OS CARROS MAIS RÁPIDOS DO MUNDO
Jacto
Thrustssc
- Velocidade máxima: 1 227 km
- Atingida em 1997
Apesar de ser
o mais rápido, esse turbinado tem um corpinho de camião: são 10 toneladas
distribuídas em 16 metros. Quase toda a área é ocupada pelas enormes turbinas
Rolls-Royce, usadas por caças. Quatro anos após marcar seu recorde, o carro foi
comprado pelo Museu Britânico de Transportes pelo equivalente a 960.000 de Euros.
Jato Spirit of
America
- Velocidade máxima: 1 086 km/h
- Atingida em 1996
Esse jacto tem
"apenas" 45 mil cavalos, menos da metade da potência do ThrustSSC.
Mas pesa bem menos que o concorrente: 4 toneladas, o que equilibra as coisas.
Por causa do patrocinador, uma empresa petrolífera, esse carro voador usa
gasolina comum em vez de querosene de aviação. Em tese, isso prejudica a
potência
Dragter Mac
Tools
- Velocidade máxima: 537 km/h
- Atingida em 2003
Os dragsters,
veículos especialmente projectados para concursos de arrancada, são um
meio-termo entre os carros a jacto e os convencionais. Eles têm motores comuns,
mas usam o exótico nitrometano como combustível. Sua explosão empurra os
pistões com mais força que a gasolina, fazendo o motor render mais de 6 mil
cavalos, só que o consumo é absurdo: 4 litros por segundo
Bugatti Veyron
Super Sport
- Velocidade máxima: 415,21 km/h
- Atingida em 2010
Funcionamento
de produção de 30, dos quais 5, chamado de Super Sport World Record Edition,
são capazes de 431,074 km/h. Os outros 25 carros Super Sport estão limitados
electronicamente a 415 km/h. A tentativa de recorde no Super Sport World Record
Edition foi conduzido por Pierre-Henri Raphanel e foi verificado pelo Guinness
World Records.
Fórmula Indy
Penske
- Velocidade máxima: acima de 410 km/h
- Atingida em 2000
A Cart,
entidade americana que controla a categoria, só considera como recordes as
velocidades médias das voltas. Por esse critério, o carro mais veloz foi o
Penske do brasileiro Gil de Ferran, que em 2000 chegou a 387,8 km/h no circuito
oval de Michigan, nos Estados Unidos. Em pistas ultra-rápidas como essa são
alcançados picos de velocidade acima de 410 km/h
Protótipo
WM-Peugeot
- Velocidade máxima: 405 km/h
- Atingida em 1988
Esse carro de
design irado atingiu a maior velocidade de todos os tempos num circuito misto
em 1988, durante as 24 horas de Le Mans, na França. Outro protótipo conseguiu a
melhor marca fora de uma competição oficial. Estamos falando do Callaway Sledgehammer
Corvette, que no mesmo ano marcou 409 km/h em testes num superoval de 12 quilómetros
MCLaren F1
- Velocidade máxima: 386 km/h
- Atingida em 1988
É o mais
rápido entre os veículos comerciais fabricados em série. Seu preço oficial é de
3 milhões de reais - mas pode subir ainda mais, já que o bólido saiu de linha
em 1998, deixando apenas 64 unidades. Entre os veículos produzidos até hoje, o
campeão é o sueco Koeniggseg: chegou a 366 km/h e, segundo a fábrica, aguenta
390 km/h. Custa 1,5 milhão de reais
Fórmula 1
Ferrari
- Velocidade máxima: 368 km/h
- Atingida em 2003
A marca de 368
km/h é outro recorde na lista de Michael Schumacher, conquistado na recta de
Monza, na Itália. Mas nem sempre as velocidades máximas representam
superioridade na F-1, conhecida como uma categoria "boa de curva".
Tanto que a marca anterior, de 362 km/h, em 2000, pertencia ao francês Jean
Alesi, que na época pilotava um modesto Jordan.
Sem comentários:
Enviar um comentário