Pagani Zonda
Dados
- Fabricante - Pagani
- Produção - 1999-2011 (206 produzido a partir de agora)
- Montagem - Modena , Itália
- Sucessor - Pagani Huayra
Modelo
- Classe - Carro desportivo
- Estilo de corpo 2-portas - roadster
- Layout - motor central na traseira, tracção traseira
Motor
- Mercedes-AMG M120 6,0 L V12
- Mercedes-AMG M120 7,0 L V12
- Mercedes-AMG M120 7,3 L V12
Transmissão
- Manual de 5 velocidades
- Manual de 6 velocidades
- Sequencial 6 velocidades
Dimensões
- Distância entre eixos - 2730 milímetros (107,5 cm)
- Comprimento - 4,395-4,435 mm (173,0-174,6 cm)
- Largura - 2055 milímetros (80,9 in)
- Altura - 1,151-1,141 mm (45,3-44,9 in)
- Peso - 1,250 –1,210 kg (2,756 –2,668 lb)
Designer – Horacio
Pagani
O Pagani
Zonda é um carro desportivo construído pela fabricante italiana Pagani. Ele
estreou em 1999, e produção terminou em 2011, com três carros da edição
especial, o 760RS Zonda, Zonda 760LH e o Zonda 764 Passione, que estão sendo
produzidos em 2012. Em Junho de 2009, 206 Zondas havia sido construído,
incluindo mulas de teste. Ambos 2 portas coupé e roadster versões foram
produzidas. A construção é, principalmente, de fibra de carbono.
Alguns da
engenharia Zonda inicial foi feito por Formula One campeão Juan Manuel Fangio.
O carro era originalmente para ser chamado de "Fangio F1" atrás dele,
mas, após a sua morte, em 1995, ela foi renomeada para uma corrente de ar acima
Argentina.
Zonda C12
O Zonda C12
estreou em 1999 no Salão Automóvel de Genebra. Alimentado por um L 6.0 (366 cu
in) Mercedes-Benz motor V12 produz 394 cv (290 kW; 389 cv) às 5200 rpm e 570 Nm
(420 lb ft) de 3.800 rpm acoplado a uma transmissão manual de 5 velocidades
caixa de velocidades. O C12 pode acelerar a 60 mph (97 km / h) em 4,2 segundos
e 100 mph (160 km / h) em 9,2 segundos.
Apenas cinco
dos originais 6,0 Zondas L foram construídas, embora ainda estava disponível em
2002, quando o S C12 estreou. Um deles foi usado para testes de colisão,
enquanto o outro era um manifestante e um carro show. Os restantes foram
entregues a clientes durante os próximos três anos. Apenas um ainda está activo
hoje.
Zonda S
O Zonda S
usa uma L 7.0 (427 cu in) AMG afinado versão do motor produzindo 550 PS (400
kW; 540 cv). Ele pode acelerar a 62 mph (100 km / h) em 3,7 segundos, a 100 mph
(160 km / h) em 7,5 segundos e completar o quarto de milha em 11,3 segundos.
Aceleração lateral no skidpad é 1,18 g (11,6 m / s ²), que pode atingir uma
velocidade máxima de 208 mph (335 km / h), e tem um preço de EUA $ 500.000.
O Zonda S
apresenta um nariz alongado, abas na parte traseira para melhorar a
aerodinâmica , e os clusters de luz e novos escapes . Apenas 15 7,0 L Zonda S
carros foram produzidos.
Zonda S 7,3
O Zonda S
7,3 de 2002 usou um novo motor V12 maior deslocamento de 7,3 L (445 cu in) projectado
e fabricado pela Mercedes-Benz AMG produz 555 cv (408 kW; 547 cv) e 750 Nm (550
lb ft). E para melhor lidar com o poder, controle de tracção e ABS foram feitos
padrão. Reivindicações de desempenho não foram alteradas a partir do S. Zonda
Em Fevereiro
de 2003, o Reino Unido a revista automobilística EVO tentou executar uma
velocidade máxima nas auto-estradas em que o carro cobriu para fora em 198 mph
(319 km / h), 10 mph (16 km / h) fora da marca de sua velocidade superior
reclamado de 208 mph (335 km / h). Os representantes da empresa na fábrica da
Pagani reivindicou este foi o resultado do carro estar na configuração para o
máximo de força para baixo, algo que deixaria cair a sua velocidade máxima de
cerca de 200 mph (320 km / h). No entanto, o artigo EVO afirmou que partes
aerodinâmicas, especificamente aqueles que criaram resistência foram de fato
removidos durante a corrida, trazendo reivindicações Pagani colocam em questão.
Roadster Zonda
Em 2003
Pagani Zonda Roadster apresentou a, uma versão roadster do Zonda S 7.3.
Carregando os mesmos componentes que o coupé, Pagani prometeu sem perda de
desempenho, uma reivindicação apoiada pelo ganho de peso mínimo de 30 kg (66
libras). Uns totais de 12 roadsters foram produzidos.
Zonda F
O Zonda F
estreou em 2005, no Salão Automóvel de Genebra. É a mais extensa reengenharia
do Zonda ainda, embora ele compartilha muito com seus antecessores, incluindo o
L 7,3 AMG V12 que através de colectores de admissão aumentadas, escape e uma
ECU revisado agora produz 602 cv (443 kW; 594 hp) a 6150 rpm e 560 lb ft (759 N
· m) a 4000 rpm.
A produção
do F Zonda foi limitada a 25 carros. Nomeado após Formula One driver de Juan
Manuel Fangio, que veio equipado com um farol extra e faróis de nevoeiro
diferentes nas laterais, carroceira nova (a frente revista, spoiler traseiro
novo, aberturas de mais aerodinâmicos todo) que melhoraram a aerodinâmica do
carro, e lado diferente espelhos. Outras melhorias sobre o 'S' centrado em
torno de carbono opcional / freios de cerâmica desenvolvida em conjunto com a
Brembo , rodas de magnésio , inconel de titânio sistema de escape, hydroformed
alumínio plenário de entrada e uma redesenhada 'Z gravidez' tecer na estrutura
do acidente para melhorar a rigidez e reduzir o peso .
F Roadster Zonda
O Zonda F
Roadster estreou no Salão do Automóvel de Genebra de 2006. Era semelhante ao do
coupé, mas com um teto removível de fibra de carbono e cortinas de lona
laterais pesando apenas 5 kg (11 lb). A produção do F Roadster foi limitada a
25 unidades.
A F Roadster
é capaz de manter a rigidez do chassi, sem qualquer ganho de peso do freio,
abstendo-se o pensamento convencional por não reforçar o soleiras - um processo
que teria precisado de mais de 35 kg (77 lb) de reforço. Pagani vez disso, usa
o pensamento de corrida de carro, materiais e técnicas de construção, o
fortalecimento da estrutura de firewall da banheira junto com chassi de liga de
boleto chaves que ligam os pontos onde as barras de tejadilho teriam unidas. O
pára-brisas é também reforçado por razões de segurança. Estas técnicas permitem
a Roadster ter praticamente o mesmo peso que o coupé, 1.230 kg (2.700 libras).
O Zonda F
Clubsport Roadster foi testado pelo Top Gear é The Stig e James May e alcançou
um tempo de volta em torno de sua pista de testes de 1:17.8, batendo o Bugatti
Veyron 16.4 testado durante o mesmo episódio, mas perdeu em uma raça quarto de
milha arrastar contra o Veyron por cerca de 2,5 segundos. De acordo com James May,
o Zonda Roadster F custos £ 825,000. Alemão automobilista Marc Basseng
conseguiu colo do Zonda F Clubsport em torno dos 20,8 km (12,9 milhas)
Nürburgring Nordschleife em 7:24.7.
Zonda Cinque
O Zonda
Cinque (italiano para cinco) era para ser a última iteração do Zonda, sendo uma
versão estrada que vai da R. Zonda Apenas cinco foram construídas ao custo de £
1 milhão ($ 1930700), com entregas previstas a Junho de 2009 para todos os
cinco carros.
As
diferenças em relação a outros de estrada Zondas são a caixa de 6 velocidades
sequencial novo, resultando em mudanças agora, tendo menos de 100
milissegundos, caindo 0-62 mph até 3,4 segundos. O Cinque também possui uma
forma alterada de fibra de carbono chamado "carbo-titânio", que
incorpora de titânio para aumentar a força e rigidez. Suspensão faz uso de
magnésio e componentes de titânio, e potência do motor foi aumentada para 678
cv (499 kW; 669 cv). Carroçaria revisto, o qual inclui um divisor mais
dianteira, saias laterais novas, difusor traseiro, uma parte inferior mais
plana, bem como uma cobertura montada no furo de entrada de ar, permite que o
Cinque para criar 750 kg (£ 1653) de downforce a 300 km / h (186 mph) e 1,45 g
de curvas força.
Zonda Cinque Roadster
O Roadster
tem as mesmas especificações do Coupé a partir do qual é derivado e apenas 5
unidades foram construídas, com um preço de 1.3-million/US £ 2 milhões dólares
mais impostos locais.
Zonda Tricolore
O final
produzido em massa Zonda foi originalmente concebido como um único, há na
verdade três Tricolores construídas. Foi construído como uma homenagem ao país
da equipe acrobática. Ele carrega um monte de o corpo do Zonda Cinque. O carro
está sem pintura, excepto para um verniz azul claro e listras vermelhas,
brancas e verdes que rodam a partir do nariz ao longo do topo da superfície do
carro. Exclusivo para este carro é uma pequena asa colocado atrás do cockpit
que reflecte Frecce Tricolori da Aermacchi MB-339 PAN dupla asa cauda de avião.
Os três Tricolore serão ao preço de £ 1,2 milhões. É também 6 mph (9,7 km / h)
mais rápido que um Zonda padrão em 220 mph (350 km / h).
Edições especiais
Monza
O Monza
Zonda mostrado em 2004 no Paris Motor Show é uma versão de corrida do Zonda
construído para Omar Ahmed. Emprestando suas sugestões aparência do GR Zonda, o
Monza incluiu um cárter seco versão do motor do Zonda S 7,3 sintonizado com 600
PS (441 kW; 592 cv) e tinha melhorado de refrigeração. Aerodinâmica modificados,
incluindo uma asa diferente e difusor de frente, permitiu maior velocidade,
como fez optimizado engrenagens. O carro estava mais leve, com policarbonato
janelas laterais, e um escape não modificado está instalado. O interior revista
inclui pedais diferentes, volante e assentos, bem como uma gaiola de rolo
reforçado. Travões de maiores dimensões e uma suspensão mais dura também
melhorar o desempenho. Finalmente, um extintor de incêndio externo é incluído
para a segurança.
GJ
Após um
acidente, na Escócia, envolvendo "um campeão de corridas
internacionalmente famoso" um Zonda S de propriedade da indústria de gás
escocês Tycoon Gareth Jones foi enviado para a fábrica Pagani e tornou-se o
costume único construído Zonda GJ. Foi terminado em carbono mate e recebeu um
upgrade asa dianteira e ingestão colheres localizado nas cavas das rodas
traseiras, assim como várias outras características dos modelos de tomadas e F
Cinque.
Uno
Um único
especial construído para o xeque Abdullah bin Nasser Al-Thani, membro da
família real do Catar, famosa por sua colecção de carros turquesa.
Originalmente, o carro era um Roadster Zonda F, que foi batido no Qatar e foi
enviado de volta para a fábrica para ser reconstruída. O carro é specced como
um Cinque com o chassi de carbono-titânio novo. Ela também tem os LEDs na parte
da frente do carro, como o Tricolore. Exclusivos para este carro são as luzes
escuras traseiros e o escape traseiro (os quatro tubos são mais curtos do que o
padrão). Também as rodas pretas com listras azul-turquesa roda, e o difusor
dual tone são reais, juntamente com muitos outros detalhes em preto, como o
colector dos tubos de escape traseiros.
RAK
Outro único
com valor estimado em € 1,84,900,000. O carro era exclusivamente para a venda
em Salão-Auto concessionária em Singen, Alemanha. Ele acabou com um esquema de
cores em dois tons preto e amarelo com um interior personalizado, equipado com
assentos desportivos. O carro possui apenas a colher de telhado como o do motor
Cinque e V12 tem uma saída de 702PS.
HH
O Zonda HH é
uma edição especial único, em Monterey Azul, que possui o motor da Cinque e
mais da carroçaria do Roadster F Zonda. O HH foi encomendado pelo dinamarquês
programador David Heinemeier Hansson .
750
O Zonda 750
foi outro especial único edição Zonda para um membro da família Al-Thani. No
entanto, a fim de que foi cancelada devido a um desentendimento entre o
proprietário proposta e Pagani. O 750 é principalmente baseado no Cinque, mas
também possui várias peças personalizadas. Esperava-se que ele teria terminado
em uma cor roxa, mas o projecto foi deixado incompleto em laranja com a parte
frontal esquerda sem pintura.
Absoluto
O Pagani
Zonda Absolute é uma especial única edição Zonda para ser enviado a Hong Kong.
Ele apresenta o preto fosco corpo de fibra de carbono do Pagani Zonda R, mas
tem o motor do Pagani Zonda Cinque e fica a mão direita.
PS
Um especial único,
que foi encomendado por Peter Saywell. Foi terminado em branco com listras
amarelas na lateral. O carro é o único com quatro tubos de escape colocados em
uma linha em vez de um quadrado. Em Janeiro de 2013 imagens surgiu de um
redesenhado Zonda PS. O PS foi agora concluído em azul brilhante e tem a mesma
traseira fin-como o 760RS & 760LH.
Zonda Roadster F Final Edition
O Roadster F
último Zonda foram encomendados em 2010 e 2011 para comemorar o fim da produção
Zonda F. Todos eles foram terminou com um corpo de fibra de carbono e actualizado
cv a 665 cv de potência.
760RS
O Zonda 760
RS é uma outra versão de um fora construído para um cliente no Chile. Ele tem
um motor de 760 cv ligado a uma caixa de velocidades sequencial e terminou com
um exterior de carbono e interior preto. O 760RS também apresenta um distintivo
barbatana traseira que corre pelo centro do carro, enquanto que também
apresentam os mesmos filtros de ar e entrada de ar do telhado como o Cinque.
760LH
Mesmo que o
Zonda RS 760, possui uma cor diferente, o roxo, tanto para o exterior e o
interior, e uma caixa de câmbio manual ao invés do sequencial. Ele foi
contratado a pedido de Fórmula 1 motorista Lewis Hamilton , daí as iniciais de
LH.
764 Passione
O Zonda 764
Passione apresenta as mesmas aparências como a do 760RS e do 760LH, mas possui
um grande e maior spoiler traseiro no da centro traseira. Está consumado em
fibra de carbono cinza com detalhes de fibra de carbono natural com cinza claro
riscas nas laterais e a bandeira italiana correr ao lado do nariz como no
Tricolore. O carro tem roxo - rosa interior com volante de madeira tudo feito a
pedido do cliente. O 7.3L V12 AMG M120 motor é ajustado para produzir 760 cv e
está acoplado ao mesmo manual de 6 velocidades caixa de velocidades Lewis
Hamilton encomendado em seu Zonda. Este será o último Zonda que nunca vai ser
trazer a produção Zonda ao fim como os motores 7.3L Mercedes AMG V12 não estão
mais disponíveis. O Passione 764 foi entregue ao seu proprietário sorte em Tóquio,
Japão, em Dezembro de 2012.
Os Zondas
760-série são considerados os mais poderosos legais para estrada Zondas já
produzidos.
Zonda R
O Zonda R
estreou no Salão Automóvel de Genebra de 2007, utilizando o 6,0 litros V12 M120
motor de origem a partir da versão de corrida do Mercedes-Benz CLK-GTR. A
competição Zonda R reside com a faixa de preconceito de carros como o Ferrari
FXX e Maserati MC12 Corsa em vez dos originais concorrentes Zonda de estrada,
pois não é homologada para estrada.
Apesar de
compartilhar muito da forma do Zonda, o R é quase inteiramente nova,
compartilhando apenas 10% dos componentes a F do Zonda. Tem-se obliquamente
sugerido por Horacio Pagani que este carro é um chassi de teste para certos
componentes de substituição o Zonda (no mesmo sentido, como o 288 da Ferrari
GTO Evoluzione e as sucessivas F40) e que o Zonda R reflecte com precisão
alguns do sucessor do Zonda de é características. Apenas 15 Zonda R foram
produzidos.
Chassis
O chassis de
carbono central incorpora uma gaiola e uma borracha de célula de combustível de
corrida com quatro bombas de combustível e da tampa de enchimento rápido
reabastecimento, semelhante aos carros de corrida GT. A distância entre eixos
foi aumentada em 47 mm (1,9 in) para aumentar a estabilidade. A frente e
traseiras são chassis auxiliar novo, construído para acomodar a geometria da
suspensão nova, e produzido em Avional. As rodas são pneus slick novos modelos forjado
magnésio presos no centro, que em conjunto com macacos pneumáticos a bordo (de
novo, como o FXX) permitem a mudança rápida dos conjuntos de rodas inteiras.
Os sentidos
do carro, monitores e registros de informação sobre a quantidade de downforce
que é gerado em cada roda em todos os momentos. Pensa-se que este sistema irá
permitir que os proprietários de ajuste de configuração de acordo com a seguir
as condições e para melhorar a sua técnica de curvas.
Carroçaria
Além do
aumento de distância entre eixos (47 mm), o comprimento total aumentou 394
milímetros (15,5 in) e faixa de 50 mm (2.0 in). A carroçaria aerodinâmica e
foram alterados para oferecer downforce máximo, com um capou mais frontal com
abas, um parte inferior da carroçaria fechado e uma saliência traseira nova com
a asa traseira ajustável e raça derivada difusor. Estes destinam-se a traduzir
em maior eficiência aerodinâmica e downforce nas curvas de velocidade máxima.
Note-se também que a nova carroçaria da viatura traseira é mínimo no extremo,
sendo composta na sua maior parte de respiradouro. Isto é pensado para ser
sintomático da necessidade de manter o motor arrefecer o suficiente, mesmo em condições
de utilização pista rígidas. Mais uma vez, este é semelhante à carroçaria
eviscerado da Ferrari FXX Evoluzione.
Motor
Saída
aumentou para 750 PS (552 kW; 740 hp) a 8500 rpm e 710 Nm (524 lb ft) de
torque. Um leve de fibra de carbono sistema de admissão de alta performance,
competindo embriaguem de discos múltiplos centrado e Fórmula Um sistema de
escape estilo, hidroformado em Inconel 625 e revestido de cerâmica para melhor
dissipação de calor, foram adicionados. O motor AMG construído está acoplado a
uma de 6 velocidades manual de montado longitudinalmente sequencial da caixa de
velocidades sincronizada.
Interior
O interior
do carro é espartano reflectindo aspirações do carro pista e casa destina, e
possui bancos sob medida, personalizado para o driver para oferecer o máximo
apoio. Como antes, a instrumentação Digitek fornece informações essenciais e o
sofisticado telemetria permite uma variedade de sensores para monitorizar
vários aspectos do carro.
Evolução Zonda R
O Zonda R
Evolução é uma versão actualizada do Zonda R. Ele apresenta muitas mudanças ao
longo do anterior Zonda R. Além disso, o carro tem muitas peças e inspirações
do 760RS Zonda. Ele é terminado em branco pérola com fibra de carbono exposta
no nariz. O motor V12 6.0L é upgrade para 800 hp. O trabalho corporal ainda é o
mesmo, mas melhorou a aerodinâmica. Possui um spliter maior de ar acima do ar
spliter dois padrão no pára-choques da frente e um par de divisor pequeno nos
lados do pára-choques traseiro. O maior estabilizador traseiro central (ainda
maior que o Zondas série 760) e um pequeno spoiler adicionado abaixo do padrão
Zonda R saqueador melhora a aerodinâmica e aumenta a downforce.
Corrida
Zonda GR
Desenvolvimento
do GR Zonda começou em Dezembro de 2002. Nesta fase, o Zonda foi quase quatro
anos, mas ainda tinha que ser inserido no automobilismo principais. Tom
Weickardt, proprietário da American Viperacing, Hezemans Toine, proprietário da
Carsport Holland, e Kumpen Paul, proprietário da GLPK, criou uma nova empresa,
Carsport Zonda, para construir uma versão de corrida. Que garantiu os direitos
exclusivos para desenvolver, construir e vender Zondas concorrência de Horacio
Pagani , e o GR primeira foi concluída nas instalações Carsport em Modena em
poucos meses.
O GR Zonda é
baseado no Zonda S. Foi construído no mesmo chassis de fibra de carbono, com
armações de tubos de frente e de trás. A carroçaria foi modificado para incluir
difusores dianteiros e traseiros e grelhas de aerodinâmica melhorada. O carro
era de 2 metros (6,6 pés) de largura, de acordo com os regulamentos da FIA e
ACO. Peso do carro foi reduzida para 1100 kg (2.400 libras), e uma nova
suspensão foi concebido. Novas rodas e freios também foram especificadas. O
motor foi equipado com um radiador alargada, e do motor e caixa de velocidades,
também têm refrigeradores de óleo novo.
O desempenho
do GR Zonda está bem além de que o carro de stock. Os sprints carro de 0 a 60
mph (97 km / h) em 3,3 segundos e o motor produz cerca de 600 cv (440 kW; 590
cv) às 5800 rpm e 580 lb ft (786 N · m) de torque a 4.300 rpm com uma linha
vermelha aumentada para 7500 rpm.
O carro foi
inscrito para as 2003 24 Horas de Le Mans, mas se aposentou depois de 10 voltas
devido a uma falha de caixa de velocidades.
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