A NASCAR SPRINT CUP FORMATO 2014- (CHASE GRID)
Para
começar o novo Chase começará com um
aumento para 16, na quantidade de pilotos que começarão a
disputa final da Sprint Cup. E os elegíveis começam pelos vencedores de pelo
menos uma das provas da fase inicial (as primeiras 26 etapas), desde que esteja
classificado na pontuação até o 30º colocado.
Se
houver mais de 16 pilotos vencedores, o desempate será pelo número de vitórias;
permanecendo empate a decisão será pela pontuação no campeonato de pilotos.
No
caso improvável de que o líder no campeonato, após a 26ª etapa, não tenha
vencido nenhuma prova no ano, então ele ficará com a 16ª e última colocação
para a disputa do Chase.
Caso
houver menos de 16 vencedores – o que as estatísticas mostram ser o mais
esperado nas temporadas da Sprint Cup – a classificação da temporada regular
valerá para definir as vagas restantes nestas posições.
A
chegada a esta fase garante que os pilotos alcancem
uma pontuação de 2000 pontos mais 3 pontos por vitória (mesmo valor das últimas temporadas)
e não sejam mais alcançados pelos demais concorrentes.
Além
disso os eleitos terão que ter participado de
todas as 26 etapas
– embora a comissão da Nascar possa relevar se for o caso de força maior, tipo
acidente ou doença do piloto.
Para
as dez etapas finais, o novo Chase será dividido em
três rodadas –
cada uma delas composta por três provas em fins-de-semana consecutivos. Ao
final de cada rodada tripla haverá o descarte dos quatro
piores pilotos do
Chase, exacção os pilotos que vencerem alguma dessas provas.
Quem
passar para a segunda rodada (que a Nascar denominará de Contender Round)
passará a contar com 3000 pontos (e agora sem adicionar nenhum bónus
por vitória). Assim quem vencer uma das três provas da primeira rodada do Chase
(a Challenger Round), já garante a subida à segunda rodada, independentemente
de seus resultados nas outras duas provas.
Quem
passar para a terceira rodada (a Eliminator Round) passará a contar com 4000 pontos.
Novamente quem vencer uma prova, já garante a passagem para a etapa final.
A “Finish-to-the-Finish
Championship Finale” é a décima e última do Chase. Nessa última prova da
temporada, apenas quatro pilotos sobraram no Chase – cada um passando para 5000 pontos -, e a definição do título será entre
quem chegar mais a frente, em sua classificação.
Importante
ressaltar que não valem mais os pontos, nem o bónus, anteriores. Simplesmente o
campeão será aquele – dos quatro ainda na disputa – que chegar mais à frente ao
final da prova. Isto é, quem tiver mais pontos após a prova final, onde os
quatro começam com os 5.000 pontos já citados.
Para
os pilotos que vão sendo eliminados conforme as regras das rodadas, os pontos
são reatados para 2000 ao final da conclusão da respectiva bateria que deixou o
competidor de fora do restante do campeonato. Eles continuam a pontuar
normalmente nas corridas restantes, mas sem novos ajustes. Assim, a pior
posição que um piloto que saia da disputa pelo título logo no Challenger, por
exemplo, pode terminar no campeonato, é a de 16º colocado.
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