domingo, 27 de setembro de 2015

RAMPA DA PENHA 2 2015 - RESULTADOS

RAMPA DA PENHA 2 2015 - RESULTADOS
João Fonseca é Campeão Nacional de Montanha

João Fonseca é Campeão Nacional de Montanha

Realizou-se a 26 de Setembro a derradeira prova do Nacional de Montanha, a Rampa da Penha. Organizado pela Demoporto, a prova nortenha tinha como cartaz principal a decisão de quem seria o novo Campeão Nacional de Montanha. Os dois candidatos ao título, Rui Ramalho e João Fonseca partiram para a última prova com uma diferença real de quatro pontos a favor do primeiro mas na prática, tendo os pilotos que atirar fora um resultado, a vantagem estava do lado de Fonseca, que na estrada confirmou o título ao vencer a Rampa da Penha. João Fonseca (Norma M20FC) foi o mais rápido na primeira subida, Rui Ramalho (Juno SSE) reage na segunda e equilibra as contas desta prova, mas a questão do título já estava praticamente resolvida e Fonseca acabou por chancelar o triunfo na prova e assegurou o título.
Filme da Prova
Nos Treinos, na luta pelo título cada ponto vale e Rui Ramalho (Juno CN09) conseguiu o primeiro ponto do dia, ao ser o mais rápido na subida de treinos oficiais. Subiu em 1m 27,719s e bateu João Fonseca (Norma M20FC) por 4,3s. Manuel Pereira (Mitsubishi Lancer Evo VI) faz o melhor tempo da categoria 3 e é o terceiro da geral.
Manuel Correia (Skoda Fabia S2000) é quarto e simultaneamente é o melhor da Categoria 2. Luís Silva (BMW M3 E30) encerra o “top 5”.
A subida esteve interrompida, devido a um toque de José Pedro Gomes, que reactivou o Ford Escort WRC. O toque aconteceu no troço final da Rampa da Penha e não teve quaisquer outras consequências, para além de danos materiais no carro.

1ª subida: João Fonseca entra a vencer
João Fonseca (Norma M20FC) faz o melhor tempo até ao momento. Sobe em 1m 27,188s e bate Rui Ramalho (Juno CN09) por 1,1s. A luta pelo campeonato está ao rubro, Fonseca está com vantagem. Paulo Ramalho (Juno SSE) faz o terceiro tempo da geral e da Categoria 1.
Manuel Pereira (Mitsubishi Lancer Evo VI) é o quarto da geral e o melhor na Categoria 3, em que Tiago Reis é ausência depois de um problema no potenciómetro de acelerador do Ford Fiesta RS. Reis está definitivamente fora de prova.
Nuno Guimarães (BRC CM02) é o quinto da geral, quarto protótipo e líder no grupo CM.
Luís Silva (BMW M3 E30) segue o piloto da Régua na classificação geral e é o segundo mais rápido da Categoria 3.
Manuel Correia (Skoda Fábia S2000), mantém-se como líder da Categoria 2.
Na geral segue-se a luta dos Seat Leon, com José Correia a ser o mais rápido, com menos 1,2s que Ricardo Gomes e 2,5 que Luís Nunes.
Sérgio Pinheiro (Ford Escort), na 11ª posição é o mais rápido entre os clássicos, ou seja, a Categoria 4.
José Figueiredo (Datsun 1200) lidera no Troféu 1300.
Jorge Meira, teve uma saída de estrada violenta, que deixou o Citroen Saxo bastante mal tratado, felizmente sem sequelas para o piloto.

2ª subida: Rui Ramalho reage
Rui Ramalho (Juno SSE) voltou a fazer baixar o tempo. Fez o melhor tempo da subida, com 1m 26,759s, que é simultaneamente o melhor do dia. João Fonseca (Norma M20FC) faz mais sete décimas, é segundo e a questão do título está já praticamente arrumada a favor do piloto da Covilhã.
Paulo Ramalho (Juno SSE) faz o terceiro tempo, à frente de Nuno Guimarães (BRC CM02). Logo a seguir, o comandante da Categoria 3, Manuel Pereira (Mitsubishi Lancer Evo VI), que trás Luís Silva (BMW M3 E30) a sete décimas. Discute-se a primazia na Categoria 3.
Na Categoria 2 o virtual campeão, Edgar Reis (Porsche 997 GT3) abandonou, com problemas de embraiagem. Manuel Correia (Skoda Fabia S2000) está assim com a vitória praticamente assegurada da categoria, é o sétimo da Geral.

3ª Subida: João Fonseca confirma

João Fonseca (Norma M20FC) já pode comemorar. Fez a melhor marca do dia: 1m 26,744s, conseguiu um tempo acumulado de 2m 53,932s e dessa forma venceu a prova e é já o virtual Campeão Nacional de Montanha 2015.
Rui Ramalho não fechou a época da melhor forma, deu um toque ligeiro, o tempo ressentiu-se e terminou a prova a 6,65s de Fonseca. É segundo à geral e virtual Vice-campeão Nacional.
Paulo Ramalho (Juno SSE) fez a segunda marca da subida e dessa forma garantiu a terceira posição final à geral e na Categoria 1.
Manuel Pereira (Mitsubishi Lancer Evo VI) fez quarto à geral, por uma margem mínima e venceu a Categoria 3. Recorde-se que Tiago Reis (Ford Fiesta RS), era já o virtual detentor do título da Categoria.
Nuno Guimarães (BRC CM02) foi o terceiro melhor protótipo, venceu a classe CM, mesmo sem alinhar nesta subida. Contas feitas e faltaram-lhe duas centésimas para ficar uma posição mais à frente.
Luís Silva (BMW M3 E30) provou que se não tiver problemas tem carro para andar na frente e fez a segunda marca da Categoria 3.
Manuel Correia (Skoda Fabia S2000) terminou logo atrás, foi sétimo da geral, venceu a Categoria 2.
Habitual polo de animação é a luta dos homens dos Seat Leon. Discute-se a Classe E1-B e José Correia confirmou os resultados que vinha a manter até aí. Bateu Luís Nunes por 2,4s e Ricardo Gomes por 3,34s.
Nos clássicos Sérgio Pinheiro (Ford Escort) voltou a fazer o melhor tempo e venceu, com uma margem de 36,2s sobre Mário Mesquita (Datsun 1600 SSS). Recorde-se que nesta Categoria a vitória no campeonato era já virtualmente posse de José Pedro Gomes.
José Pedro Figueiredo (Datsun 1200) sobe ao mais baixo do pódium e vence entre os Clássicos 1300, à frente de Domingos Fernandes (Autobianchi A112).

PDF:
  • RAMPA DA PENHA 2 CNM - AQUI
  • RAMPA DA PENHA 2 SPRINT - AQUI


Fonte: Autosport

Ler mais: http://autosport.pt/joao-fonseca-e-campeao-nacional-de-montanha=f139081#ixzz3mxDLWhyU


VIDEOS





Sem comentários:

Enviar um comentário