RAMPA DA PENHA 2019
RESULTADOS COM VIDEOS INCLUÍDO O RESUMO OFICIAL DA PROVA
O Campeonato de Portugal de Montanha JC Group arrancou este
fim-de-semana com a Rampa da Penha. João Fonseca, recém-regressado ao
campeonato foi o vencedor absoluto numa prova marcada pela chuva, frio, vento,
nevoeiro e, a espaços, até granizo.
Começa a ser um clássico a prova de abertura do campeonato ser
disputada debaixo de mau tempo, condicionando a “performance” dos
protagonistas. Quase quatro dezenas responderam à chamado do Demoporto para
esta abertura da época. O campeonato apresenta-se com um plantel rico em
qualidade e em quantidade, prometendo uma época de grandes emoções.
Subida de prova mais rápida, domínio total em todas as subidas mais
importantes, eis o resumo da prova para João Fonseca, agora tripulando um
SilverCar EF10. O “filho pródigo” não se deixou afetar pelo piso traiçoeiro e
demonstrou sempre que estava na Penha para vencer, reclamando a vitória com um
avanço superior a 2,9 segundos sobre o seu mais direto adversário. Depois desta
primeira prova, não subsistem dúvidas de que será um forte candidato ao ceptro
de 2019.
“De facto, era difícil pedir melhor início de temporada atendendo à
pouca experiência que ainda temos com o carro, sobretudo no piso molhado.
Precisávamos de acumular quilómetros sem cometer erros e foi isso que
conseguimos, em condições muito difíceis não só devido à chuva e ao traçado
estreito, mas também porque a rampa estava muito suja e traiçoeira. Foi muito
bom receber o apoio do público, não só aqueles que estiveram na Penha mas
também de todas as pessoas que nos enviaram mensagens de apoio a partir da
Covilhã e de várias zonas do país. É uma vitória que nos deixa ainda mais
motivados para lutar pelo título”, disse João Fonseca.
Hélder Silva emerge da Penha como mais um justo candidato ao título
absoluto. O seu Juno CN 09 apareceu renovado e muito mais competitivo. O piloto
poveiro retribuiu com uma motivação reforçada e ostentou ao longo de toda a
prova um ritmo endiabrado, coroado com um excelente segundo lugar absoluto
final.
Chegou à Penha com um merecido estatuto de “Princesa da Montanha”.
Mas que não subsistam dúvidas. Sai da Penha com uma coroação plena, justa e
saída do aplauso dos seus pares e do público. De seu nome e graça Gabriela
Correia. Ainda sem ter 17 anos, foi coroada “Rainha da Montanha”
mercê de uma exibição fenomenal que se tornou histórica no resultado. A saber,
Gabriela Correia levou o seu SEAT Leon Supercopa MK3 ao terceiro lugar absoluto
da rampa, à vitória absoluta entre os turismos, ao triunfo na Divisão Turismos
3, vencendo ainda grupo e classe. Com classe. Com muita classe, tornou-se a
mais jovem piloto a subir a um pódio absoluto e a primeira mulher a almejar tal
feito.
Fotografia: Zoom — Gabriela Correia e os troféus conquistados na Rampa
da Penha
Também em destaque esteve Pedro Marques. Mais solto, mais confiante e
mais veloz, o piloto colocou o seu Seat Leon MK3 no quarto posto da geral,
sendo o legítimo vencedor da Divisão Turismos 4. Nuno Guimarães (BRC CM-02)
apareceu em Guimarães com ganas e ambição, sendo 5º da geral e 3º entre os
protótipos.
Já Luís Nunes estreou o Ford Fiesta R5+ ex-Manuel Correia com um
triunfo na Divisão Turismos 2, cabendo a Ricardo Gomes reclamar a vitória na
Divisão Turismos 1, mercê de uma exibição de grande nível ao volante de um
Mitsubishi EVO X.
Ricardo Loureiro (Ford Escort MKII) saiu da Penha com uma vitória no
Campeonato de Portugal de Clássicos de Montanha JC Group arrancada praticamente
a ferros, tal foi a oposição feroz que lhe foi movida por um endiabrado
Parcídio Summavielle que trouxe de volta o brutal Datsun 240 Z, cujo branco
imaculado da pintura é irónico, tal a bravura que carro e piloto ostentam.
Menos de um segundo separaram os dois, no pódio absoluto entre os clássicos. O
terceiro lugar foi para António Torres da Silva. Aos comandos de um potente e
difícil BMW 323i o piloto rodou sempre ao mais alto nível.
A Taça de Portugal de Montanha 1300 assistiu a um duelo intenso entre
João Diogo Santos (FIAT Punto 85 Sport) e Paulo Pereira (Suzuki Swift) que
foram alternando a liderança, que acabou por cair para o lado de João Diogo
Santos. Francisco Milheiro (Peugeot 106) foi terceiro na TPM1300.
Com a desistência do espanhol Juan Carlos Gonzalez, Domingos Fernandes
venceu entre os clássicos com cilindrada até 1300cc, sendo o único a conseguir
inscrever o nome na classificação final da prova.
Fonte: FPAK
VIDEOS
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