sábado, 11 de fevereiro de 2017

NOVAS REGRAS DA NASCAR PARA 2017

NOVAS REGRAS DA NASCAR PARA 2017

 Os responsáveis da NASCAR anunciaram há pouco as grandes alterações ao formato das corridas para 2017, que serão aplicadas nas três divisões nacionais, a Cup Series, a Xfinity series e a Truck Series.

Estas alterações têm como objectivo aumentar a competitividade das corridas durante toda a sua extensão e evitar que uma equipa que vença uma corrida no início do campeonato entre em modo de teste durante o resto da temporada regular.
Podem parecer confusas, à primeira ou segunda vista, mas o essencial destas alterações é que cada corrida vai ter três segmentos e no final de cada um serão atribuídos pontos para o campeonato.
Em teoria, este formato vai fazer com que os pilotos andem ao ataque desde o início da corrida.
Utilizando a "Monster Energy NASCAR Cup Series" como exemplo:
- As corridas serão divididas em três segmentos, que atribuem pontos para o campeonato e pontos de bónus para os Playoffs (antiga Chase). Entre cada segmento, haverá direito a paragens para trocas de pneus e combustível. A ordem de partida para o segmento seguinte é a da saída das boxes;
   - No circuito do Texas, por exemplo, as corridas serão divididas em dois segmentos com 100 voltas e outro com 134 voltas para um total de 334 voltas (500 milhas);

   - No final de cada um dos dois primeiros segmentos, os pilotos que terminarem no top 10, recebem pontos para o campeonato. O primeiro recebe 10 pontos, o segundo recebe 9, etc. Para além disso, o primeiro classificado no final dos segmentos 1 e 2 recebe 1 ponto de bónus para o início dos playoffs;

   - O vencedor do terceiro segmento, ou seja, o vencedor da corrida, recebe 40 pontos, como no ano passado, mas agora recebe mais 5 pontos de bónus para a playoffs e não 3 como como acontecia até agora.

   - Vamos ter, finalmente, um campeão da época regular, que recebe 15 pontos de bónus para os playoffs. Os restantes pilotos do top 10 também recebem pontos de bónus. Por exemplo: o campeão da época regular, venceu 3 corridas e 5 segmentos ao longo das primeiras 26 corridas. Isto significa que começa os playoffs com 2000 pontos mais 15 pontos por ser o primeiro no final da época regular, mais 15 pontos de bónus das vitórias e 5 pontos dos segmentos. Isto dá um total de 2035 pontos para iniciar os playoffs.

   - Nos playoffs, continuam a participar 16 pilotos.

A NASCAR alterou também as regras para a reparação dos carros durante as corridas.
   A partir deste ano qualquer carro que esteja envolvido num acidente e seja obrigado a rumar às garagens, para reparações, será obrigado a abandonar a corrida. As equipas terão um máximo de 5 minutos para reparar o carro nas boxes, mas não poderão colocar remendos de chapa novos, algo que era comum até ao final do ano passado.
   Estes 5 minutos começam a contar no momento em que o carro cruza a linha de entrada na via das boxes e termina com a saída para a pista. Se a equipa não conseguir reparar o carro a tempo, será obrigada a abandonar.

   A questão prende-se com a possibilidade do piloto poder ou não sair para a pista antes dos 5 minutos e volte a entrar na volta seguinte, iniciando novo período de 5 minutos.
Teremos de ver o que vai acontecer quando os carros rolarem.

   Se um carro for para a garagem, apenas com problemas mecânicos, poderá regressar à pista mais tarde.

   Já se sabe em alguns circuitos da NASCAR e o número de voltas para os três segmentos suas corridas.
   Os dois segmentos iniciais terminam com situação de bandeira amarela normal e as voltas atrás do pace-car contam para a corrida.

   Com as novas regras, se chover, a corrida só é oficial depois de terminado o segundo segmento.

Os responsáveis dos circuitos anunciam o número de voltas para os três segmentos.
   A Daytona 500 vai ter dois segmentos com 60 voltas e um terceiro com 80, para um total de 200 voltas.
   Na corrida da Xfinity Series, que tem 120 voltas, o primeiro e segundo segmentos terão 30 voltas, cada e o terceiro 60 voltas.
   Na Truck Series, o primeiro e segundo segmentos terão 20 voltas, cada, e o terceiro 60 voltas.

   No circuito de Pocono também já anunciado a divisão das corridas da Cup Series, que vão ter dois segmentos de 40 voltas, seguidos do terceiro com 80 voltas.

   Em Watkins Glen a divisão será feita em dois segmentos com 20 voltas e outro com 50.

   No dia em que a NASCAR anunciou as alterações às regras, Eddie Gossage, do circuito do Texas, disse que as suas corridas de 500 milhas serão divididas em dois segmentos de 100 voltas e outro de 134. Este circuito está a ser modificado, com a colocação de um asfalto mais poroso e novos sistemas de escoamento de águas. A inclinação das curvas 1 e 2 diminui e a sua largura aumenta, numa alteração semelhante ao que foi feito no Kentucky.

Sem comentários:

Enviar um comentário