Ford Mustang
Dados- Nome -Ford Mustang
- Construtor - Ford Motor Company
- Produção - 1962 - presente
Modelo
- Classe - muscle car
- Carroceria- Coupé de 2 portas ou Conversível de 2 portas
Ficha técnica
- Layout - FR
O Ford Mustang é um automóvel esportivo produzido pela Ford Motor Company. Inicialmente, era uma variante do Ford Falcon. O carro começou a ser produzido em Dearborn, Michigan no começo de 1961 e apresentado ao público em 17 de abril de 1964 durante a New York World's Fair. O Mustang, apesar de ter sofrido grandes alterações ao longo dos anos é a mais antiga linha de automóvel da Ford. O nome "Mustang" é inspirado no avião de caça estadunidense P-51 Mustang, cujo nome se inspira na unica raça de cavalo selvagem do pais.
1ª Geração (1964-1973)
Produzido Lançado em Abril de 1964 já como modelo 1965 o Ford Mustang foi apresentado em duas versões: Conversível e Coupé 2 portas. Projetado e concebido para satisfazer todos os gostos, poderia vir equipado com um modesto motor 6L de 2,8L com 101HP até um V8 de 4,8L com 271HP. Após 6 meses, foi apresentada a versão Fastback, com forte apelo esportivo. Não houve mudanças significativas para o ano de 1966, quando o carro completou o total de 1 milhão de unidades vendidas, comprovando o enorme sucesso alcançado. Cerca de 70% dos carros vendidos eram equipados com alguma versão do motor V8. Para 1967 e 1968 o Mustang já sofreu a primeira atualização de estilo, crescendo alguns centímetros e procurando ter uma linha mais agressiva e se tornar mais confortável. A principal novidade foi a introdução dos motores V8 big-block como opcional. Para 1967 a potência podia chegar a 325HP, com um V8 de 6,4L e a 390HP em 1968 com um V8 de 7,0L. Em 1969 e 1970 nova atualização de estilo, tornado a linha mais atual e agressiva. Lançamento dos modelos BOSS 302 e 429, equipados com motores de alto desempenho e das linhas Mach 1(Esportiva) e Grande (Luxuosa). Os anos de 1971, 1972 e 1973, apresentaram a mais significativa mudança de estilo dentro da primeira geração. Sofreram forte influência das leis antipoluição, da crescente preocupação com o consumo de combustível e da resistência das companhias de seguro em aceitarem carros de alto desempenho. Em comparação ao modelo 1965, o Mustang aumentou quase 15 cm e ficou 250 kg mais pesado e já não contava com motores tão potentes, quantos os oferecidos nos anos 60. Todos esses fatores acabaram influenciando o fim da primeira geração e provocando o nascimento do Mustang II em 1974, muito mais leve e econômico, porém sem o carisma de um verdadeiro esportivo.2ª Geração (1974-1978)
Modelos: 2 portas Cupê nas versões Standard ou Ghia, 3 portas Hatchback nas versões Standard ou Mach-1. A partir de 1974 até 1983 a Ford não produziu Mustang model conversível. Motores utilizados: I4 de 2,3 L, V6 de 2,8 L ou V8 de 5,0 L a partir de 1975.Versão SVT Cobra (1993) (disponível apenas com cambio manual)
Opções de carroceria: Coupe 2 portas e conversível 2 portasCobra e Cobra R V8 5.0 SOHC - 238CV (235 hp) (Caixa de velocidades manual de 5 marchas)
Velocidade máxima: 235 km/h
4ª Geração (1994 - 2004)
- Opções de carroceria: Coupe 2 portas e conversível 2 portas
- Opções de acabamento de 1994 - 2001: basica (todas as versões com motor V6), GT (só com a motorização V8)
- GTS (produzido apenas em 1995, com o mesmo motor do GT e apenas na carroceria coupe com Caixa de velocidades manual)
Opções de acabamento de 2002 até 2004:
- Basico V6
- Deluxe V6
- Premium V6
- GT basico
- GT Deluxe
- GT Premium
Opções de motorização:
- 3.8 V6 12v SOHC - 147 cv (145 hp) a 4000 rpm (1994 - 1995)
- 3.8 V6 12v SOHC - 152 cv (150 hp) a 4000 rpm (1996 - 1998)
- 3.8 V6 12v SOHC - 193 cv (190 hp) a 5250 rpm (1999 - 2000)
- 3.8 V6 12v SOHC - 196 cv (193 hp) a 5500 rpm (2001 - 2004)
- GT 5.0 V8 16v SOHC - 218 cv (215 hp) a 4200 rpm (1994 - 1995)
- GT V8 4.6 16v SOHC - 218 cv (215 hp) a 4400 rpm (1996 - 1997)
- GT V8 4.6 16v SOHC - 228 cv (225 hp) a 4750 rpm (1998)
- GT V8 4.6 16v SOHC - 264 cv (260 hp) a 5250 rpm (1999 - 2004)
Caixa de velocidades: Manual 5 marchas / automático 4 marchas (opcional)
Versão SVT Cobra (1994 - 2004) (disponível apenas com cambio manual)
Opções de carroceria: Coupe 2 portas e conversível 2 portas- SVT Cobra V8 5.0 16v SOHC - 243cv (240 hp) (94 - 95)
- SVT Cobra R V8 5.8 16v SOHC - 304cv (300 hp)
- SVT Cobra V8 4.6 32v DOHC - 309cv (305 hp)
- SVT Cobra V8 4.6 32v DOHC - 324cv (320 hp)
- SVT Cobra V8 4.6 32v Supercharger DOHC - 395cv (390 hp)
- SVT Cobra R V8 5.4 32v DOHC - 390cv (385 hp)
5ª Geração (2005 - Atualmente)
Opções de carroceria: Coupe 2 portas e conversível 2 portasOpções de acabamento 2005 - 2010 (disponíveis a ambos tipos de carrocerias):
- Basico V6
- Boss 302
- Premium V6
- DeLuxe V6
- GT basico
- GT Premium
- GT DeLuxe
Opções de acabamento a partir de 2011 (disponíveis a ambos tipos de carrocerias):
- Basico V6
- Premium V6
- GT basico
- GT Premium
Opções de motorização:
- 4.0 V6 12v SOHC (2005 - 2010) - 213cv (210 hp) a 5300 rpm
- 3.7 V6 24v DOHC a partir de 2011 - 309cv (305 hp) a 6500 rpm
- GT 4.6 V8 24v SOHC (2005 - 2009) - 304cv (300 hp) a 5750 rpm
- GT 4.6 V8 24v SOHC (2010) - 319cv (315 hp) a 6000 rpm
- GT 5.0 V8 32v DOHC a partir de 2011 - 407cv (402 hp) a 6500 rpm com combustível comum
- GT 5.0 V8 32v DOHC a partir de 2011 - 418cv (412 hp) a 6500 rpm com combustível premium
Caixa de velocidades 2005 - 2010: Manual 5 marchas / automático 5 marchas (opcional)
Caixa de velocidades a partir de 2011: Manual 6 marchas / automático 6 marchas (opcional)
Mustang Shelby GT500
Dados
- Nome - Mustang Shelby GT500
- Construtor - Ford
- Produção - 1967-1970. 2005-presente
Modelo
- Classe - Desportivo
- Carroceria - Coupe
Ficha técnica
- Motor - V8 5.4 DOHC com 456cv (450hp) (2005 - 2007)
- Motor - V8 DOHC 5.4 superalimentado de 507cv (500 hp) (2008 - 2009)
- Motor - V8 DOHC 5.4 superalimentado de 547cv (540 hp) (a partir de 2010)
- Caixa de velocidades - manual 5 marchas (2005 - 2007) e manual de 6 marchas (2008- atualmente)
Dimensões
- Largura - 1.877 mm
- Altura - coupe 1.384 mm, conversível 1.415 mm
O Ford Mustang Shelby GT500 é um esportivo da série Mustang da Ford.
Os motores V8 do modelo Shelby são considerados, pela Associação Internacional de Engenheiros Automotivos, como o bloco mais potente do mundo.
Sobre o carro
Este carro começa a partir de um motor V8 de ferro fundido do Mustang Cobra R. Um superalimentador do tipo parafuso com trocador de calor intermediario e com trocador de ar água força o ar dos pistões dentro do cilindro cada um com quatro válvulas. Muitos componentes do motor foram desenvolvidos a partir do Ford GT. A sua transmissão manual de seis marchas com espaço de marchas uniforme consegue aguentar sua força, pois ela é uma transmissão testada e comprovada em corridas, sendo assim, ela trabalha até com folga com este motor.Design
Com seu "velho novo design" em vez do tradicional logotipo, ele vem com cobras prateadas como emblema, ainda assim ele é reconhecível como um Mustang, pois ele tem seu design baseado nos antigos GT500 originais produzidos pela ultima vez em 1970 e em outros Mustangs Shelby GT500 dos anos 60. De herança dos Mustangs ele tem aberturas no capô, que retiram o calor do compartimento do motor e o spoiler traseiro é uma referência aos primeiros Shelby.Suspensão
Sua suspensão dianteira é uma do tipo MacPherson independente com braços inferiores em "L" invertido e a traseira de um eixo sólido de três articulações com uma barra Panhard para impedir o movimento lateral. As suspensões traseiras e dianteiras usam barras estabilizadoras para evitar a rolagem da carroceria.Interior
No seu painel de instrumentos foram trocadas as posições de velocímetro e tacômetro, e todos os seus componentes metálicos foram acetinados e não cromados.
Modelos
Mustang Shelby GT500 (2008 - 2009)- Opções de carroceria: Coupe 2 portas e conversível 2 portas
- Opções de motorização:
- 5.4 V8 32v DOHC SuperCharger - 507cv (500 hp)
- Caixa de velocidades: manual de 6 marchas
- Velocidade máxima: 250 km/h limitado eletronicamente.
Mustang Shelby GT500 (2010)
- Opções de carroceria: Coupe 2 portas e conversível 2 portas
- Opções de motorização:
- 5.4 V8 32v DOHC SuperCharger - 547cv (540 hp)
- Torque: 75,3 Kgfm
- Caixa de velocidades: manual de 6 marchas
- Velocidade máxima: 250 km/h limitado eletronicamente.
- Peso: 1810Kg
Mustang Shelby GT500 (a partir de 2011)
- Opções de carroceria: Coupe 2 portas e conversível 2 portas
- Opções de motorização:
- 5.4 V8 32v DOHC SuperCharger - 557cv (550 hp)
- Caixa de velocidades: manual de 6 marchas
- Velocidade máxima: 250 km/h limitado eletronicamente.
Versão especial limitada: Mustang Shelby GT500KR (2008 - 2009)
- Opções de carroçaria: Coupe 2 portas
- Opções de motorização:
- 5.4 V8 32v Supercharger DOHC - 547cv (540 hp)
- Binário: 78,5 kgm.
- Caixa de velocidades: Manual de 6 velocidades
- Velocidade máxima: 250 km/h limitado eletronicamente. Sem limitação eletronica, atinge a velocidade máxima de 308 km/h
- Peso: 1730Kg
- Apenas 1000 unidades foram produzidas em 2008, e 571 unidades em 2009
- Foi usado no filme e na série Knight Rider
Versão especial limitada: Mustang Shelby GT500 Super Snake (2010)
- Opções de carroceria: Coupe 2 portas
- Opções de motorização:
- 5.4 V8 32v Supercharger DOHC - 639cv ou 735cv (630 hp ou 725 hp)
- Aceleração:(0–100 km/h) 3.7 seg." versão de 639cv
- Aceleração:(0-100 km/h) 3.7 seg." versão de 735cv
- Caixa de velocidades: Manual de 6 velocidades
- Velocidade máxima: 250 km/h limitado eletronicamente. Sem limitação eletronica o carro atinge a velocidade máxima de 335 km/h, na versão de 735cv, e na versão de 639cv chega a 320 km/h sem o limitador eletrónico
Sem comentários:
Enviar um comentário