NOVAS REGRAS DA NASCAR PARA 2017
Estas alterações têm como objectivo aumentar a competitividade das
corridas durante toda a sua extensão e evitar que uma equipa que vença uma
corrida no início do campeonato entre em modo de teste durante o resto da
temporada regular.
Podem parecer confusas, à primeira ou segunda vista, mas o essencial
destas alterações é que cada corrida vai ter três segmentos e no final de cada
um serão atribuídos pontos para o campeonato.
Em teoria, este formato vai fazer com que os pilotos andem ao ataque
desde o início da corrida.
Utilizando a "Monster Energy NASCAR Cup Series" como exemplo:
- As corridas serão divididas em três segmentos, que atribuem pontos
para o campeonato e pontos de bónus para os Playoffs (antiga Chase). Entre cada
segmento, haverá direito a paragens para trocas de pneus e combustível. A ordem
de partida para o segmento seguinte é a da saída das boxes;
- No circuito do Texas, por
exemplo, as corridas serão divididas em dois segmentos com 100 voltas e outro
com 134 voltas para um total de 334 voltas (500 milhas);
- No final de cada um dos dois
primeiros segmentos, os pilotos que terminarem no top 10, recebem pontos para o
campeonato. O primeiro recebe 10 pontos, o segundo recebe 9, etc. Para além
disso, o primeiro classificado no final dos segmentos 1 e 2 recebe 1 ponto de
bónus para o início dos playoffs;
- O vencedor do terceiro
segmento, ou seja, o vencedor da corrida, recebe 40 pontos, como no ano
passado, mas agora recebe mais 5 pontos de bónus para a playoffs e não 3 como
como acontecia até agora.
- Vamos ter, finalmente, um
campeão da época regular, que recebe 15 pontos de bónus para os playoffs. Os
restantes pilotos do top 10 também recebem pontos de bónus. Por exemplo: o
campeão da época regular, venceu 3 corridas e 5 segmentos ao longo das
primeiras 26 corridas. Isto significa que começa os playoffs com 2000 pontos
mais 15 pontos por ser o primeiro no final da época regular, mais 15 pontos de
bónus das vitórias e 5 pontos dos segmentos. Isto dá um total de 2035 pontos
para iniciar os playoffs.
- Nos playoffs, continuam a
participar 16 pilotos.
A NASCAR alterou também as regras para a reparação dos carros durante
as corridas.
A partir deste ano qualquer
carro que esteja envolvido num acidente e seja obrigado a rumar às garagens,
para reparações, será obrigado a abandonar a corrida. As equipas terão um
máximo de 5 minutos para reparar o carro nas boxes, mas não poderão colocar
remendos de chapa novos, algo que era comum até ao final do ano passado.
Estes 5 minutos começam a contar no momento em que o carro cruza a linha de entrada na via das boxes e termina com a saída para a pista. Se a equipa não conseguir reparar o carro a tempo, será obrigada a abandonar.
Estes 5 minutos começam a contar no momento em que o carro cruza a linha de entrada na via das boxes e termina com a saída para a pista. Se a equipa não conseguir reparar o carro a tempo, será obrigada a abandonar.
A questão prende-se com a possibilidade
do piloto poder ou não sair para a pista antes dos 5 minutos e volte a entrar
na volta seguinte, iniciando novo período de 5 minutos.
Teremos de ver o que vai acontecer quando os carros rolarem.
Se um carro for para a
garagem, apenas com problemas mecânicos, poderá regressar à pista mais tarde.
Já se sabe em alguns circuitos
da NASCAR e o número de voltas para os três segmentos suas corridas.
Os dois segmentos iniciais
terminam com situação de bandeira amarela normal e as voltas atrás do pace-car
contam para a corrida.
Com as novas regras, se
chover, a corrida só é oficial depois de terminado o segundo segmento.
Os
responsáveis dos circuitos anunciam o número de voltas para os três segmentos.
A Daytona 500 vai ter dois
segmentos com 60 voltas e um terceiro com 80, para um total de 200 voltas.
Na corrida da Xfinity Series,
que tem 120 voltas, o primeiro e segundo segmentos terão 30 voltas, cada e o
terceiro 60 voltas.
Na Truck Series, o primeiro e segundo segmentos terão 20 voltas, cada, e
o terceiro 60 voltas.
No circuito de Pocono também
já anunciado a divisão das corridas da Cup Series, que vão ter dois segmentos
de 40 voltas, seguidos do terceiro com 80 voltas.
Em Watkins Glen a divisão será
feita em dois segmentos com 20 voltas e outro com 50.
No dia em que a NASCAR
anunciou as alterações às regras, Eddie Gossage, do circuito do Texas, disse
que as suas corridas de 500 milhas serão divididas em dois segmentos de 100 voltas
e outro de 134. Este circuito está a ser modificado, com a colocação de um
asfalto mais poroso e novos sistemas de escoamento de águas. A inclinação das
curvas 1 e 2 diminui e a sua largura aumenta, numa alteração semelhante ao que
foi feito no Kentucky.
Sem comentários:
Enviar um comentário