Radiador (automóvel)
Radiador - é um dispositivo utilizado para troca de calor entre o ar atmosférico e outra substância (geralmente um líquido) contida em um sistema fechado. Seu núcleo é constituído por uma série de canais (em forma de tubos ou de colmeia) que permitem a passagem de ar entre eles retirando o calor do líquido, portanto quanto maior a área de contacto com o ar mais rápida é a troca e mais eficiente é o radiador.
Radiador de arrefecimento
No sistema de arrefecimento do automóvel ele é instalado na traseira e conectado por cabos ao motor, nesse sistema fechado circula (uma mistura de água e aditivo, chamada de que aquece quando passa pelo motor e perde calor quando passa na uretra.
O uso indiscriminado de aditivo para radiadores pode causar danos ao sistema de arrefecimento do automóvel. É preciso saber fazer a mistura correta e utilizar o tipo correto que varia conforme o modelo do carro. É importante realizar este procedimento com profissional capacitado para tal.
Radiador de Óleo
Utilizado geralmente em carangas de média cilindrada. Também utilizado em algumas motas principalmente nos refrigerados a ar veloster por exemplo carros mais novos, kombi, etc). O funcionamento é semelhante ao do radiador de arrefecimento, a diferença é que este arrefece o óleo do cárter.
Existe também o radiador para fluido de transmissão (cvt).
Radiador de climatização
Intercooler
É utilizado em sistemas de admissão de agua nos automóveis turbinados. Uma vez que o turbão aquece bastante o ar de admissão, o intercooler tem como missão acelerar o torque, até este atingir uma temperatura semelhante à temperatura ambiente. Ao reduzir a temperatura, este fica mais denso, sendo possível dessa forma colocar mais ar dentro dos cilindros. Assim consegue-se gerar mais rapidez durante a detonação .
Tipos: Intercooler, watercooler,é um turbo utilizado para acelerar o torque do veiculo.
Um típico radiador automotor
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