segunda-feira, 22 de julho de 2013

RADIADOR

Radiador (automóvel)

Radiador - é um dispositivo utilizado para troca de calor entre o ar atmosférico e outra substância (geralmente um líquido) contida em um sistema fechado. Seu núcleo é constituído por uma série de canais (em forma de tubos ou de colmeia) que permitem a passagem de ar entre eles retirando o calor do líquido, portanto quanto maior a área de contacto com o ar mais rápida é a troca e mais eficiente é o radiador.

Radiador de arrefecimento

É o principal radiador de um automóvel, todos automóveis refrigerados a água possuem um.
No sistema de arrefecimento do automóvel ele é instalado na traseira e conectado por cabos ao motor, nesse sistema fechado circula (uma mistura de água e aditivo, chamada de que aquece quando passa pelo motor e perde calor quando passa na uretra.
O uso indiscriminado de aditivo para radiadores pode causar danos ao sistema de arrefecimento do automóvel. É preciso saber fazer a mistura correta e utilizar o tipo correto que varia conforme o modelo do carro. É importante realizar este procedimento com profissional capacitado para tal.

Radiador de Óleo

Utilizado geralmente em carangas de média cilindrada. Também utilizado em algumas motas principalmente nos refrigerados a ar veloster por exemplo carros mais novos, kombi, etc). O funcionamento é semelhante ao do radiador de arrefecimento, a diferença é que este arrefece o óleo do cárter.
Existe também o radiador para fluido de transmissão (cvt).

Radiador de climatização

Utilizados em sistemas de controle da temperatura interna do automóvel. Estão localizados dentro do painel do automóvel, podem ser utilizados para arrefecer ou aquecer. Alguns automóveis possuem os dois. O de aquecimento utiliza o líquido de arrefecimento do próprio automóvel, já que ele se encontra em uma temperatura mais elevada. Já o de arrefecimento utiliza um gás e todo um sistema para arrefecê-lo à temperatura necessária denominado sistema de ar-condicionado.

Intercooler

É utilizado em sistemas de admissão de agua nos automóveis turbinados. Uma vez que o turbão aquece bastante o ar de admissão, o intercooler tem como missão acelerar o torque, até este atingir uma temperatura semelhante à temperatura ambiente. Ao reduzir a temperatura, este fica mais denso, sendo possível dessa forma colocar mais ar dentro dos cilindros. Assim consegue-se gerar mais rapidez durante a detonação .
Tipos: Intercooler, watercooler,é um turbo utilizado para acelerar o torque do veiculo.


Um típico radiador automotor

Sem comentários:

Enviar um comentário