sexta-feira, 19 de julho de 2013

SABIA QUE? ENZO FERRARI

Enzo Ferrari

Enzo Anselmo Ferrari (18 de Fevereiro de 1898 - 14 de Agosto de 1988) Cavaliere di Gran Croce OMRI era um italiano piloto de automobilismo e empresário, fundador da Scuderia Ferrari Grand Prix automobilismo equipe e, posteriormente, da Ferrari marca automóvel. Ele foi muitas vezes referido como " il Commendatore "ou" il Drake ".

Início da vida 

Nascido em Modena , Itália, Ferrari cresceu com pouca educação formal, mas um forte desejo de carros de corrida. Com a idade de 10 e vendo 1908 Circuit di Bologna , ele decidiu se tornar um piloto de carros de corrida. Durante a Primeira Guerra Mundial, ele foi designado para o terceiro Artilharia Alpine divisão do exército italiano . Seu pai Alfredo, assim como seu irmão mais velho, também chamado Alfredo, morreu em 1916, como resultado de um ataque generalizado italiano gripe surto. Ferrari ficou gravemente doente se na pandemia de gripe de 1918 e foi, consequentemente, dispensado do serviço italiano. Ao voltar para casa, ele descobriu que a empresa da família havia desmoronado.

Carreira 

Não ter outras perspectivas de emprego, a Ferrari finalmente a acordo para um emprego em uma companhia de carro menor chamado CMN ( Costruzioni Meccaniche Nazionali ), redesenhando carroçarias usadas em automóveis pequenos. Ele pegou corrida em 1919 na equipe CMN, mas teve pouco sucesso inicial.
Ele deixou CMN em 1920 para trabalhar na Alfa Romeo e correr os seus carros em corridas locais, ele teve mais sucesso. Em 1923, correndo em Ravenna , ele adquiriu o emblema do cavalo empinando que decorou a fuselagem de Francesco Baracca's (levando ás da Primeira Guerra Mundial da Itália) SPAD S.XIII lutador, determinado a partir de sua mãe, retirado dos destroços do avião após seu misterioso morte. Este ícone teria que esperar até 1932 para ser exibido em um carro de corrida.
Em 1924, a Ferrari venceu a Coppa Acerbo em Pescara . Seus sucessos em corridas locais incentivados Alfa para oferecer-lhe uma chance de muito mais prestigiada competição. Ferrari virou esta oportunidade para baixo e não correr de novo até 1927. Ele continuou a trabalhar directamente para a Alfa Romeo até 1929 antes de começar a Scuderia Ferrari como a equipe de corrida da Alfa.
Ferrari gerenciou o desenvolvimento do Alfa carros de fábrica, e construiu-se uma equipe de mais de quarenta pilotos, incluindo Giuseppe Campari e Tazio Nuvolari . Se Ferrari continuou correndo até 1932.
O apoio da Alfa Romeo durou até 1933, quando as restrições financeiras feitas Alfa retirar. Só na intervenção do Pirelli que Ferrari receber carros em tudo. Apesar da qualidade dos pilotos da Scuderia, a empresa conquistou algumas vitórias. Auto Union e Mercedes dominou a época, mas a Ferrari conseguiu uma vitória notável quando Tazio Nuvolari vencê-los em sua própria casa, no Grande Prémio da Alemanha em 1935.
Em 1937 Alfa assumiu o controle de seus esforços de corrida novamente, reduzindo a Ferrari para Director de Desportos sob o director de engenharia da Alfa. Ferrari logo à esquerda, mas uma cláusula de contrato restringe-lo de correr ou projectar carros para quatro anos.
Em resposta, a Ferrari organizou Auto-Avio Costruzioni, uma empresa de fornecimento de peças para outras equipes de corrida. Ferrari conseguiu fabricar dois carros para 1940 Mille Miglia , impulsionado por Alberto Ascari e Lotario Rangoni . Durante a II Guerra Mundial a empresa foi obrigada a realizar a produção de guerra para o governo fascista de Mussolini. Após bombardeio aliado da fábrica, Ferrari mudou-se de Modena para Maranello . Não foi até depois da Segunda Guerra Mundial que a Ferrari poderia começar a fazer carros que levam o seu nome, a fundação de hoje Ferrari SpA em 1947.
A primeira corrida open-wheel foi em Turim, em 1948, e a primeira vitória veio no final do ano no Lago di Garda. Ferrari participou do Campeonato Mundial de Fórmula 1 desde a sua introdução em 1950. Ele ganhou seu primeiro Grand Prix com José Froilán González em Silverstone em 1951. O primeiro título veio em 1952-53, com Alberto Ascari . A empresa também vendeu carros desportivos de produção, a fim de financiar a corrida se esforça não só em Grands Prix, mas também em eventos como a Mille Miglia e Le Mans .
A decisão da Ferrari para continuar competindo na Mille Miglia trouxe a empresa de novas vitórias e muito maior reconhecimento público. No entanto, a velocidades crescentes, estradas ruins e protecção multidão inexistente, eventualmente, significou um desastre tanto para a corrida e Ferrari. Durante o 1957 Mille Miglia , perto da cidade de Guidizzolo, um 4,0-litro 335S Ferrari conduzido por Alfonso de Portago estava viajando a 250 km / h quando ele explodiu um pneu e caiu no meio da multidão na estrada, matando de Portago, seu co-piloto e nove espectadores, incluindo cinco crianças. Em resposta, Enzo Ferrari e Englebert , a fabricante de pneus, foram acusados ??de homicídio culposo em um processo criminal demorado que finalmente foi demitido em 1961.
Muitas das maiores vitórias da empresa veio em Le Mans (14 vitórias, incluindo seis em cada fileira 1960-1965) e na Fórmula Um, durante os anos 1950 e 1960, com os sucessos de Juan Manuel Fangio (1956), Mike Hawthorn (1958), Phil Hill (1961) e John Surtees (1964).
Em 1969, os problemas de redução da demanda e financiamento inadequado forçado Ferrari para permitir a Fiat para assumir uma participação na empresa. Ferrari havia oferecido anteriormente Ford a oportunidade de comprar a empresa em 1963 para EUA $ 18 milhões, mas, no final das negociações, a Ferrari retirou uma vez ele percebeu que não teria sido capaz de manter o controle do programa desportivo da empresa. Ferrari tornou-se anónima e Fiat tomou uma pequena parte em 1965 e depois em 1969 eles aumentaram sua participação de 50% da empresa. (Em 1988, a participação da Fiat subiu para 90%).
Ferrari deixou o cargo de director em 1971, e em 1974 nomeado Ferrari Luca Cordero di Montezemolo como director desportivo (Montezemolo é atualmente o presidente da Ferrari). Niki Lauda venceu o campeonato em 1975 e 1977. Após esses sucessos e outro título de Jody Scheckter em 1979, Formula One Championship esperanças da empresa caiu no marasmo.
1982 abriu com um carro forte, os motoristas, de classe mundial 126C2, e resultados promissores nas primeiras corridas. No entanto, Gilles Villeneuve foi morto na 126C2, em maio, e seu companheiro Didier Pironi teve sua carreira abreviada em um fim violento sobre flip-final na parte de trás enevoada recta em Hockenheim , em agosto. Pironi estava liderando o campeonato de motorista no momento, ele perderia a liderança como ele ficou de fora das corridas restantes. Ferrari continuou envolvido com a Scuderia, até sua morte em 1988, mas a equipe não iria ver a glória do campeonato mais uma vez durante a sua vida.
Estilo de gestão da Ferrari era autocrático e ele era conhecido por pit piloto contra piloto, na esperança de melhorar o desempenho. Após a morte de Giuseppe Campari em 1933 e Alberto Ascari em 1955, ambos os quais ele tinha uma forte relação com ele, ele optou por não ficar muito perto de seus motoristas.

Corrida e gestão controvérsias

Alguns críticos acreditam que a Ferrari deliberadamente aumento da pressão psicológica sobre seus pilotos, incentivando rivalidades intra-equipe e promover um ambiente de intensa concorrência para a posição de número um driver. "Ele pensou que a pressão psicológica que produzir melhores resultados para os motoristas", disse o piloto da equipe Ferrari de Tony Brooks . "Ele iria esperar um motorista para ir além dos limites razoáveis ??... Você pode ir até ao máximo de sua capacidade, mas quando você começar psyching-se a fazer coisas que você não se sinta estão dentro de sua capacidade torna-se estúpido. Houve perigo suficiente naquele momento, sem ultrapassar o limite ".
Durante os anos 1950 e 1960, sete pilotos da Ferrari final - Alberto Ascari , Eugenio Castellotti , Alfonso de Portago , Luigi Musso , Peter Collins , Wolfgang Von Trips , e Lorenzo Bandini - foram todos mortos dirigir carros de corrida da Ferrari. Embora esse elevado número de mortos não era de todo incomum no automobilismo, naqueles dias, o jornal do Vaticano, L'Osservatore Romano descreveu Ferrari como sendo o deus Saturno, que consumiram seus próprios filhos. Em defesa de Ferrari, contemporâneo F1 carro de corrida condutor Stirling Moss comentou: "Eu não consigo pensar em uma única ocasião em que a vida de motorista (Ferrari) foi tomada por causa de uma falha mecânica."
Em público Ferrari teve o cuidado de reconhecer os motoristas que arriscaram a sua vida para a sua equipa, insistindo que o elogio deve ser dividido igualmente entre carro e motorista para qualquer corrida vencida. No entanto, seu amigo de longa data e contador da empresa, Carlo Benzi, relatou que Ferrari privada "diria que o carro era o motivo de todo o sucesso".

Vida pessoal 

Enzo Ferrari passou uma vida reservada, e raramente concedeu entrevistas. Ele era casado com Laura Dominica Garello Ferrari (c. 1900-1978) a partir de 1932 até sua morte. Eles tiveram um filho, Alfredo "Dino" , que nasceu em 1932 e preparado como sucessor do Enzo, mas ele sofria de mal -saúde e morreu de distrofia muscular , em 1956. Enzo teve um segundo filho, Piero , com a sua amante Lina Lardi em 1945. Como o divórcio era ilegal na Itália até 1975, Piero só poderia ser reconhecido como filho de Enzo após a morte de Laura, em 1978. Actualmente é vice-presidente da empresa Ferrari com uma participação acionária de 10%.
Fez uma Cavaliere del Lavoro , em 1952, para adicionar às suas honras de Cavaliere e Commendatore em 1920, a Ferrari também recebeu uma série de títulos honoríficos, o Prémio Hammarskjöld, em 1962, o Prémio de Columbus, em 1965, e o Prémio de De Gasperi, em 1987. Em 1994, ele foi postumamente introduzido no International Motorsports Hall of Fame .

Morte 

Enzo Ferrari morreu em 14 de Agosto de 1988 em Maranello , na idade de 90. Sua morte não foi divulgado até dois dias mais tarde, como por o pedido do Enzo, para compensar o registro tardio de seu nascimento. Ele testemunhou o lançamento da Ferrari F40 , um dos maiores carros de rua naquela época, pouco antes de sua morte, que foi dedicado como um símbolo de suas realizações. Em 2003, o primeiro carro a ser nomeado após ele foi lançado como o Enzo Ferrari .
O Grande Prémio da Itália foi realizada poucas semanas após a morte de Ferrari, e, oportunamente, o resultado foi um final 1-2 para a Ferrari, com Gerhard Berger líder casa Michele Alboreto , que era a única raça que McLaren não venceu naquela temporada. Após a morte de Ferrari, o Ferrari Scuderia equipe teve ainda mais sucesso, vencendo o campeonato mundial em 2000 , 2001 , 2002 , 2003 e 2004 com Michael Schumacher e em 2007 , com Kimi Räikkönen .

Sem comentários:

Enviar um comentário