen entrou na Fórmula 1 como piloto regular para a equipa
Sauber-Petronas em 2001. Tendo apenas em categorias bem iniciantes de
monopostos, recebeu sua Super Licença da Federação Internacional de
Automobilismo (FIA) após uma promessa de entrega de desempenho feita pelo seu
chefe, Peter Sauber. Mudou para a McLaren Mercedes em 2002, e se tornou
competitivo ao título ao terminar as temporadas de 2003 e 2005 como
vice-campeão, atrás de Michael Schumacher e Fernando Alonso, respectivamente.
As temporadas de Räikkönen de 2003 e 2005 foram marcadas por várias falhas de
consistência das suas McLaren.
Räikkönen mudou para a Ferrari em 2007, se tornando o piloto mais bem
pago da história do automobilismo com um salário estimado em US$51 milhões por
ano. Sua mudança para a Ferrari seguiu com a conquista do seu primeiro
Campeonato Mundial de Fórmula 1, vencendo os pilotos da McLaren Lewis Hamilton
e Fernando Alonso por um ponto, e também se tornando um dos pouquíssimos
pilotos a vencer uma primeira temporada na Ferrari. Em 2008, ele igualou o
recorde de voltas mais rápidas em uma temporada pela segunda vez. Depois de
mais um ano no desporto, deixou a Fórmula 1 para dirigir um Citroën C4 WRC na
equipe Citroën Junior Team no Campeonato Mundial de Rally de 2010. Juntamente
com o Rally, Räikkönen colocou sua atenção na NASCAR e fez sua estreia pela
equipe Kyle Busch Motorsports no Camping World Truck Series.
Em 2008, Räikkönen foi um dos dois pilotos de Fórmula 1 a aparecerem na
lista das 100 celebridades da revista Forbes, sendo Fernando Alonso o outro
piloto. Foi 36º na lista de 2008 e 41º no ano anterior. Na mesma lista, em
2008, foi listado como a 26ª celebridade mais bem paga e o 5º desportista mais
bem pago, atrás de Tiger Woods, David Beckham, Michael Jordan and Phil
Mickelson. Em 2009, Räikkönen foi listado como o 2º desportista mais bem pago
do mundo, atrás apenas de Woods. Räikkönen assinou um contrato de 2 anos com a
equipe Lotus, iniciado na Temporada de Fórmula 1 de 2012.
Carreira
Início
Räikkönen nasceu em Espoo. Teve uma longa linha de sucesso no kart a
partir dos seus 10 anos de idade. Sua primeira corrida fora da Finlândia foi em
Mónaco, aos 15 anos de idade. Durante a corria, a barra de direcção quebrou,
mas Räikkönen continuou correndo, informando seu mecânico chocalhando
freneticamente o volante ao passar pela recta principal do circuito. A corrida
seguinte de Räikkönen em Mónaco também foi memorável; foi atirado para o lado
errado da área de escape numa colisão já na primeira volta, mas continuou
dirigindo até que o asfalto acabasse. Confiante, levantou o kart e o colocou de
volta na pista e continuou a correr. O mecânico achou que, Räikkönen estava
fora da prova, mas ele disputou a corrida e terminou em terceiro. Em 1998 ele
foi o primeiro no Campeonato Nórdico de Kart em Varna, na Noruega. Em 1999,
Räikkönen ficou em segundo no Campeonato Europeu de Formula Supor A, também
competindo na Copa Europeia de Fórmula Ford. Com 20 anos, venceu a série de
inverno do Fórmula Renault Inglesa de 1999, vencendo as primeiras quatro
corridas do ano. Em 2000, venceu sete das dez provas do Fórmula Renault
Inglesa. Combinados, venceu 13 das 23 corridas - uma taxa de 56% de vitórias.
Fórmula 1
Os bons resultados na Formula Renault chamaram a atenção de Peter
Sauber. Assim, o piloto fez alguns testes com bons resultados no circuito
italiano de Mugello e Sauber decidiu contratá-lo como piloto reserva em 2000, o
que foi o início de sua carreira na F1.
Sauber
Räikkönen, com apenas vinte e um anos, iniciava como piloto titular sua
carreira na Fórmula 1 em 2001. Com apenas vinte três corridas de monolugares no
seu currículo, ele conseguiu a licença especial da FIA. Logo na primeira prova
do campeonato alcançou o sexto lugar.
McLaren
Em 2002, foi contratado pela equipe McLaren onde correu até 2006
substituindo o seu compatriota e bicampeão do mundo Mika Häkkinen. Foi
vice-campeão da temporada de 2003 com noventa e um pontos, ficando apenas a um
ponto de impedir o hexacampeonato de Michael Schumacher.
Em 2005, foi novamente vice-campeão com cento e doze pontos e sete
vitórias, sendo Fernando Alonso campeão. Foi considerado por críticos de
automobilismo e revistas o piloto mais rápido e melhor da temporada. Em 2006,
após um carro mal construído pela McLaren, Räikkönen não conseguiu nenhuma
vitória e terminou o ano em quinto lugar com sessenta e cinco pontos.
Ferrari
Em 2007, Räikkönen foi o primeiro piloto desde Nigel Mansell, em 1989,
a estrear pela Ferrari com uma vitória. Ele ganhou o Grande Prémio da
Austrália, que abriu a temporada de 2007. E, após dois vice-campeonatos, o
finlandês sagrou-se campeão mundial em 21 de Outubro de 2007, vencendo o Grande
Prémio do Brasil, no Autódromo de Interlagos.
Räikkönen era o que tinha menores chances dentre os três pilotos que
disputavam o campeonato: Lewis Hamilton e Fernando Alonso eram os mais cotados
a levar o título, já que Kimi precisaria de uma combinação de resultados. Para
se tornar campeão mundial de pilotos em 2007, Räikkönen contou com os erros
cometidos pelo inglês Lewis Hamilton na corrida, que logo na segunda curva da
corrida perdeu o controle do carro, chegando a ficar na décimo oitavo
colocação, e pela estratégia adoptada pela Ferrari, que fez com que o finlandês
assumisse a liderança da prova, que era do brasileiro Felipe Massa na volta de
número cinquenta e dois.
Com a vitória, Räikkönen conquistou seu primeiro título do campeonato
mundial de pilotos e a consolidação da Ferrari como a líder mundial de
construtores da Fórmula 1 em 2007. Com seis vitórias na temporada, mais do que
seus rivais Fernando Alonso e Lewis Hamilton da McLaren (quatro vitórias cada um)
e de que seu companheiro de equipe Felipe Massa (três), o campeonato terminou
com cento e dez pontos para Räikkönen, com a diferença de apenas um ponto entre
Hamilton e Alonso, que terminaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
Já em 2008, actual campeão do mundo, até então, não alcançou muito
sucesso; seu carro, segundo sua equipe, não se adaptava ao estilo de Räikkönen.
Venceu apenas 2 corridas, o Gp da Malásia e o Gp da Espanha, fazendo 75 pontos,
e ficando em 3° lugar na temporada, muito abaixo do esperado, sendo o campeão
Lewis Hamilton, da McLaren. Porém, Räikkönen, foi o recordista em voltas mais
rápidas, sendo avaliado como o piloto mais rápido da temporada, e chegando a
entrar para a história da Fórmula 1 por conquistar tantas voltas rápidas em uma
temporada e ao longo de sua carreira.
No Grande Prémio da Bélgica de 2009, disputado em 30 de Agosto, Kimi
conquistou sua primeira vitória na temporada e a décima oitava na carreira.
WRC
Em 4 de Dezembro de 2009, após frustradas negociações com McLaren e com
Mercedes, a equipe oficial da Citroën no WRC (World Rally Championship)
anunciou a contratação do finlandês para a disputa do campeonato mundial de
2010 pela equipa "junior".
Essa não foi a primeira experiência de Kimi na categoria. No mesmo ano
de 2009, ele disputou o Rally da Finlândia, a bordo de um Fiat Punto S2000 da
equipa de Tommi Makkinen, chegando a estar em terceiro lugar de sua categoria
(N4), quando sofreu um acidente que impossibilitou a conclusão da prova.
Em 2011, Räikkönen disputa a temporada do WRC com sua própria equipa, a
ICE 1 Racing, dirigindo um Citröen DS3 WRC. Ele completou o Rali da Suécia na
oitava posição e não disputou o Rali do México. Na sequência, terminou em
sétimo no Rali de Portugal e em sexto no Rali da Jordânia, deixando de disputar
o Rali da Sardenha.
NASCAR
Em 2 de Abril de 2011 o finlandês assinou um acordo com a equipe de
Kyle Busch para disputar parte da temporada 2011 da NASCAR Truck Series, que é
o terceiro campeonato em importância na NASCAR. Em sua estreia, Räikkönen
terminou a prova de Charlotte na décima quinta posição.
Retorno à Fórmula 1
Em Novembro de 2011, foi anunciado o retorno de Kimi à Fórmula 1, com a
confirmação da sua contratação pela Lotus Renault.
No Grande Prémio do Bahrain, quarta etapa do campeonato, o finlandês
voltou ao pódio, chegando em segundo lugar. A sua actuação chegou a ser
elogiada pelo tricampeão mundial Jackie Stewart.
No Grande Prémio de Abu Dhabi, Räikkönen voltou a vencer uma corrida na
categoria, após o abandono do líder, esta, foi a primeira vitória da Lotus após
sua volta a F1, e a primeira vitória em décadas, desde que a Lotus se retirou
da F1 , na década de oitenta. Lewis Hamilton.
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