terça-feira, 19 de julho de 2016

SOBREVIRAGEM & SUBVIRAGEM

SOBREVIRAGEM & SUBVIRAGEM





1-Sobreviragem


Definição

Sobreviragem (em inglês conhecido como "oversteering", "loose" ou ainda "tail happy") é um fenómeno que pode ocorrer quando um automóvel descreve uma curva. Diz-se que um veículo sobrevira quando a traseira do veículo se move para a parte de fora da curva, as rodas traseiras do veículo excedem os limites da sua tracção lateral durante a curva antes das rodas dianteiras o fazerem, ou seja, o ângulo de escorregamento das rodas de trás excede o ângulo das rodas da frente.

Sobreviragem radical

A sobreviragem está relacionada com o comportamento natural do veículo quando este descreve uma curva e não deve ser confundida com a sobreviragem radical ou sobreviragem crítica que consiste na derrapagem acidental ou intencional de modo à traseira do veículo ir em direcção ao exterior da curva com um ângulo muito acentuado (este ângulo designa-se de ângulo de derrapagem, não deve ser confundido com o ângulo de escorregamento). A sobreviragem radical pode induzir um automóvel a fazer peões.
Consideremos um automóvel a descrever uma curva num plano horizontal a uma velocidade baixa e sem acelerar. Neste caso as forças centrífugas são nulas e é de esperar que o automóvel descreva um arco de circunferência que depende apenas da posição das rodas, para cada posição do volante. Isto nem sempre acontece - depende de vários factores para um mesmo automóvel e difere de automóvel para automóvel. Quando o raio do arco descrito pelo veículo for menor que o esperado, diz-se que o veículo sobrevira, caso contrário subvira.

Factores de influência

A tendência de um automóvel para sobrevirar é afectada por varios factores, entre eles: a tracção mecânica, a aerodinâmica, o sistema de suspensão e o controlo do condutor/piloto. Automóveis com tracção traseira (RWD) estão mais sujeitos a sobrevirar, em particular, quando aceleram numa curva apertada. Isto ocorre porque os pneus traseiros ficam sujeitos ao torque do motor e tendem a seguir em frente e não ao longo da curva como os pneus da frente, movendo a traseira do carro para a parte de fora da curva - ligeiramente e o veículo sobrevira - ou acentuadamente e o veículo sobrevira radicalmente.

Velocidade crítica

Automóveis com tendência para sobrevirar têm associado um modo de instabilidade designado de velocidade crítica (geralmente uma velocidade elevada). À medida que o automóvel se aproxima desta velocidade a condução torna-se progressivamente mais sensível e quando chega a esta velocidade o automóvel vira mesmo com a direcção neutra, pelo que é necessário contrariar este efeito com pequenos ajustes no volante. Por outro lado, automóveis com tendência para subvirar não possuem este modo de instabilidade, sendo esta uma das razões que levam os construtores de veículos de alta velocidade a projectá-los para subvirarem naturalmente.

Apesar de tudo, a sobreviragem na sua forma radical é usada nas competições automóveis. Drifting é uma modalidade recente originada no Japão que consiste em deliberadamente fazer o automóvel derrapar para os lados várias vezes e premia as sobreviragens mais críticas. Em corridas como o Rally, a manobra em gancho ("opposite lock" em inglês) é vastamente usada e tira partido da sobreviragem crítica.

2-Subviragem

Definição

Subesterço (português brasileiro) ou subviragem (português europeu) (em inglês é conhecido como understeering, pushing ou plowing) é um efeito no qual um automóvel ao curvar, descreve um arco de circunferência no solo de raio significativamente maior que o raio deduzido da posição das suas rodas - raio correspondente ao centro próprio de viragem do veículo. Mais concretamente as rodas dianteiras não seguem o caminho imposto pelo condutor, seguindo em vez disso, uma trajectória mais rectilínea.

Subviragem radical

Menos comum que a sobreviragem radical mas igualmente perigosa quando desencadeada acidentalmente é a subviragem radical ou subviragem crítica. Tipicamente acontece quando um veículo em asfalto escorregadio (devido a neve, areia, etc) tenta percorrer uma curva a uma velocidade, que pode ou não ser elevada, as rodas da frente perdem aderência e tendem a seguir em frente enquanto a traseira curva ligeiramente. Quanto maior for o rácio da distribuição do peso da parte traseira para a dianteira do automóvel maior é o risco do veículo entrar em subviragem crítica.

Factores de influência

Tal como na sobreviragem a tendência de um automóvel para sub-virar é afectada por vários factores como a tracção mecânica, a aerodinâmica, o sistema de suspensão e o controlo do condutor.

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