sexta-feira, 4 de março de 2016

NASCAR 2016 – AS NOVAS REGRAS

NASCAR 2016 – AS NOVAS REGRAS
A NASCAR já tinha anunciado as novas regras para 2016, mas vamos aqui recordar as diferenças em relação ao ano passado.

Para todas as pistas, excepto “superspeedways”
* Spoiler traseiro com 3,5 polegadas (8,89 cm) de altura (em 2015 era 6 polegadas ou 15,24 cm)
* Spliter dianteiro com lábio 0,25 polegadas (0,64 cm) fora dos limites do pára-choques (em 2015 era 5 cm)
* Proteção do radiador passa a ter 33 polegadas (83 cm) (em 2015 era 96 cm)
* Relações finais ajustadas para que o motor nunca passe das 9000 rpm
* Relação da 3ª velocidade 1.38 para pistas menores que 1,25 milhas (2 km)

Para Superspeedways* 
Martelos e molas de válvulas novos no motor adicionam, sensivelmente, 10 CV
* Devido a esse aumento de potência, o prato restritor passou de 29/32 polegadas (73/81 cm) para 57/64 polegadas (145/162 cm)
* Radiador de refrigeração e radiador de óleo normalizados (a partir da corrida de Julho em Daytona)


- Todos os carros têm, obrigatoriamente, de exibir um painel de instrumentos digital

Pneus
* A nova aerodinâmica vai levar a Goodyear a desenvolver novos pneus para os vários tipos de pista para assim complementar o efeito da revista aerodinâmica

Segurança
* Sistema de extinção de incêndios deve possuir um cabo de ativação deve dar a volta ao tablier ou então passar pelo lado direito da consola central ao lado da perna do piloto
* Tomadas de ar NACA no lado direito do carro para refrigeração do piloto obrigatórias nas pistas onde é mandatório usar janela fechada no lado direito
* Os cintos de segurança com certificação HANS devem cumprir as normas SFI 16.6

Nascar coloca Chase em todas as séries
A Nascar decidiu que a Sprint Cup, Xfinity Series e Camping World Truck Series passem a ter a sua “chase”. Aqui fica o resumo daquilo que teremos a partir de 2016.

Na Sprint Cup, Xfinity Series e Camping World Truck Series, serão quatro os pilotos elegíveis para ganhar o campeonato na prova final a realizar em Homsteadt. Os pilotos que vencerem na época regular ganham, automaticamente, lugar na Chase. Os lugares que ficarem vazios na Chase após o apuramento dos vencedores de corridas na temporada regular, serão preenchidos pelos melhores classificados em cada campeonato.

Nascar Sprint Cup
16 pilotos apurados; 10 corridas e 4 rondas de apuramento (Round of 16, Round of 12, Round of 8 e Championship 4, são os novos nomes de cada ronda)

Nascar Xfinity Series
12 pilotos apurados; 7 corridas e três rondas de apuramento (RFound of 12, Round of 8 e Championship 4). Pilotos que tenham estado na Chase for the Sprint Cup 2015 e que pontuem no campeonato Xfinity não podem discutir o campeonato, pois não são aceites na ronda final. Pilotos que vençam duas corridas a contar para o Dash 4 Cash, recebem como bónus a equivalência a uma vitória (sem os pontos de bónus da vitória à geral) que apura diretamente para a Chase.


Nascar Camping World Truck Series
8 pilotos apurados; 7 corridas e 3 rondas de apuramento (Round of 8, Round of 6 e Championship 4. Pilotos que tenham estado na Chase for the Sprint Cup 2015 e que pontuem no campeonato Camping World Truck Series não podem discutir o campeonato, pois não são aceites na ronda final.

No Nascar Camping World Truck Series, passa a existir bandeiras amarelas cronometradas. O que é isto? Bom, a cada 20 minutos é mostrada uma bandeira amarela, sendo que os 20 minutos começam a contar quando o líder do pelotão passa pela linha de meta após o arranque ou recomeço de uma corrida. Quando o relógio chega aos zero minutos, sai a bandeira amarela e o relógio aferido para mais 20 minutos de corridas. Se uma bandeira amarela for mostrada antes do relógio esgotar os 20 minutos, o relógio é recomeçado e regressa aos 20 minutos iniciais depois de ser mostrada a bandeira verde. Com 20 voltas para o final, a bandeira amarela cronometrada é anulada e não mais será usada até final da corrida. De referir que no circuito canadiano de Canadian Tire Motorsport Park e na oval de Pocono, o relógio será desligado a 10 voltas do final. Finalmente, a bandeira amarela cronometrada não será usada em Eldora.

Na Xfinity Series, o Dash 4 Cash (D4S) terá várias alterações. Serão quatro corridas a contar para o troféu: Bristol (16 de abril), Richmond (23 abril), Dover (14 de maio) e Indianapolis (23 de julho). A posição dos pilotos na grelha de partida é dada pelos tempos alcançados nos treinos e servem para a categoria. Os dois pilotos que terminarem na frente em cada uma das duas mangas irá competir no Dash 4 Cash na corrida principal. O quer terminar melhor classificado, ganha o troféu e valente cheque além de se juntar aos membros.




Sem comentários:

Enviar um comentário