terça-feira, 12 de março de 2013

PAGANI ZONDA


Pagani Zonda

Dados
  • Fabricante - Pagani
  • Produção - 1999-2011 (206 produzido a partir de agora)
  • Montagem - Modena , Itália
  • Sucessor - Pagani Huayra

Modelo

  • Classe - Carro desportivo
  • Estilo de corpo  2-portas - roadster
  • Layout - motor central na traseira, tracção traseira

Motor
  • Mercedes-AMG M120 6,0 L V12
  • Mercedes-AMG M120 7,0 L V12
  • Mercedes-AMG M120 7,3 L V12

Transmissão
  • Manual de 5 velocidades
  • Manual de 6 velocidades
  • Sequencial 6 velocidades

Dimensões

  • Distância entre eixos - 2730 milímetros (107,5 cm)
  • Comprimento - 4,395-4,435 mm (173,0-174,6 cm)
  • Largura - 2055 milímetros (80,9 in)
  • Altura - 1,151-1,141 mm (45,3-44,9 in)
  • Peso - 1,250 –1,210 kg (2,756 –2,668 lb)


Designer – Horacio Pagani

O Pagani Zonda é um carro desportivo construído pela fabricante italiana Pagani. Ele estreou em 1999, e produção terminou em 2011, com três carros da edição especial, o 760RS Zonda, Zonda 760LH e o Zonda 764 Passione, que estão sendo produzidos em 2012. Em Junho de 2009, 206 Zondas havia sido construído, incluindo mulas de teste. Ambos 2 portas coupé e roadster versões foram produzidas. A construção é, principalmente, de fibra de carbono.
Alguns da engenharia Zonda inicial foi feito por Formula One campeão Juan Manuel Fangio. O carro era originalmente para ser chamado de "Fangio F1" atrás dele, mas, após a sua morte, em 1995, ela foi renomeada para uma corrente de ar acima Argentina.

Zonda C12

O Zonda C12 estreou em 1999 no Salão Automóvel de Genebra. Alimentado por um L 6.0 (366 cu in) Mercedes-Benz motor V12 produz 394 cv (290 kW; 389 cv) às 5200 rpm e 570 Nm (420 lb ft) de 3.800 rpm acoplado a uma transmissão manual de 5 velocidades caixa de velocidades. O C12 pode acelerar a 60 mph (97 km / h) em 4,2 segundos e 100 mph (160 km / h) em 9,2 segundos.
Apenas cinco dos originais 6,0 Zondas L foram construídas, embora ainda estava disponível em 2002, quando o S C12 estreou. Um deles foi usado para testes de colisão, enquanto o outro era um manifestante e um carro show. Os restantes foram entregues a clientes durante os próximos três anos. Apenas um ainda está activo hoje.

Zonda S

O Zonda S usa uma L 7.0 (427 cu in) AMG afinado versão do motor produzindo 550 PS (400 kW; 540 cv). Ele pode acelerar a 62 mph (100 km / h) em 3,7 segundos, a 100 mph (160 km / h) em 7,5 segundos e completar o quarto de milha em 11,3 segundos. Aceleração lateral no skidpad é 1,18 g (11,6 m / s ²), que pode atingir uma velocidade máxima de 208 mph (335 km / h), e tem um preço de EUA $ 500.000.
O Zonda S apresenta um nariz alongado, abas na parte traseira para melhorar a aerodinâmica , e os clusters de luz e novos escapes . Apenas 15 7,0 L Zonda S carros foram produzidos.

Zonda S 7,3

O Zonda S 7,3 de 2002 usou um novo motor V12 maior deslocamento de 7,3 L (445 cu in) projectado e fabricado pela Mercedes-Benz AMG produz 555 cv (408 kW; 547 cv) e 750 Nm (550 lb ft). E para melhor lidar com o poder, controle de tracção e ABS foram feitos padrão. Reivindicações de desempenho não foram alteradas a partir do S. Zonda
Em Fevereiro de 2003, o Reino Unido a revista automobilística EVO tentou executar uma velocidade máxima nas auto-estradas em que o carro cobriu para fora em 198 mph (319 km / h), 10 mph (16 km / h) fora da marca de sua velocidade superior reclamado de 208 mph (335 km / h). Os representantes da empresa na fábrica da Pagani reivindicou este foi o resultado do carro estar na configuração para o máximo de força para baixo, algo que deixaria cair a sua velocidade máxima de cerca de 200 mph (320 km / h). No entanto, o artigo EVO afirmou que partes aerodinâmicas, especificamente aqueles que criaram resistência foram de fato removidos durante a corrida, trazendo reivindicações Pagani colocam em questão.

Roadster Zonda

Em 2003 Pagani Zonda Roadster apresentou a, uma versão roadster do Zonda S 7.3. Carregando os mesmos componentes que o coupé, Pagani prometeu sem perda de desempenho, uma reivindicação apoiada pelo ganho de peso mínimo de 30 kg (66 libras). Uns totais de 12 roadsters foram produzidos.

Zonda F

O Zonda F estreou em 2005, no Salão Automóvel de Genebra. É a mais extensa reengenharia do Zonda ainda, embora ele compartilha muito com seus antecessores, incluindo o L 7,3 AMG V12 que através de colectores de admissão aumentadas, escape e uma ECU revisado agora produz 602 cv (443 kW; 594 hp) a 6150 rpm e 560 lb ft (759 N · m) a 4000 rpm.
A produção do F Zonda foi limitada a 25 carros. Nomeado após Formula One driver de Juan Manuel Fangio, que veio equipado com um farol extra e faróis de nevoeiro diferentes nas laterais, carroceira nova (a frente revista, spoiler traseiro novo, aberturas de mais aerodinâmicos todo) que melhoraram a aerodinâmica do carro, e lado diferente espelhos. Outras melhorias sobre o 'S' centrado em torno de carbono opcional / freios de cerâmica desenvolvida em conjunto com a Brembo , rodas de magnésio , inconel de titânio sistema de escape, hydroformed alumínio plenário de entrada e uma redesenhada 'Z gravidez' tecer na estrutura do acidente para melhorar a rigidez e reduzir o peso .

F Roadster Zonda

O Zonda F Roadster estreou no Salão do Automóvel de Genebra de 2006. Era semelhante ao do coupé, mas com um teto removível de fibra de carbono e cortinas de lona laterais pesando apenas 5 kg (11 lb). A produção do F Roadster foi limitada a 25 unidades.
A F Roadster é capaz de manter a rigidez do chassi, sem qualquer ganho de peso do freio, abstendo-se o pensamento convencional por não reforçar o soleiras - um processo que teria precisado de mais de 35 kg (77 lb) de reforço. Pagani vez disso, usa o pensamento de corrida de carro, materiais e técnicas de construção, o fortalecimento da estrutura de firewall da banheira junto com chassi de liga de boleto chaves que ligam os pontos onde as barras de tejadilho teriam unidas. O pára-brisas é também reforçado por razões de segurança. Estas técnicas permitem a Roadster ter praticamente o mesmo peso que o coupé, 1.230 kg (2.700 libras).
O Zonda F Clubsport Roadster foi testado pelo Top Gear é The Stig e James May e alcançou um tempo de volta em torno de sua pista de testes de 1:17.8, batendo o Bugatti Veyron 16.4 testado durante o mesmo episódio, mas perdeu em uma raça quarto de milha arrastar contra o Veyron por cerca de 2,5 segundos. De acordo com James May, o Zonda Roadster F custos £ 825,000. Alemão automobilista Marc Basseng conseguiu colo do Zonda F Clubsport em torno dos 20,8 km (12,9 milhas) Nürburgring Nordschleife em 7:24.7.

Zonda Cinque

O Zonda Cinque (italiano para cinco) era para ser a última iteração do Zonda, sendo uma versão estrada que vai da R. Zonda Apenas cinco foram construídas ao custo de £ 1 milhão ($ 1930700), com entregas previstas a Junho de 2009 para todos os cinco carros.
As diferenças em relação a outros de estrada Zondas são a caixa de 6 velocidades sequencial novo, resultando em mudanças agora, tendo menos de 100 milissegundos, caindo 0-62 mph até 3,4 segundos. O Cinque também possui uma forma alterada de fibra de carbono chamado "carbo-titânio", que incorpora de titânio para aumentar a força e rigidez. Suspensão faz uso de magnésio e componentes de titânio, e potência do motor foi aumentada para 678 cv (499 kW; 669 cv). Carroçaria revisto, o qual inclui um divisor mais dianteira, saias laterais novas, difusor traseiro, uma parte inferior mais plana, bem como uma cobertura montada no furo de entrada de ar, permite que o Cinque para criar 750 kg (£ 1653) de downforce a 300 km / h (186 mph) e 1,45 g de curvas força.

Zonda Cinque Roadster

O Roadster tem as mesmas especificações do Coupé a partir do qual é derivado e apenas 5 unidades foram construídas, com um preço de 1.3-million/US £ 2 milhões dólares mais impostos locais.

Zonda Tricolore

O final produzido em massa Zonda foi originalmente concebido como um único, há na verdade três Tricolores construídas. Foi construído como uma homenagem ao país da equipe acrobática. Ele carrega um monte de o corpo do Zonda Cinque. O carro está sem pintura, excepto para um verniz azul claro e listras vermelhas, brancas e verdes que rodam a partir do nariz ao longo do topo da superfície do carro. Exclusivo para este carro é uma pequena asa colocado atrás do cockpit que reflecte Frecce Tricolori da Aermacchi MB-339 PAN dupla asa cauda de avião. Os três Tricolore serão ao preço de £ 1,2 milhões. É também 6 mph (9,7 km / h) mais rápido que um Zonda padrão em 220 mph (350 km / h).

Edições especiais

Monza

O Monza Zonda mostrado em 2004 no Paris Motor Show é uma versão de corrida do Zonda construído para Omar Ahmed. Emprestando suas sugestões aparência do GR Zonda, o Monza incluiu um cárter seco versão do motor do Zonda S 7,3 sintonizado com 600 PS (441 kW; 592 cv) e tinha melhorado de refrigeração. Aerodinâmica modificados, incluindo uma asa diferente e difusor de frente, permitiu maior velocidade, como fez optimizado engrenagens. O carro estava mais leve, com policarbonato janelas laterais, e um escape não modificado está instalado. O interior revista inclui pedais diferentes, volante e assentos, bem como uma gaiola de rolo reforçado. Travões de maiores dimensões e uma suspensão mais dura também melhorar o desempenho. Finalmente, um extintor de incêndio externo é incluído para a segurança.

GJ

Após um acidente, na Escócia, envolvendo "um campeão de corridas internacionalmente famoso" um Zonda S de propriedade da indústria de gás escocês Tycoon Gareth Jones foi enviado para a fábrica Pagani e tornou-se o costume único construído Zonda GJ. Foi terminado em carbono mate e recebeu um upgrade asa dianteira e ingestão colheres localizado nas cavas das rodas traseiras, assim como várias outras características dos modelos de tomadas e F Cinque.

Uno

Um único especial construído para o xeque Abdullah bin Nasser Al-Thani, membro da família real do Catar, famosa por sua colecção de carros turquesa. Originalmente, o carro era um Roadster Zonda F, que foi batido no Qatar e foi enviado de volta para a fábrica para ser reconstruída. O carro é specced como um Cinque com o chassi de carbono-titânio novo. Ela também tem os LEDs na parte da frente do carro, como o Tricolore. Exclusivos para este carro são as luzes escuras traseiros e o escape traseiro (os quatro tubos são mais curtos do que o padrão). Também as rodas pretas com listras azul-turquesa roda, e o difusor dual tone são reais, juntamente com muitos outros detalhes em preto, como o colector dos tubos de escape traseiros.

RAK

Outro único com valor estimado em € 1,84,900,000. O carro era exclusivamente para a venda em Salão-Auto concessionária em Singen, Alemanha. Ele acabou com um esquema de cores em dois tons preto e amarelo com um interior personalizado, equipado com assentos desportivos. O carro possui apenas a colher de telhado como o do motor Cinque e V12 tem uma saída de 702PS.

HH

O Zonda HH é uma edição especial único, em Monterey Azul, que possui o motor da Cinque e mais da carroçaria do Roadster F Zonda. O HH foi encomendado pelo dinamarquês programador David Heinemeier Hansson .

750

O Zonda 750 foi outro especial único edição Zonda para um membro da família Al-Thani. No entanto, a fim de que foi cancelada devido a um desentendimento entre o proprietário proposta e Pagani. O 750 é principalmente baseado no Cinque, mas também possui várias peças personalizadas. Esperava-se que ele teria terminado em uma cor roxa, mas o projecto foi deixado incompleto em laranja com a parte frontal esquerda sem pintura.

Absoluto

O Pagani Zonda Absolute é uma especial única edição Zonda para ser enviado a Hong Kong. Ele apresenta o preto fosco corpo de fibra de carbono do Pagani Zonda R, mas tem o motor do Pagani Zonda Cinque e fica a mão direita.

PS

Um especial único, que foi encomendado por Peter Saywell. Foi terminado em branco com listras amarelas na lateral. O carro é o único com quatro tubos de escape colocados em uma linha em vez de um quadrado. Em Janeiro de 2013 imagens surgiu de um redesenhado Zonda PS. O PS foi agora concluído em azul brilhante e tem a mesma traseira fin-como o 760RS & 760LH.

Zonda Roadster F Final Edition

O Roadster F último Zonda foram encomendados em 2010 e 2011 para comemorar o fim da produção Zonda F. Todos eles foram terminou com um corpo de fibra de carbono e actualizado cv a 665 cv de potência.

760RS

O Zonda 760 RS é uma outra versão de um fora construído para um cliente no Chile. Ele tem um motor de 760 cv ligado a uma caixa de velocidades sequencial e terminou com um exterior de carbono e interior preto. O 760RS também apresenta um distintivo barbatana traseira que corre pelo centro do carro, enquanto que também apresentam os mesmos filtros de ar e entrada de ar do telhado como o Cinque.

760LH

Mesmo que o Zonda RS 760, possui uma cor diferente, o roxo, tanto para o exterior e o interior, e uma caixa de câmbio manual ao invés do sequencial. Ele foi contratado a pedido de Fórmula 1 motorista Lewis Hamilton , daí as iniciais de LH.

764 Passione

O Zonda 764 Passione apresenta as mesmas aparências como a do 760RS e do 760LH, mas possui um grande e maior spoiler traseiro no da centro traseira. Está consumado em fibra de carbono cinza com detalhes de fibra de carbono natural com cinza claro riscas nas laterais e a bandeira italiana correr ao lado do nariz como no Tricolore. O carro tem roxo - rosa interior com volante de madeira tudo feito a pedido do cliente. O 7.3L V12 AMG M120 motor é ajustado para produzir 760 cv e está acoplado ao mesmo manual de 6 velocidades caixa de velocidades Lewis Hamilton encomendado em seu Zonda. Este será o último Zonda que nunca vai ser trazer a produção Zonda ao fim como os motores 7.3L Mercedes AMG V12 não estão mais disponíveis. O Passione 764 foi entregue ao seu proprietário sorte em Tóquio, Japão, em Dezembro de 2012.
Os Zondas 760-série são considerados os mais poderosos legais para estrada Zondas já produzidos.

 Zonda R

O Zonda R estreou no Salão Automóvel de Genebra de 2007, utilizando o 6,0 litros V12 M120 motor de origem a partir da versão de corrida do Mercedes-Benz CLK-GTR. A competição Zonda R reside com a faixa de preconceito de carros como o Ferrari FXX e Maserati MC12 Corsa em vez dos originais concorrentes Zonda de estrada, pois não é homologada para estrada.
Apesar de compartilhar muito da forma do Zonda, o R é quase inteiramente nova, compartilhando apenas 10% dos componentes a F do Zonda. Tem-se obliquamente sugerido por Horacio Pagani que este carro é um chassi de teste para certos componentes de substituição o Zonda (no mesmo sentido, como o 288 da Ferrari GTO Evoluzione e as sucessivas F40) e que o Zonda R reflecte com precisão alguns do sucessor do Zonda de é características. Apenas 15 Zonda R foram produzidos.

Chassis

O chassis de carbono central incorpora uma gaiola e uma borracha de célula de combustível de corrida com quatro bombas de combustível e da tampa de enchimento rápido reabastecimento, semelhante aos carros de corrida GT. A distância entre eixos foi aumentada em 47 mm (1,9 in) para aumentar a estabilidade. A frente e traseiras são chassis auxiliar novo, construído para acomodar a geometria da suspensão nova, e produzido em Avional. As rodas são pneus slick novos modelos forjado magnésio presos no centro, que em conjunto com macacos pneumáticos a bordo (de novo, como o FXX) permitem a mudança rápida dos conjuntos de rodas inteiras.
Os sentidos do carro, monitores e registros de informação sobre a quantidade de downforce que é gerado em cada roda em todos os momentos. Pensa-se que este sistema irá permitir que os proprietários de ajuste de configuração de acordo com a seguir as condições e para melhorar a sua técnica de curvas.

Carroçaria

Além do aumento de distância entre eixos (47 mm), o comprimento total aumentou 394 milímetros (15,5 in) e faixa de 50 mm (2.0 in). A carroçaria aerodinâmica e foram alterados para oferecer downforce máximo, com um capou mais frontal com abas, um parte inferior da carroçaria fechado e uma saliência traseira nova com a asa traseira ajustável e raça derivada difusor. Estes destinam-se a traduzir em maior eficiência aerodinâmica e downforce nas curvas de velocidade máxima. Note-se também que a nova carroçaria da viatura traseira é mínimo no extremo, sendo composta na sua maior parte de respiradouro. Isto é pensado para ser sintomático da necessidade de manter o motor arrefecer o suficiente, mesmo em condições de utilização pista rígidas. Mais uma vez, este é semelhante à carroçaria eviscerado da Ferrari FXX Evoluzione.

 Motor

Saída aumentou para 750 PS (552 kW; 740 hp) a 8500 rpm e 710 Nm (524 lb ft) de torque. Um leve de fibra de carbono sistema de admissão de alta performance, competindo embriaguem de discos múltiplos centrado e Fórmula Um sistema de escape estilo, hidroformado em Inconel 625 e revestido de cerâmica para melhor dissipação de calor, foram adicionados. O motor AMG construído está acoplado a uma de 6 velocidades manual de montado longitudinalmente sequencial da caixa de velocidades sincronizada.

Interior

O interior do carro é espartano reflectindo aspirações do carro pista e casa destina, e possui bancos sob medida, personalizado para o driver para oferecer o máximo apoio. Como antes, a instrumentação Digitek fornece informações essenciais e o sofisticado telemetria permite uma variedade de sensores para monitorizar vários aspectos do carro.

Evolução Zonda R

O Zonda R Evolução é uma versão actualizada do Zonda R. Ele apresenta muitas mudanças ao longo do anterior Zonda R. Além disso, o carro tem muitas peças e inspirações do 760RS Zonda. Ele é terminado em branco pérola com fibra de carbono exposta no nariz. O motor V12 6.0L é upgrade para 800 hp. O trabalho corporal ainda é o mesmo, mas melhorou a aerodinâmica. Possui um spliter maior de ar acima do ar spliter dois padrão no pára-choques da frente e um par de divisor pequeno nos lados do pára-choques traseiro. O maior estabilizador traseiro central (ainda maior que o Zondas série 760) e um pequeno spoiler adicionado abaixo do padrão Zonda R saqueador melhora a aerodinâmica e aumenta a downforce.

Corrida 

Zonda GR

Desenvolvimento do GR Zonda começou em Dezembro de 2002. Nesta fase, o Zonda foi quase quatro anos, mas ainda tinha que ser inserido no automobilismo principais. Tom Weickardt, proprietário da American Viperacing, Hezemans Toine, proprietário da Carsport Holland, e Kumpen Paul, proprietário da GLPK, criou uma nova empresa, Carsport Zonda, para construir uma versão de corrida. Que garantiu os direitos exclusivos para desenvolver, construir e vender Zondas concorrência de Horacio Pagani , e o GR primeira foi concluída nas instalações Carsport em Modena em poucos meses.
O GR Zonda é baseado no Zonda S. Foi construído no mesmo chassis de fibra de carbono, com armações de tubos de frente e de trás. A carroçaria foi modificado para incluir difusores dianteiros e traseiros e grelhas de aerodinâmica melhorada. O carro era de 2 metros (6,6 pés) de largura, de acordo com os regulamentos da FIA e ACO. Peso do carro foi reduzida para 1100 kg (2.400 libras), e uma nova suspensão foi concebido. Novas rodas e freios também foram especificadas. O motor foi equipado com um radiador alargada, e do motor e caixa de velocidades, também têm refrigeradores de óleo novo.
O desempenho do GR Zonda está bem além de que o carro de stock. Os sprints carro de 0 a 60 mph (97 km / h) em 3,3 segundos e o motor produz cerca de 600 cv (440 kW; 590 cv) às 5800 rpm e 580 lb ft (786 N · m) de torque a 4.300 rpm com uma linha vermelha aumentada para 7500 rpm.
O carro foi inscrito para as 2003 24 Horas de Le Mans, mas se aposentou depois de 10 voltas devido a uma falha de caixa de velocidades. 









Sem comentários:

Enviar um comentário