Mercedes-Benz SLR McLaren
Dados
- Nome - Mercedes-Benz SLR McLaren
- Construtor - Mercedes-Benz
- Produção - 2003-2010
Modelo
- Classe - Superesportivo, Exótico, Grand Tourismo
- Carroceria - Conversível 2 portas ou Coupé 2 portas
Ficha técnica
- Motor - 5.4L Supercharger V8 (M155 ML55)
- Caixa de velocidades - 5 velocidades, multifunção, semi-automática
Dimensões
- Comprimento - 4.656
- Largura - 1.908
- Altura - 1.261/1252
- Peso - 1.768
A mecânica não é especialmente moderna: tem apenas três válvulas por cilindro e a caixa automática, do tipo conversor de binário, possui apenas cinco relações. O seu grande trunfo tecnológico é o chassis construído manualmente, em fibra de carbono. Sua produção começou em 2003, chamado de R/C199. É 9° carro de série mais rápido do mundo. Sua produção será encerrada no final do ano de 2009,graças ao fim da união entre McLaren e Mercedes-Benz.
O modelo mistura os elementos estilísticos do SLR original da década de 1950 com detalhes do projeto dos carros de corrida da equipe McLaren Mercedes de 2003. Existem três versões: Coupé, Roadster(a menos rápida) e a 722 edition (a mais rápida). Há também uma versão alternativa: 722 GT Fabricado por encomenda pela empresa Ray Mallock Ltd. sob licença da Mercedes-Benz. A Mansory e a Brabus também fazem versões alternativas da SLR MCLaren. Foi lançada recentemente a Mercedes-Benz SLR Stirling-Moss, limitada a apenas 75 unidades, 200 kg mais leve, 0 a 300 Km/h em 26 segundos e com velocidade máxima de 351 km/h.
O "Coupé Uhlenhaut"
Juan Manuel Fangio, Stirling Moss e Karl Kling — três dos grandes pilotos que escreveram a história do desporto automóvel — foram os responsáveis em meados dos anos 1950 pelo estrondoso sucesso do 300 SLR da Mercedes-Benz, nas competições de desporto automóvel.
Com oito cilindros, 2982 cm³ de cilindrada, potência até 310 cv e uma velocidade máxima acima dos 300 Km/h, este "Flecha de Prata" conquistou em 1955 os primeiros lugares nas provas mais consagradas: Mille Miglia, Targa Florio, Tourist Trophy, Eifelrennen, bem como no Grande Prémio da Suécia.
Com base neste carro vencedor, Rudolf Uhlenhaut (1906-1989), na altura o responsável pelos testes com Veículos de Passageiros e pela Divisão de Desenvolvimento dos carros de competição da Mercedes-Benz, construiu a versão Coupé de estrada, que conjugou o design e a tecnologia do 300 SL (Asas de Gaivota), produzido desde 1954, com o bem sucedido carro de desporto de competição: o 300 SLR-Coupé – mais conhecido entre os "experts" em matéria automóvel como o "Uhlenhaut-Coupé".
Este modelo causou sensação em finais de 1955, quando posto a circular em estrada.
As linhas vigorosas da carroçaria, com o capô alongado, eram complementadas pelos tubos de escape de grande dimensão montados lateralmente, as entradas de ar e as jantes de raios, bem como pelo cockpit elegante, com o pára-brisas panorâmico arredondado. O "veloz carro de Turismo", como Rudolf Uhlenhaut designava a sua criação automóvel, fez jus ao seu nome: com um peso de apenas 1.117 kg e 310 cv, o "Uhlenhaut-Coupé" acelerava nos testes de condução até uma velocidade máxima de 290 Km/h (dados de fábrica: 284 Km/h).
Deste modo, tornou-se o automóvel de dois lugares mais rápido aprovado nessa época para circular em estrada, sendo também "um dos automóveis mais excitantes jamais construído pela Mercedes-Benz", como o especialista em desporto automóvel Karl Ludvigsen referiu mais tarde.
Destaques técnicos
Travões
O SLR utiliza um sistema de travões chamado Sensotronic, que é um sistema Brake-by-wire. Os discos de travões são de carbono-cerâmica e garantem um maior poder de parada e resistência a fadiga em relação aos discos de aço quando operados fora da temperatura ideal de uso. A Mercedes-Benz afirma que esses discos resistem a fadiga a uma temperatura de até 1,200 °C (2,200 °F). O conjunto dianteiro é composto por discos ventilados de 370 mm de diâmetro e pinças de 8 pistões. O conjunto traseiro é formado por discos de 360 mm e pinças de 4 pistões. Em condições de chuva as pinças automaticamente roçam a superfície dos discos para mantê-los secos.Para melhorar a performance de frenagem existe também um travão aéreo, quando o travão é acionado o spoiler traseiro se eleva para 65 graus. O downforce adicional e o aumento do arrasto melhora a desaceleração em aproximadamente 90%.
Aerodinâmica
O SLR tem aerodinâmica ativa; existe na parte traseira do carro um spoiler. O spoiler aumenta o downforce dependendo de seu ângulo de elevação (ângulo de ataque). Em velocidades superiores a 95 km/h (59 mph) o spoiler/breque aumenta para 10 graus (15 no 722 edition), quando requisitado pelo motorista através de um botão a elevação pode ser aumentada para 30 graus (35 no 722) para aumentar o downforce na traseira, com o custo de instantaneamente aumentar o arrasto, quando o motorista aciona o freio, o spoiler também aumenta sua angulação. Um sistema simular é usado no Bugatti Veyron.Transmissão
O SLR usa a transmissão de 5 velocidades AMG SPEEDSHIFT R, que conta com três modos manuais. O motivo da escolha, pela Mercedes-Benz, de uma transmissão de 5 velocidades foi por questão da durabilidade maior dessa tranmissão em relação a caixa de 7 velocidades, a qual é muito mais complexa e usa muito mais peças pois ocorre uma simultânea percorrencia.Variantes
Edição 722Uma nova versão foi lançada em 2006, chamada de Mercedes-Benz SLR McLaren 722 Edition. O "722" refere-se à vitória por Stirling Moss e seu co-piloto Denis Jenkinson em um Mercedes-Benz 300 SLR com o número inicial 722 (indicando um tempo de início de 7:22) no Mille Miglia em 1955.
O "722 Edition" inclui um motor de 650 PS nominal (480 kW; 640 cv) às 6500 rpm e 820 Nm (600 lb ft) a 4.000 rpm, com velocidade máxima de 337 km / h (209 mph) (3 km / h (1,9 mph) mais rápido que o SLR padrão). 19 polegadas, rodas de liga leve foram usados para reduzir o peso não suspenso, enquanto modificações também foram feitas para a suspensão, com uma aguerrida amortecedor de instalação e 10 mm (0,39 in) altura de passeio inferior introduzido para um melhor manuseamento. Aumentar a 390 mm (15 in) de diâmetro travões dianteiros e uma represa de ar dianteiro e traseiro revisto difusor foram ajustados.
Mudanças exteriores, além dos maiores de 19 polegadas (480 mm) preto rodas de liga leve, incluem o vermelho "722" badging, remontando ao piloto 722 original, e luzes traseiras ligeiramente diferentes e faróis.
O SLR 722 pode acelerar de 0 a 100 km / h (62 mph) em 3,6 segundos, 200 km / h (120 mph) em 10,2 segundos e 300 km / h (190 mph) em 27,6 segundos e pode atingir uma velocidade máxima de 337 km / h (209 mph).
Roadster
A versão roadster do SLR foi colocado à venda em setembro de 2007. Ele usa o mesmo V8 supercharged usina AMG como irmãos seu cupê, desenvolvendo 626 PS (460 kW; 617 cv), para empurrá-lo a uma velocidade máxima de 334 km / h (208 mph) e um 0 a 100 km / h ( 62 mph) tempo de aceleração de 3,8 segundos.
No entanto, como o roadster conversível estava sobrecarregado com o peso extra, o que afetou o desempenho e manuseio. O telhado do Roadster é feita a partir de um "material recém-desenvolvido" e não tomar a forma de um acordo dobrável de metal, como é comum em muitos carros modernos. Na sequência de um destravamento manual, que leva dez segundos para dobrável eletricamente. De acordo com um documento oficial de Mercedes, a cabine do roadster é capaz de permitir conversa entre o motorista e passageiro até uma velocidade de 200 km / h (120 mph) com o teto recolhido. Este roadster é destinado a competir contra outros carros esportivos , como o Pagani Zonda Roadster F. [ 9 ]
Roadster 722 S (2009)
Uma edição limitada (150 unidades) do roadster 722. Ele pode atingir 100 km / h (62 mph) a partir do repouso em 3,6 segundos e tem velocidade máxima de 334 km / h (208 mph). O modelo começou a ser vendido em janeiro de 2009.
722 GT (2007 -)
A GT 722 é uma versão ajustada do SLR 722 que é desenvolvido para uma série de corrida de um fazer. Os carros são construídos por Ray Mallock Ltd. com a aprovação da Mercedes-Benz. O carro possui maior carroçaria nova para acomodar 19 em (483 mm) rodas de corrida OZ. As aberturas da grade frontal são removidos e maiores, sem extractores de ar que fluem sentar sobre o capuz e o flanco lateral do carro. A traseira agora tem uma ala de corrida e difusor.
Sob o corpo, o carro tem a vertente 398 kg (880 lb) e reduzido o seu peso em seco de 1,300 kg (2.900 libras). O motor permanece na especificação relativamente estoque, mas agora produz 680 cv (500 kW; 670 cv) e 830 Nm (610 lb ft) de 1,75 bar (175 kPa) impulso. No interior, o carro é retirado, com apenas as funções essenciais que estão disponíveis, controlado a partir de um binóculo de fibra de carbono. Novos painéis de fibra de carbono e porta gaiola cheia completar a transformação.
RENNtech anunciou 21 SLR McLaren 722 GT estará disponível para o mercado norte-americano exclusivamente através RENNtech .
Stirling Moss (2009)
O SLR Stirling Moss é uma edição limitada (75 veículos) da série, que usa um estilo speedster que não inclui telhado ou pára-brisas. O design é inspirado no 300 SLR carro de corrida, e foi por coreana Yoon designer de Il-hun. Era para ser a última série do SLR McLaren construído no âmbito da parceria entre a Mercedes-Benz ea McLaren, até que a McLaren anunciou a sua própria edição final do SLR no final de 2010.
O motor V8 supercharged é classificado 650 PS (480 kW; 640 cv). Velocidade máxima do carro é de 350 km / h (220 mph), com aceleração de 0 a 100 km / h em menos de 3,5 segundos. O carro é de aproximadamente 200 kg (440 lb) mais leve do que o modelo regular.
O SLR Stirling Moss começou a produção em junho de 2009, após a produção SLR Roadster terminou em maio de 2009. Todos os 75 carros foram produzidos até dezembro de 2009. O SLR Stirling Moss estava disponível apenas para os proprietários de SLR.
McLaren Edição (2011)
Em dezembro de 2010, mais de um ano depois do SLR foi interrompido, a McLaren anunciou uma conversão corporal final do supercarro. A 25 unidade limitado McLaren Edition é baseado em qualquer variante anterior do SLR Stirling Moss, além da carroçaria e inclui revistas (pára-choques dianteiro e traseiro, concha, grade superior, guelras laterais, difusor traseiro, jantes) e partes interiores, juntamente com upgrade de direção e componentes de suspensão e um novo escape desportivo.
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