quarta-feira, 7 de maio de 2014

Alternador

Alternador

Alternador é uma máquina que transforma energia mecânica em energia eléctrica. É utilizado em diversas áreas, desde geradores de energia portáteis, em automóveis e até nas usinas hidroeléctricas.

Descrição

O alternador funciona de acordo com o fundamento da Indução electromagnética, ele aproveita o mesmo princípio físico básico, onde a corrente eléctrica flui através do rotor criando um campo magnético que induz a movimentação dos elétrons nas bobinas do estator, que resultará em corrente alternada. É importante saber que a intensidade desta tensão/corrente não é constante. Após cada giro de 360 graus, o ciclo da tensão se repete. Por isso, num giro uniforme consegue-se uma alteração periódica da tensão, que pode ser representada como onda senoidal com meia-onda positiva e meia negativa.

Características

Transforma energia mecânica em eléctrica.
Produz corrente alternada induzida por campo magnético.

Alternador automotor

Possui as mesmas características de um alternador com a adição de um rectificador e um regulador de tensão. Pois os automóveis operam com tensão contínua de 12 a 14,9 volts. Comparado com o motor de partida (motor de arranque) o alternador trabalha com o princípio inverso, já que o alternador carrega a bateria e alimenta todos os consumidores eléctricos com sua corrente quando o motor do veículo está em funcionamento. Já o motor de arranque só funciona até à partida do motor de combustão, sendo assim, ele fica inoperante após esse período, permanecendo parado mesmo enquanto o motor do automóvel está em funcionamento.

Características do alternador automotor

Gerência electronicamente a tensão produzida.
Retifica a corrente produzida.



Sem comentários:

Enviar um comentário