PORSCHE VENCE AS 24H DE LE MANS DE 2017
De último (57º) para a vitória nas 24 Horas de Le Mans. Quem diria que
o Porsche 919 número 2 viria a ganhar a edição deste ano depois de ter perdido
mais de uma hora em reparações nas primeiras horas da corrida.
Mas venceu, contra todas as expetativas, aproveitando a hecatombe da
Toyota e o azar do Porsche 919 número 1 que liderou durante as primeiras horas
da madrugada, ultrapassando o Oreca # 38 da Jackie Chan DC Racing, que liderou
a corrida e os LMP2, quando faltava uma hora para o final.
O 919 número 2 de Timo Bernhard, Earl Bamber e Brendon Hartley cruzou a
linha de meta com uma vantagem de uma volta sobre o Oreca número 38, que venceu
na categoria LMP2. É a terceira vitória consecutiva e a 19ª da Porsche nas 24
Horas de Le Mans.
O único Toyota sobrevivente, o número 8, terminou no nono lugar da
geral, a 9 voltas do vencedor.
No LMP2, como se disse, o Oreca # 38 da Jackie Chan DC Racing, com Ho-Pin
Tung, Thomas Laurent e Oliver Jarvis, venceu, deixando os mais diretos
adversários, Nelson Piquet Jr, David Henmeier Hanson e Mathias Beche, a mais de
três voltas.
Filipe Albuquerque terminou em quinto com o Ligier # 32 da United
Autosports que dividiu com Will Owen e Hugo de Sadeleer.
Nos GTE Pro, a vitória decidiu-se na penúltima volta quando um furo
tirou o Corvette C7 R # 63 de Jan Magnussen, Antonio Garcia e Jordan Taylor da
liderança e ofereceu a vitória ao Aston Martin # 97 de Jonathan Adam, Darren
Turner e Daniel Serra.
O furo acabou por relegar o Corvette para o terceiro posto, atrás do
Ford GT # 67 de Harry Tincknell, Andy Priaulx e Pipo Derani.
Em GTE Am, três Ferrari 488 nos três primeiros lugares. O melhor foi o
número 84 de Dries Vanthoor, Will Stevens e Robert Simth, na frente do Ferrari
488 da JMW Motorsport de Marco Cioci, Aaron Scott e Duncan Camero, e do Ferrari
488 # 55 da Spirit of Race, e por Cooper McNeil, William Sweedler e Towsend
Bell no Ferrari 488 # 62 da Scuderia Corsa.
Pedro Lamy teve de contentar-se com o oitavo lugar no Aston Martin # 98
que dividiu com Mathias Lauda e Paul Dalla Lana, enquanto Álvaro Parente foi
11º no Ferrari 488# 60 da Clearwater que partilhou com Richard Wee e Hiroki
Katoh.
RESULTADO
DA CORRIDA
O número mínimo de voltas para classificação (70% da distância de
corrida geral do carro vencedor) foi de 257 voltas. Vencedores da classe
em negrito.
P
|
CLASSE
|
Nº
|
EQUIPA
|
PILOTOS
|
CHASSIS
|
VOLTAS
|
TEMPO
|
MOTORES
|
|||||||
1
|
LMP1
|
2
|
PORSCHE
LMP TEAM
|
TIMO
BERNHARD
BRENDON
HARTLEY
EARL
BAMBER
|
PORSCHE
919 HYBRID
|
367
|
24:01:14.075
|
PORSCHE
2.0 L TURBO V4
|
|||||||
2
|
LMP2
|
38
|
JACKIE
CHAN DC RACING
|
HO-PIN
TUNG
THOMAS
LAURENT
OLIVER
JARVIS
|
ORECA
07
|
366
|
+1 VOLTA
|
GIBSON
GK428 4.2 L V8
|
|||||||
3
|
LMP2
|
13
|
VAILLANTE REBELLION
|
NELSON PIQUET JR.
MATHIAS BECHE
DAVID HEINEMEIER HANSSON
|
ORECA 07
|
364
|
+3 VOLTAS
|
GIBSON GK428 4.2 L V8
|
|||||||
4
|
LMP2
|
37
|
JACKIE CHAN DC RACING
|
DAVID CHENG
TRISTAN GOMMENDY
ALEX BRUNDLE
|
ORECA 07
|
363
|
+4 VOLTAS
|
GIBSON GK428 4.2 L V8
|
|||||||
5
|
LMP2
|
35
|
SIGNATECH ALPINE MATMUT
|
NELSON PANCIATICI
PIERRE RAGUES
ANDRÉ NEGRÃO
|
ALPINE A470
|
362
|
+5 VOLTAS
|
GIBSON GK428 4.2 L V8
|
|||||||
6
|
LMP2
|
32
|
UNITED AUTOSPORTS
|
WILLIAM OWEN
HUGO DE SADELEER
FILIPE ALBUQUERQUE
|
LIGIER JS P217
|
362
|
+5 VOLTAS
|
GIBSON GK428 4.2 L V8
|
|||||||
7
|
LMP2
|
40
|
GRAFF
|
JAMES ALLEN
RICHARD BRADLEY
FRANCK MATELLI
|
ORECA 07
|
361
|
+6 VOLTAS
|
GIBSON GK428 4.2 L V8
|
|||||||
8
|
LMP2
|
24
|
CEFC MANOR TRS RACING
|
TOR GRAVES
JONATHAN HIRSCHI
JEAN-ÉRIC VERGNE
|
ORECA 07
|
360
|
+7 VOLTAS
|
GIBSON GK428 4.2 L V8
|
|||||||
9
|
LMP1
|
8
|
TOYOTA GAZOO RACING
|
SÉBASTIEN BUEMI
KAZUKI NAKAJIMA
ANTHONY DAVIDSON
|
TOYOTA TS050 HYBRID
|
358
|
+9 VOLTAS
|
TOYOTA 2.4 L TURBO V6
|
|||||||
10
|
LMP2
|
47
|
CETILAR VILLORBA CORSE
|
ANDREA BELICCHI
ROBERTO LACORTE
GIORGIO SERNAGIOTTO
|
DALLARA P217
|
353
|
+14 VOLTAS
|
GIBSON GK428 4.2 L V8
|
|||||||
11
|
LMP2
|
36
|
SIGNATECH ALPINE MATMUT
|
ROMAIN DUMAS
GUSTAVO MENEZES
MATT RAO
|
ALPINE A470
|
351
|
+16 VOLTAS
|
GIBSON GK428 4.2 L V8
|
|||||||
12
|
LMP2
|
34
|
TOCKWITH MOTORSPORTS
|
PHILIP HANSON
NIGEL MOORE
KARUN CHANDHOK
|
LIGIER JS P217
|
351
|
+16 VOLTAS
|
GIBSON GK428 4.2 L V8
|
|||||||
13
|
LMP2
|
17
|
IDEC SPORT RACING
|
PATRICE LAFARGUE
PAUL LAFARGUE
DAVID ZOLLINGER
|
LIGIER JS P217
|
344
|
+23 VOLTAS
|
GIBSON GK428 4.2 L V8
|
|||||||
14
|
LMP2
|
29
|
RACING TEAM NEDERLAND
|
RUBENS BARRICHELLO
JAN LAMMERS
FRITS VAN EERD
|
DALLARA P217
|
344
|
+23 VOLTAS
|
GIBSON GK428 4.2 L V8
|
|||||||
15
|
LMP2
|
21
|
DRAGONSPEED – 10 STAR
|
HENRIK HEDMAN
FELIX ROSENQVIST
BEN HANLEY
|
ORECA 07
|
343
|
+24 VOLTAS
|
GIBSON GK428 4.2 L V8
|
|||||||
16
|
LMP2
|
33
|
EURASIA MOTORSPORT
|
JACQUES NICOLET
PIERRE NICOLET
ERIK MARIS
|
LIGIER JS P217
|
341
|
+26 VOLTAS
|
GIBSON GK428 4.2 L V8
|
|||||||
17
|
LMP2
|
31
|
VAILLANTE REBELLION
|
BRUNO SENNA
NICOLAS PROST
JULIEN CANAL
|
ORECA 07
|
340
|
+27 VOLTAS
|
GIBSON GK428 4.2 L V8
|
|||||||
18
|
LMGTE PRO
|
97
|
ASTON
MARTIN RACING
|
DARREN
TURNER
JONATHAN
ADAM
DANIEL
SERRA
|
ASTON
MARTIN VANTAGE GTE
|
340
|
+27 VOLTAS
|
ASTON
MARTIN 4.5 L V8
|
|||||||
19
|
LMGTE PRO
|
67
|
FORD CHIP GANASSI TEAM
UK
|
HARRY TINCKNELL
ANDY PRIAULX
PIPO DERANI
|
FORD GT
|
340
|
+27 VOLTAS
|
FORD ECOBOOST 3.5 L
TURBO V6
|
|||||||
20
|
LMGTE PRO
|
63
|
CORVETTE RACING – GM
|
JAN MAGNUSSEN
ANTONIO GARCÍA
JORDAN TAYLOR
|
CHEVROLET CORVETTE C7.R
|
340
|
+27 VOLTAS
|
CHEVROLET 5.5 L V8
|
|||||||
21
|
LMGTE PRO
|
91
|
PORSCHE GT TEAM
|
RICHARD LIETZ
FRÉDÉRIC MAKOWIECKI
PATRICK PILET
|
PORSCHE 911 RSR
|
339
|
+28 VOLTAS
|
PORSCHE 4.0 L FLAT-6
|
|||||||
22
|
LMGTE PRO
|
71
|
AF CORSE
|
DAVIDE RIGON
SAM BIRD
MIGUEL MOLINA
|
FERRARI 488 GTE
|
339
|
+28 VOLTAS
|
FERRARI F154CB 3.9 L
TURBO V8
|
|||||||
23
|
LMGTE PRO
|
68
|
FORD CHIP GANASSI TEAM
USA
|
JOEY HAND
TONY KANAAN
DIRK MÜLLER
|
FORD GT
|
339
|
+28 VOLTAS
|
FORD ECOBOOST 3.5 L
TURBO V6
|
|||||||
24
|
LMGTE PRO
|
69
|
FORD CHIP GANASSI TEAM
USA
|
RYAN BRISCOE
SCOTT DIXON
RICHARD WESTBROOK
|
FORD GT
|
337
|
+30 VOLTAS
|
FORD ECOBOOST 3.5 L
TURBO V6
|
|||||||
25
|
LMGTE PRO
|
64
|
CORVETTE RACING – GM
|
OLIVER GAVIN
TOMMY MILNER
MARCEL FÄSSLER
|
CHEVROLET CORVETTE C7.R
|
335
|
+32 VOLTAS
|
CHEVROLET 5.5 L V8
|
|||||||
26
|
LMGTE PRO
|
95
|
ASTON MARTIN RACING
|
NICKI THIIM
MARCO SØRENSEN
RICHIE STANAWAY
|
ASTON MARTIN VANTAGE GTE
|
334
|
+33 VOLTAS
|
ASTON MARTIN 4.5 L V8
|
|||||||
27
|
LMGTE AM
|
84
|
JMW
MOTORSPORT
|
ROBERT
SMITH
WILL
STEVENS
DRIES
VANTHOOR
|
FERRARI
488 GTE
|
333
|
+34 VOLTAS
|
FERRARI
F136GT 4.5 L V8
|
|||||||
28
|
LMGTE PRO
|
66
|
FORD CHIP GANASSI TEAM
UK
|
STEFAN MÜCKE
OLIVIER PLA
BILLY JOHNSON
|
FORD GT
|
332
|
+35 VOLTAS
|
FORD ECOBOOST 3.5 L
TURBO V6
|
|||||||
29
|
LMGTE AM
|
55
|
SPIRIT OF RACE
|
DUNCAN CAMERON
AARON SCOTT
MARCO CIOCI
|
FERRARI 488 GTE
|
331
|
+36 VOLTAS
|
FERRARI F154CB 3.9 L
TURBO V8
|
|||||||
30
|
LMGTE AM
|
62
|
SCUDERIA CORSA
|
COOPER MACNEIL
BILL SWEEDLER
TOWNSEND BELL
|
FERRARI 488 GTE
|
331
|
+36 VOLTAS
|
FERRARI F154CB 3.9 L
TURBO V8
|
|||||||
31
|
LMGTE AM
|
99
|
BEECHDEAN AMR
|
ANDREW HOWARD
ROSS GUNN
OLIVER BRYANT
|
ASTON MARTIN VANTAGE GTE
|
331
|
+36 VOLTAS
|
ASTON MARTIN 4.5 L V8
|
|||||||
32
|
LMGTE AM
|
61
|
CLEARWATER RACING
|
WENG SUN MOK
KEITA SAWA
MATT GRIFFIN
|
FERRARI 488 GTE
|
330
|
+37 VOLTAS
|
FERRARI F154CB 3.9 L
TURBO V8
|
|||||||
33
|
LMP2
|
45
|
ALGARVE PRO RACING
|
MARK PATTERSON
MATT MCMURRY
VINCENT CAPILLAIRE
|
LIGIER JS P217
|
330
|
+37 VOLTAS
|
GIBSON GK428 4.2 L V8
|
|||||||
34
|
LMP2
|
27
|
SMP RACING
|
MIKHAIL ALESHIN
SERGEY SIROTKIN
VIKTOR SHAITAR
|
DALLARA P217
|
330
|
+37 VOLTAS
|
GIBSON GK428 4.2 L V8
|
|||||||
35
|
LMGTE AM
|
77
|
DEMPSEY-PROTON RACING
|
CHRISTIAN RIED
MARVIN DIENST
MATTEO CAIROLI
|
PORSCHE 911 RSR
|
329
|
+38 VOLTAS
|
PORSCHE 4.0 L FLAT-6
|
|||||||
36
|
LMGTE AM
|
90
|
TF SPORT
|
SALIH YOLUC
EUAN HANKEY
ROB BELL
|
ASTON MARTIN VANTAGE GTE
|
329
|
+38 VOLTAS
|
ASTON MARTIN 4.5 L V8
|
|||||||
37
|
LMGTE AM
|
98
|
ASTON MARTIN RACING
|
PAUL DALLA LANA
MATHIAS LAUDA
PEDRO LAMY
|
ASTON MARTIN VANTAGE GTE
|
329
|
+38 VOLTAS
|
ASTON MARTIN 4.5 L V8
|
|||||||
38
|
LMGTE AM
|
93
|
PROTON COMPETITION
|
PATRICK LONG
MIKE HEDLUND
ABDULAZIZ AL FAISAL
|
PORSCHE 911 RSR
|
329
|
+38 VOLTAS
|
PORSCHE 4.0 L FLAT-6
|
|||||||
39
|
LMGTE AM
|
86
|
GULF RACING UK
|
MICHAEL WAINWRIGHT
BEN BARKER
NICK FOSTER
|
PORSCHE 911 RSR
|
328
|
+39 VOLTAS
|
PORSCHE 4.0 L FLAT-6
|
|||||||
40
|
LMP2
|
22
|
G-DRIVE RACING
|
MEMO ROJAS
RYŌ
HIRAKAWA
JOSÉ GUTIÉRREZ
|
ORECA 07
|
327
|
+40 VOLTAS
|
GIBSON GK428 4.2 L V8
|
|||||||
41
|
LMGTE AM
|
60
|
CLEARWATER RACING
|
RICHARD WEE
ÁLVARO PARENTE
HIROKI KATOH
|
FERRARI 488 GTE
|
327
|
+40 VOLTAS
|
FERRARI F154CB 3.9 L
TURBO V8
|
|||||||
42
|
LMGTE AM
|
54
|
SPIRIT OF RACE
|
THOMAS FLOHR
FRANCESCO CASTELLACCI
OLIVIER BERETTA
|
FERRARI 488 GTE
|
326
|
+41 VOLTAS
|
FERRARI F154CB 3.9 L
TURBO V8
|
|||||||
43
|
LMGTE AM
|
83
|
DH RACING
|
TRACY KROHN
NICLAS JÖNSSON
ANDREA BERTOLINI
|
FERRARI 488 GTE
|
320
|
+47 VOLTAS
|
FERRARI F154CB 3.9 L
TURBO V8
|
|||||||
44
|
LMP2
|
39
|
GRAFF
|
ERIC TROUILLET
ENZO GUIBBERT
JAMES WINSLOW
|
ORECA 07
|
318
|
+49 VOLTAS
|
GIBSON GK428 4.2 L V8
|
|||||||
45
|
LMGTE AM
|
65
|
SCUDERIA CORSA
|
CHRISTINA NIELSEN
ALESSANDRO BALZAN
BRET CURTIS
|
FERRARI 488 GTE
|
314
|
+53 VOLTAS
|
FERRARI F154CB 3.9 L
TURBO V8
|
|||||||
46
|
LMP2
|
49
|
ARC BRATISLAVA
|
MIROSLAV KONÔPKA
KONSTANTĪNS
CALKO
RIK BREUKERS
|
LIGIER JS P217
|
314
|
+53 VOLTAS
|
GIBSON GK428 4.2 L V8
|
|||||||
47
|
LMGTE PRO
|
51
|
AF CORSE
|
JAMES CALADO
ALESSANDRO PIER GUIDI
MICHELE RUGOLO
|
FERRARI 488 GTE
|
312
|
+55 VOLTAS
|
FERRARI F154CB 3.9 L
TURBO V8
|
|||||||
48
|
LMP2
|
43
|
KEATING MOTORSPORT
|
BEN KEATING
RICKY TAYLOR
JEROEN BLEEKEMOLEN
|
RILEY MK. 30
|
312
|
+55 VOLTAS
|
GIBSON GK428 4.2 L V8
|
|||||||
49
|
LMGTE AM
|
50
|
LARBRE COMPÉTITION
|
ROMAIN BRANDELA
CHRISTIAN PHILIPPON
FERNANDO REES
|
CHEVROLET CORVETTE C7.R
|
309
|
+58 VOLTAS
|
CHEVROLET 5.5 L V8
|
|||||||
DNF
|
LMP1
|
1
|
PORSCHE LMP TEAM
|
NEEL JANI
NICK TANDY
ANDRÉ LOTTERER
|
PORSCHE 919 HYBRID
|
318
|
MECÂNICO
|
PORSCHE 2.0 L TURBO V4
|
|||||||
DNF
|
LMP2
|
23
|
PANIS BARTHEZ
COMPETITION
|
FABIEN BARTHEZ
TIMOTHÉ BURET
NATHANAËL BERTHON
|
LIGIER JS P217
|
296
|
RETIRADO
|
GIBSON GK428 4.2 L V8
|
|||||||
DNF
|
LMP2
|
28
|
TDS RACING
|
FRANÇOIS PERRODO
EMMANUEL COLLARD
MATTHIEU VAXIVIÈRE
|
ORECA 07
|
213
|
RETIRADO
|
GIBSON GK428 4.2 L V8
|
|||||||
DNF
|
LMGTE PRO
|
92
|
PORSCHE GT TEAM
|
MICHAEL CHRISTENSEN
KÉVIN ESTRE
DIRK WERNER
|
PORSCHE 911 RSR
|
179
|
RETIRADO
|
PORSCHE 4.0 L FLAT-6
|
|||||||
DNF
|
LMP1
|
9
|
TOYOTA GAZOO RACING
|
JOSÉ MARÍA LÓPEZ
NICOLAS LAPIERRE
YUJI KUNIMOTO
|
TOYOTA TS050 HYBRID
|
160
|
PUNÇÃO
|
TOYOTA 2.4 L TURBO V6
|
|||||||
DNF
|
LMP1
|
7
|
TOYOTA GAZOO RACING
|
MIKE CONWAY
KAMUI KOBAYASHI
STÉPHANE SARRAZIN
|
TOYOTA TS050 HYBRID
|
154
|
EMBRIAGUEM
|
TOYOTA 2.4 L TURBO V6
|
|||||||
DNF
|
LMP2
|
25
|
CEFC MANOR TRS RACING
|
ROBERTO GONZÁLEZ
SIMON TRUMMER
VITALY PETROV
|
ORECA 07
|
152
|
COLISÃO
|
GIBSON GK428 4.2 L V8
|
|||||||
DNF
|
LMGTE PRO
|
82
|
RISI COMPETIZIONE
|
TONI VILANDER
GIANCARLO FISICHELLA
PIERRE KAFFER
|
FERRARI 488 GTE
|
72
|
COLISÃO
|
FERRARI F154CB 3.9 L
TURBO V8
|
|||||||
DNF
|
LMP2
|
26
|
G-DRIVE RACING
|
ROMAN RUSINOV
PIERRE THIRIET
ALEX LYNN
|
ORECA 07
|
20
|
COLISÃO
|
GIBSON GK428 4.2 L V8
|
|||||||
DNF
|
LMGTE AM
|
88
|
PROTON COMPETITION
|
KLAUS BACHLER
STÉPHANE LÉMERET
KHALID AL QUBAISI
|
PORSCHE 911 RSR
|
18
|
COLISÃO
|
PORSCHE 4.0 L FLAT-6
|
|||||||
DNF
|
LMP1
|
4
|
BYKOLLES RACING TEAM
|
DOMINIK KRAIHAMER
OLIVER WEBB
MARCO BONANOMI
|
ENSO CLM P01/01
|
7
|
RETIRADO
|
NISMO VRX30A 3.0 L TURBO
V6
|
Sem comentários:
Enviar um comentário