Giovanni Agnelli
Nasceu - 13 de Agosto de 1866 Villar Perosa, Itália
Morreu - 16 de Dezembro de 1945 Turim, Itália
Giovanni Agnelli sénior ( Villar Perosa , 13 de Agosto de 1866 - Turim , 16 de Dezembro 1945 ) foi um empresário e político italiano . Foi Senador do Reino da Itália na Vigésima Sexta Legislatura .
Ele foi o fundador da família de empreendedores em Turim. Avô Gianni Agnelli , proprietário de terras, era um oficial de cavalaria e senador do Reino . Ele estava entre os fundadores da montadora FIAT em 1899 , e foi CEO e presidente.
Biografia
Filho de Edward ( 1831 - a 1871 ) e Aniceta Lampugnani Frisetti, iniciou seus estudos no Colégio São José e foi, então, começou uma carreira militar no ' Academia Militar de Modena , onde obteve o grau de oficial. Mais tarde, ela frequentou a escola de aplicação de Pinerolo , começando sua carreira no Savoy cavalaria . Em 1889 ele se casou com Clara Boselli ( 1869 - 1946 ) e teve dois filhos: Edward e Catherine Aniceta ( 1889 - 1928 ).
Ele desenvolveu um interesse em mecânica levou-o, sem grandes resultados, algumas tentativas no campo empresarial. Em 1893 deixou o exército para voltar Villar Perosa com a intenção de dedicar-se à agricultura familiar. Realizado o comércio de madeira e sementes. Ele foi nomeado prefeito de Villar Perosa em 1895 e permaneceu no cargo por meio século.
Em Turim, para onde se mudou, ele frequentava o café Madame Burello , onde conheceu alguns amantes aristocráticas de mecânica e automobilismo . Em 1896 , ele entrou como membro na capital do Officine Storero , em Turim construídas bicicletas , para os quais um contrato de importação celebradas exclusivamente de triciclos Prunelle , equipado com motor de combustão interna De Dion-Bouton .
Em 11 Julho 1899 ele foi um dos fundadores do italiano Fábrica de Automóveis de Turim, conhecido depois como FIAT . Em 1906 , com a fabricante de bicicletas e matemático Enrichino Faccher de Borgo Bannia , fundou o "Roberto & C. Villar Perosa incerto" ( RIV ) para produzir rolamentos de esferas . A nova empresa conduziu a um desenvolvimento considerável de o país.
Em 01 de Dezembro de 1920 comprei pelo senador Alfredo Frassati uma participação de 20% do diário de Turim La Stampa , com um direito de preferência sobre a parte remanescente do capital, o que permitiu que ele em breve (Outubro de 1926) para controlar a cabeça financeiramente. Em 1923 ele se tornou senador do Reino . Agnelli viu um grande futuro no esqui , desportos , então recém-nascido. Entre 1928 e 1931 veio para dar um terreno para Sestriere em alta Chisone , onde construiu o segundo resort de esqui italiana (depois de Bardonecchia inaugurado em 1908 ).
Sucesso nos negócios Agnelli foi marcada pela morte de seus filhos, aniceta em 1928 e Edward em 1935 (vítima de um acidente de avião hidroavião Genoa ).
Edward, desde 1920 presidente da RIV, foi lançado a carreira de seu pai. O desânimo Giovanni Agnelli empurrou a abandonar a actividade empresarial, mas o pároco convenceu-o a mudar de ideia.
Os anos que se seguiram até a eclosão da II Guerra Mundial registou um notável desenvolvimento das empresas familiares; sobrinho John , filho de Edward, estava no comando de empresas nomeado sucessor de Giovanni Agnelli. O desenvolvimento e o poder, assim, adquiriu foi tal que alguns historiadores dizem, sobre a guerra, que era o mesmo Agnelli chegar lá na Itália fascista não previamente beligerante, para que possamos lucrar acima (construção de armas e tanques) ...
Após a guerra, Agnelli foi acusado de comprometer com o regime fascista e propriedade temporariamente privado de seus negócios. Pouco tempo depois ele morreu. Desde 2002 seu nome foi sobre o " Automotive Hall of Fame com todas as principais personalidades do mundo do automóvel.
Honras
- Cavaleiro da Ordem da Coroa da Itália - 08 de Dezembro de 1898
- Cavaliere del Lavoro - 30 Maio 1907
- Grande Oficial da Ordem da Coroa da Itália - 1 de Fevereiro de 1920
- Grande Oficial da Ordem dos Santos Maurício e Lázaro - 06 de Fevereiro de 1921
- Cavaleiro da Grande Cruz da Ordem da Coroa da Itália - 15 de Dezembro de 1932
Sem comentários:
Enviar um comentário