quinta-feira, 10 de abril de 2014

A NASCAR SPRINT CUP FORMATO 2014- (CHASE GRID)

A NASCAR SPRINT CUP FORMATO 2014- (CHASE GRID)


Para começar o novo Chase começará com um aumento para 16, na quantidade de pilotos que começarão a disputa final da Sprint Cup. E os elegíveis começam pelos vencedores de pelo menos uma das provas da fase inicial (as primeiras 26 etapas), desde que esteja classificado na pontuação até o 30º colocado.

Se houver mais de 16 pilotos vencedores, o desempate será pelo número de vitórias; permanecendo empate a decisão será pela pontuação no campeonato de pilotos.
No caso improvável de que o líder no campeonato, após a 26ª etapa, não tenha vencido nenhuma prova no ano, então ele ficará com a 16ª e última colocação para a disputa do Chase.
Caso houver menos de 16 vencedores – o que as estatísticas mostram ser o mais esperado nas temporadas da Sprint Cup – a classificação da temporada regular valerá para definir as vagas restantes nestas posições.

A chegada a esta fase garante que os pilotos alcancem uma pontuação de 2000 pontos mais 3 pontos por vitória  (mesmo valor das últimas temporadas) e não sejam mais alcançados pelos demais concorrentes.
Além disso os eleitos terão que ter participado de todas as 26 etapas  – embora a comissão da Nascar possa relevar se for o caso de força maior, tipo acidente ou doença do piloto.

Para as dez etapas finais, o novo Chase será dividido em três rodadas  – cada uma delas composta por três provas em fins-de-semana consecutivos. Ao final de cada rodada tripla haverá o descarte dos quatro piores pilotos do Chase, exacção os pilotos que vencerem alguma dessas provas.

Quem passar para a segunda rodada (que a Nascar denominará de Contender Round) passará a contar com 3000 pontos  (e agora sem adicionar nenhum bónus por vitória). Assim quem vencer uma das três provas da primeira rodada do Chase (a Challenger Round), já garante a subida à segunda rodada, independentemente de seus resultados nas outras duas provas.

Quem passar para a terceira rodada (a Eliminator Round)  passará a contar com 4000 pontos. Novamente quem vencer uma prova, já garante a passagem para a etapa final.

A “Finish-to-the-Finish Championship Finale” é a décima e última do Chase. Nessa última prova da temporada, apenas quatro pilotos sobraram no Chase –  cada um passando para 5000 pontos -, e a definição do título será entre quem chegar mais a frente, em sua classificação.

Importante ressaltar que não valem mais os pontos, nem o bónus, anteriores. Simplesmente o campeão será aquele – dos quatro ainda na disputa – que chegar mais à frente ao final da prova. Isto é, quem tiver mais pontos após a prova final, onde os quatro começam com os 5.000 pontos já citados.


Para os pilotos que vão sendo eliminados conforme as regras das rodadas, os pontos são reatados para 2000 ao final da conclusão da respectiva bateria que deixou o competidor de fora do restante do campeonato. Eles continuam a pontuar normalmente nas corridas restantes, mas sem novos ajustes. Assim, a pior posição que um piloto que saia da disputa pelo título logo no Challenger, por exemplo, pode terminar no campeonato, é a de 16º colocado.

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