Maserati MC12
Dados
- Nome - Maserati MC12
- Construtor - Maserati
- Produção - 2004 — 2005 (50 unidades)
Modelo
- Classe - super desportivo
Ficha técnica
- Motor - V12
- Layout - Grand tourer
O Maserati MC12 é um automóvel super-deportivo produzido pela
fabricante italiana Maserati durante os anos 2004 e 2005 para competir no
Campeonato FIA GT, um campeonato de gran turismo organizado pela Federação
Internacional do Automóvel.
Em seu primeiro ano de produção fabricaram-se 30 unidades, das quais 5
não eram para a venda; ao ano seguinte, fabricaram-se 30 mais, resultando um
total de 60 unidades produzidas em dois anos. Venderam-se 50 carros por 600.000
€ a clientes seleccionados.
O MC12 usa o chassis do Ferrari Enzo, mas é maior em todas suas
dimensões. Seu motor de gasolina é um V12 atmosférico de 6.0 litros de
cilindrada, quatro válvulas por cilindro e 632 CV de potência máxima. A
velocidade máxima do MC12 é de 330 km/h, contra os 350 km/h do Ferrari Enzo.
O MC12 colocou a volta de Maserati à competição após 37 anos de
ausência.
A versão de rua foi produzida com a finalidade de poder homologar a
versão de corridas, dado que um dos requisitos para a participação no
campeonato FIA GT é a produção de, ao menos, 25 veículos de rua. Assim, três modelos
GT1 do MC12 participaram no campeonato FIA GT obtendo bons resultados, entre
eles um primeiro posto em 2004 na corrida de Zhuhai, China. Em 2005, os MC12
correram na American Le Mans Series, mas sofreram penalizações por exceder do
tamanho máximo permitido.
Desenho e desenvolvimento
O desenho do Maserati MC12 foi criado enquanto a Maserati era
propriedade da Ferrari, com a intenção de criar um veículo de corridas para a
Maserati e que fosse apto para competir no campeonato FIA GT.
O seu nome inicial foi MCC, siglas de Maserati Corse Competizione,
tendo também sob a direcção de Giorgio Ascanelli o nome alternativo de MCS.
A forma da carroceira foi desenvolvida a partir de uma ideia de
Giorgetto Giugiaro durante uma prova no túnel de vento, ainda que a ideia geral
do desenho foi de Frank Stephenson. Essa primeira forma, seria muito similar à
do MC12 final, apresentava várias diferenças relevantes respeito deste, sendo a
mais notável o aileron traseiro.
Andrea Bertolini foi o piloto de provas principal durante o
desenvolvimento, ainda que parte do trabalho foi realizado por Michael
Schumacher, provando freqüentemente o MCC no Circuito de Fiorano.
Quando o MCC estava numa fase de desenvolvimento muito avançada, se
deixou de denominar MCS e se anunciou o que seria seu nome definitivo MC12.
O MC12 está baseado, em grande parte, no Ferrari Enzo, com o que
compartilha o mesmo motor Ferrari Dino V12, com pequenas modificações. Também,
utiliza a mesma mudança de marchas (sob o nome de Cambiocorsa), o mesmo chassis
e, inclusive, a longitude do eixo entre rodas é a mesma. As diferenças estão na
forma exterior, pois o MC12 é mais largo, mais longo e sensivelmente mais
baixo. O pára-brisas é o único elemento exterior visível que compartilha com o
Ferrari Enzo. Ao ter uma longitude maior e um aileron traseiro de 2 metros,
oferece uma força de sujeição superior.
Especificações técnicas
O MC12 é um coupé de duas portas com um teto semi-descapotável (targa),
ainda que o teto separável não se possa guardar no veículo. A distribuição ao
meio (motor entre eixos, mas por trás da cabine) mantém o centro de gravidade
no centro do veículo, o qual incrementa a estabilidade e melhora a passagem por
curva. A distribuição de pesos permanente é 41% diante: 59% atrás; em marcha,
no entanto, a força de atracão procedente do aileron traseiro afecta à
distribuição, fazendo que a 200 km/h (125 mph) a distribuição de pesos efectiva
seja de 34% na frente: 66% atrás.
Interior
Ainda que o automóvel foi desenhado como um veículo homologado e foi
uma modificação de um veículo de carreiras, o interior se pensou para ser luxuoso:
apresenta uma mistura de recobrimento de fibra de carbono, pele azul e
"Brightex" prateado, um material sintético que se encontrou
"muito caro para a indústria da moda". Consola-a central representa o
relógio analógico oval característico de Maserati e o botão de ignição é azul.
Este interior foi criticado por sua falta de rádio, estéreo ou de um
lugar para instalar posteriormente um sistema de som.
Contribui como sistema de segurança duas airbags frontais.
Exterior
A carroceira do veículo, realizada completamente em fibra de carbono,
foi submetida a múltiplas provas no túnel de vento para conseguir a máxima
força de atracão em todas as superfícies. O resultado foi um alerón traseiro de
dois metros de largo (79 polegadas), mas de só 30 mm de grossura (1,2 polegadas);
a parte inferior do veículo é lisa e o pára-choques traseiro dispõe de difusor é
para melhorar a força descendente e o agarre.
O ar é aspirado dentro do compartimento do motor através de uma
imprensa de ar que o esfria para melhorar a combustão; sua posição na parte
superior da cabine faz que o veículo seja mais alto que o Ferrari Enzo.
O exterior só está disponível numa combinação de alvo e azul, uma
homenagem à equipa de carreiras de America Camoradi que pilotou o Maserati Tipo
Birdcages a princípios dos anos 1960.
O veículo foi criticado por seu tamanho: muito longo e mais largo que
um Hummer H2. Isto, combinado com a falta de uma luneta traseira, complica no
MC12 a manobra de estacionamento.
Motor
O MC12 tem um motor V12 derivado do Ferrari Enzo de 232 kg (511 lb),
seis litros (5.998 cc 366 cu in), montado a 65°. A cada cilindro tem quatro
válvulas, lubricadas por um sistema de cárter seco e com uma relação de
compressão de 11.2:1. Tudo isto combinado proporciona um par motor máximo de
652 Nm (481 lbf·ft) a 5.500 rpm e uma potência máxima de 465 Kw (632 PS / 621
CV) a 7.500 rpm. A linha vermelha das revoluções está em 7.500, apesar de ser
seguro chegar até 7.700 (o Ferrari Enzo tem a linha vermelha nas 8.200
revoluções).
O Maserati MC12 pode acelerar de 0 a 100 km/h (62 mph) em 3,8 segundos
(ainda que numa prova da revista Motor Trend conseguiu-se em 3,7 segundos) e
chegar a 200 km/h (125 mph) em 9,9 segundos. O MC12 pode completar o quarto de
milha começando parado em 11,3 segundos com uma velocidade final de 200 km/h
(125 mph) ou um quilómetro em 20,1 segundos. A velocidade máxima do Maserati
MC12 é de 330 km/h (205 mph).
A potência é transmitida às rodas por uma transmissão semiautomática de
seis velocidades montada na parte traseira. Como já se disse, a caixa de
mudanças é a mesma que a do Ferrari Enzo, modificada para ter uma relação de
marchas diferente e com o novo nome de "Maserati Cambiocorsa".
Proporciona um tempo de mudança de 150 milissegundos. É mecânica com embraiagem
de dois pratos de 215 milímetros (8,5 polegadas).
Chassis
O chassis do MC12 é um monobloco fabricado com carbono e nomex, com um
sub-chassis de alumínio diante e detrás. Está dotado de uma barra
estabilizadora para provê-lo a mais fortaleza, comodidade e segurança.
A suspensão de duplo braço com uma barra de empurre com berços proporciona
estabilidade e os amortecedores buscam suavizar as sensações dos passageiros
durante a viagem.
Durante a marcha, e pressionado um botão que estende a suspensão
frontal, a parte dianteira do veículo se pode levantar para os baches e
montículos.
Há dois modos para o chassis, que podem se seleccionar também desde um
botão na cabine chamado Sport (para o chassis desportivo), a configuração por
defeito, e Race (chassis de corrida), caracterizado por uma menor regulação do
controle de tracção anti-deslizamento do sistema Bosch ASR, mudanças mais rápidas
e suspensões mais rígidas.
Rodas
O MC12 usa rodas de liga leve de 480 milímetros (19 polegadas) com uma
largura de 230 milímetros (9 polegadas) na parte dianteira e 330 milímetros (13
polegadas) na parte traseira.
Os pneus são Pirelli P Zero Corsas, com os códigos de 245/35 ZR 19 para
os anteriores e 345/35 ZR 19 para os traseiros.
Os travões são de disco, da marca Brembo, com sistema de antibloqueio
(ABS) da Bosch com distribuição electrónica de travagem (EBD). Os travões
anteriores têm um diâmetro de 380 milímetros (15 polegadas), com calipers de
seis pistões, e os travões traseiros têm um diâmetro de 335 milímetros (13,2
polegadas), com mordazas de quatro pistões.
As porcas de bloqueio das rodas, que sujeitam estas ao chassis, têm um
código de cores: vermelho na esquerda do veículo, azul na direita.
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