Charles Rolls
- Nascido - 27 de Agosto de 1877 Berkeley Square , Londres
- Morreu - 12 de Julho de 1910 (32 anos) Bournemouth
- Nacionalidade - Reino Unido
Charles Stewart Rolls (27 de agosto de 1877 - 12 de julho 1910) era um automobilismo Inglês e pioneiro da aviação. Juntamente com Frederick Henry Royce , ele co-fundou a Rolls-Royce empresa de fabrico de automóveis. Ele foi o primeiro britânico a ser morto em um acidente de vôo, quando a cauda de seu Flyer Wright quebrou durante uma exibição voando perto de Bournemouth , Inglaterra. Ele estava com 32 anos.
Início da vida
Rolls nasceu em Berkeley Square , Londres , terceiro filho do primeiro Barão Llangattock e Lady Llangattock . Apesar de seu nascimento Londres, ele manteve uma ligação forte com a família de sua casa ancestral de O Hendre , perto Monmouth , País de Gales . Depois de assistir Mortimer Vicarage Escola Preparatória em Berkshire , ele foi educado em Eton College , onde seu interesse em desenvolver motores lhe rendeu o apelido Rolls sujas .
Em 1894, ele participou de uma privada crammer em Cambridge, que o ajudou a ganhar a entrada para o Trinity College, Cambridge , onde estudou ciência mecânica e aplicada. Em 1896, com a idade de 18 anos, ele viajou para Paris para comprar seu primeiro carro, um Peugeot Phaeton , e se juntou ao Automóvel Clube da França . Seu Peugeot se acredita ter sido o primeiro carro baseado em Cambridge, e um dos três primeiros carros de propriedade no País de Gales. Um entusiasta de automobilismo no início, ele se juntou a Associação Tráfego automotriz que fez campanha contra as restrições impostas sobre os veículos automóveis pela Lei Locomotive , e tornou-se membro fundador do Automóvel Clube da Grã-Bretanha com a qual se fundiu 1897.
Rolls formou na Universidade de Cambridge - onde venceu a metade azul de ciclismo - em 1898, e começou a trabalhar no iate do vapor Santa Maria seguido por uma posição na Londres e North Western Railway em Crewe . No entanto, seu talento estava mais na arte de vender e pioneiro do automobilismo engenharia prática, em janeiro de 1903, com a ajuda de £ 6.600 fornecida por seu pai, começou uma das concessionárias de veículos da Grã-Bretanha em primeiro lugar, CSRolls & Co. sediada em Fulham , para importar e vender francesa Peugeot e belgas Minerva veículos.
Rolls era um homem alto, situando-se em cerca de 1,95 m (6'5 ").
Parceria com o Royce
Rolls foi apresentado a Henry Royce por um amigo, no Automóvel Clube , Henry Edmunds, que também era diretor de Royce Ltd. Edmunds mostrou-lhe o carro de Royce e arranjou o encontro histórico entre o Rolls Royce e no Midland Hotel , Manchester , em 04 de maio 1904. Apesar de sua preferência por três ou quatro cilindros carros, Rolls ficou impressionado com os dois cilindros Royce 10 e em um posterior acordo de 23 de dezembro de 1904 concordou em assumir todos os carros Royce poderia fazer. Estes seriam de dois, três, quatro e seis cilindros e seria badged como Rolls-Royces.
O primeiro carro Rolls-Royce, a Rolls-Royce 10 hp , foi revelado no Salão de Paris , em dezembro de 1904, embora na publicidade adiantado era o nome do Rolls que foi enfatizado sobre o de Royce. Em 1906, Rolls Royce e formalizou sua parceria através da criação de Rolls-Royce Limited, com Rolls nomeado Diretor Técnico Gestão em um salário de £ 750 por ano mais de 4% dos lucros em excesso de £ 10.000. Rolls forneceu o apoio e visão de negócios financeiros para complementar os conhecimentos técnicos do Royce. Em 1907, a Rolls-Royce limitada comprada CS Rolls & Co.
Rolls colocar muito esforço em divulgar a tranquilidade e suavidade da Rolls-Royce, e no final de 1906 viajou para os EUA para promover os novos carros. A empresa foi ganhando prémios pela qualidade e confiabilidade de seus carros em 1907. Mas por interesse 1909 'Rolls no negócio foi diminuindo, e no final do ano, ele renunciou ao cargo de Diretor Executivo Técnico e tornou-se um diretor não-executivo .
Pioneiro Aviador
Rolls foi também um pioneiro aviador e, inicialmente, balonista, a fazer mais de 170 ascensões de balão. Ele era um dos membros fundadores da Royal Club Aero em 1903 e foi a segunda pessoa na Grã-Bretanha a ser licenciado para voar por ele. Em 1903, ele também ganhou o Gordon Bennett Medalha de Ouro para o maior tempo de vôo único.
Em 1907 o interesse Rolls 'virou cada vez mais a voar, e ele tentou, sem sucesso, convencer Royce para projetar um motor de aero. Em 1909, ele comprou uma das seis Flyer Wright aeronave construída por Short Brothers sob licença do irmãos Wright , e fez mais de 200 vôos. Em 2 de junho de 1910, ele se tornou o primeiro homem a fazer um non-stop travessia dupla do Canal Inglês de avião, tendo 95 minutos - mais rápido do que Blériot . Para este feito, que incluiu a primeira aérea East-bound travessia do Canal Inglês, ele foi premiado com a Medalha de Ouro da Royal Aero Club. Há uma estátua para comemorar o voo em Monmouth e outra em Dover .
Morte
Em 12 de julho de 1910, com a idade de 32, Rolls morreu em um acidente aéreo em Hengistbury Airfield Bournemouth quando a cauda de seu Flyer Wright quebrou durante uma exibição de voar. Ele foi o primeiro britânico a ser morto em um acidente aeronáutico com um avião movido, ea décima primeira a nível internacional. A estátua em sua memória, em que ele é visto segurando um modelo biplano, foi erguido em Agincourt Square, Monmouth . Um outro memorial para ele situa-se no campo de jogo inferior da Escola de São Pedro , que foi construída no local de Hengistbury Airfield.
Sua sepultura está na Monmouthshire igreja de Llangattock-Vibon-Avel , onde muitos dos mentira família Rolls enterrado em vários túmulos familiares. Sua sepultura está logo abaixo Llangattock Manor e traz a inscrição:
"Bem-aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus"
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