Jaguar XJ220
Dados
- Nome - Jaguar XJ220
- Fabricante - Jaguar Cars
- Produção - 1992-1994
Modelo
- Classe - Carro esporte
- Estilo de corpo - 2 portas, coupé
- Traçado - Layout da RMR
Ficha Técnica
- Motor - 3,5 L twin-turbo V6
- Transmissão - 5 velocidades manual
Dimensões
- Distância entre eixos - 2.642 milímetros (104,0 cm)
- Comprimento - 4.930 milímetros (194,1 cm)
- Largura - 2.007 milímetros (79,0 in)
- Altura - 1151 milímetros (45,3 in)
- Tara - 1372 kg (3,024.7 lb)
O Jaguar XJ220 é um carro esportivo produzido pela Jaguar , em colaboração com Tom Walkinshaw Corrida , como Sport Jaguar, entre 1992 e 1994. Possui um 3,5-litros V6 dispostos em um motor central traseiro, layout de tração traseira- .
Origens
Na década de 1980, o chefe da Jaguar engenheiro Jim Randle, como parte de um grupo informal chamado "O Clube de sábado", começou a trabalhar em um carro conceito, o nome de código XJ220, que - se colocar em produção - poderia competir em um novo potencial Grupo B corrida da categoria. Ele queria voltar a capturar os anos de glória da corrida Jaguar desde os anos 1950 e 1960. Ele imaginou que era essencialmente uma actualização XJ13 - um leve dois lugares com um poderoso meio-montado motor V12 . Randle expandiu a idéia de se fixar em todas as rodas motrizes e um integrante gaiola de segurança, de modo que o carro poderia ser seguramente correu a velocidades extremamente altas. "Estilista Cliff Rudell tinha tomado o desenho do corpo angular inicial e agressivo um longo caminho antes de Keith Helfet apresentaram forma alternativa. Em abril de 1987, Randle tivesse que escolher entre os dois, e optou por Helfet ... como ele sentiu que era mais óbvio Jaguar em sua aparência ", escreveu John Barker em Performance Car , 1992. Jaguar Presidente Sir John Egan vi pela primeira vez e aprovou o carro oito dias antes de seu lançamento. Ela foi anunciada no Centro Nacional de Exposições, em Birmingham em 18 de outubro de 1988.
Conceito de carro
O carro conceito utilizado um quad-cam de 6.2 litros versão do Jaguar motor V12 , que sobraram de um projeto de desenvolvimento para testar a viabilidade de um quad-cam na XJR-9 racer. O sistema all-wheel-drive foi produzido pela FF Developments , que tinha experiência com tais sistemas de voltar para os anos 1960 e do FF Jensen . O carro foi desenhado por Keith Helfet e incluiu tesoura estilo portas semelhantes aos em uso pela Lamborghini . O nome "XJ220" foi atribuído como uma referência para a velocidade alvo de topo 220 mph (350 km / h).
XJ220 nunca foi destinado a ser um carro de produção, mas após sua apresentação no British Motor Show, em Birmingham, em 1988, a demanda para o carro era tão grande que um estudo de viabilidade foi realizado pela Jaguar para ver se o carro poderia ser . feitas produção digna Tom Walkinshaw Corrida de concluído o estudo e confirmou que o carro era viável, com a seguinte especificação: motor V6 twin turbo corrida dos então atuais Jaguar Grupo C de carros; duas rodas, em vez de quatro rodas motrizes, ligeiramente design de corpo revista, ser mais curto e com portas convencionais.
O carro foi anunciado oficialmente em 1989 com a especificação revisada e um preço de £ 361,000 (EUA 580.000 $). Potenciais compradores foram convidados a colocar-se um depósito de £ 50.000 ($ 80.000) para ser colocado na lista de espera para entrega . Porque Jaguar prometeu limitar a produção de 350 unidades, muitos daqueles que põem os depósitos nos carros eram especuladores que pretendiam vender o carro a um lucro imediato. Isso se tornou um problema sério para a Jaguar, quando a recessão de 1992 pegou. Jaguar teve 1.500 pedidos para o carro em um frenesi de licitação, tendo £ 17.000.000 em depósitos em um dia, e teve que reduzir gradualmente a carteira de pedidos para apenas os 350 prometido, o que fez com base no "primeiro a chegar, primeiro a ser servido '.
Versão de produção
JaguarSport foi acusado de produzir o carro e teve vários objetivos / regras: o carro seria de tração traseira , em vez de quatro rodas para economizar peso e manter a dinâmica de corrida de carros, teria um turbo V6 em vez do V12 grande para melhorar peso e distribuição, e metas de desempenho mais de 200 mph (320 km / h), 0 a 60 mph (97 km / h) em 3,6 segundos, e o mais leve possível.
Motor
O V12 de 6.2 litros, que a Jaguar tinha desenvolvido originalmente na década de 1960, havia sido considerado muito difícil conseguir regulamentos de emissões passadas e houve também alguns problemas de projeto causados ??pelo tamanho da usina. Em vez disso, a Jaguar decidiu usar um motor de corrida muito mais up-to-date como base para o carro: a Tom Walkinshaw desenvolvido 3,5-litros V6, como usado no grupo C XJR-10/11 pilotos, equipado com duplo Garrett turbocompressores T3, gerando 542 cv (404 kW; 550 PS) de potência máxima a 7000 rpm e 476 lb ft (645 N · m) de torque a 4.500 rpm. O motor era o V6 primeira vez na história da Jaguar e foi uma derivação de 6 cilindros da Cosworth DFV de Fórmula 1 motor, originalmente concebido por David Wood da Cosworth para o Austin Metro 6R4 carro de rali . O motor tinha sido fortemente modificada por TWR Jaguar para permitir que os carros do Grupo C para se manter competitiva contra a concorrência ressurgente no Campeonato Mundial de Esportes carro. Foi também o motor Jaguar primeiro a usar indução forçada . Apesar da menor cilindrada, o motor produziu mais energia do que o manuseamento e V12 melhorada ao ser ajustado mais baixo e mais centralmente dentro do carro. A característica que define o motor era seu torque imenso em relação à sua capacidade total e potência de pico. Por exemplo, o McLaren F1 (6.1L, normalmente aspirado, V12) desenvolveu 618 BHP e 651NM de torque máximo a 5.600 rpm. O XJ220 entregue pico de torque quase idêntico (645NM) muito mais baixo na escala do rev, a apenas 4.500 RPM. Isso fez com que o carro extremamente dócil no mid-range. Outro benefício do motor era a sua excelente economia de combustível, o 'carro mais rápido do mundo também conseguiu retornar até 32MPG - um número que berlinas mais contemporâneos não seria capaz de igualar. Cada carro tem um modem que permite que o agente de serviço para buscar informação do ECU do carro, a fim de executar diagnósticos. O motor foram submetidos ao teste significativo a longo prazo em 'mula' a Transit Van, que foi um chassi XJ220 equipado com um corpo modificado, para evitar revelar a identidade do carro antes de seu lançamento oficial. A van já foi restaurado por Don Lei e aparece regularmente em feiras de automóveis. A van foi cronometrado no Festival de Velocidade de Goodwood colina subida em 1:01 (para comparação, um carro de Fórmula 1 é capaz de completar a corrida em cerca de 0:48).
Corpo e Transmissão
O chassi foi desenvolvido com alumínio de favo de mel de construção, que oferece imensa força e peso muito leve. Como Autocar colocou: "Aos cinco metros de comprimento e 2,2 metros de largura, a presunção é de que o XJ220 é muito acima do peso Mas não tamanho erro de imponência, como este Jaguar alfandegado de alumínio não carrega nenhuma gordura em tudo É tudo O músculo... Prova disso é que, em 1.456 kg, é, no mínimo, 150 kg mais leve do que o Lamborghini Diablo, Ferrari 512TR e até mesmo o EB110GT Bugatti. Tudo isso somado a uma relação potência-peso de pelo menos 372bhp por tonelada. "
Os painéis do corpo foram feitos à mão a partir de aeronaves de grau de alumínio por Abadia Painel de Coventry, uma companhia com uma longa história de prestação de serviços especializados para a indústria automóvel. O XJ220 foi o primeiro carro de estrada para explorar sob fluxo de ar e de corpo venturi para gerar downforce superior a 3000 libras (cerca de igual ao peso do carro - teoricamente, o carro pode ser conduzido de cabeça para baixo a alta velocidade) para a alta acelerar estabilidade. É utilizado um Grupo configuração de suspensão C, levando a manipulação descrita por Autocar como "o melhor supercarro manipulação que já dirigiu. Tal é a sua amortecimento que supercarros que anteriormente considerados superlativamente bem controlados por estradas difíceis agora parecem falhos e esponjoso após a Jaguar. "
O sistema de travagem foi concebido para oferecer o máximo de freio sentir-se para uma condução rápida e, portanto, não tinha servo equipado (em comum com semelhantes carros de alto desempenho, tais como o McLaren F1 e Ferrari F40). Embora preferido pelos condutores de teste de competição, um número de proprietários encontrados os freios de ser difícil avaliar quando frio (um problema comum aos sistemas de travagem deste tipo), e subsequentemente solicitado um servo a ser montados.
O sistema de transmissão foi especialmente desenvolvido pela Ferguson Fórmula Developments (FFD - desde 1994, parte de Ricardo) com um syncromesh imensamente forte (cone triplo na primeira marcha e segunda) para lidar com rápida fora da linha começa, além de ser relativamente fácil para o condutor a adoptar. Embora uma caixa de 6 velocidades foi considerado, o motor de alto torque negada essa necessidade, para uma caixa de cinco velocidades foi projetado. Como resultado, o veículo tem uma engrenagem relativamente alto primeiro (3:1).
Pneus foram desenvolvidos especificamente pela Bridgestone e teve de ser tributável a uma velocidade máxima superior a 220 mph; realizar a duplicação da carga com o downforce excepcionalmente alta em velocidade, ao mesmo tempo mantendo um passeio compatível e confortável. Como resultado da alta especificação e pequenas quantidades produzidas, um conjunto de pneus para o custo XJ220 em excesso de £ 4.000.
Autocar descrito no cockpit assim: "O interior do XJ220 é arejado e espaçoso para duas pessoas, os lugares são excelentes, bem capaz de mantê-lo no lugar em curvas rápidas e mantê-lo confortável, ea posição de condução está entre os melhores oferecidos pelo supercarros. Infelizmente, a ergonomia são falhos, mas os detalhes do projeto bonitas abundam:.. slats curvados à frente do pára-brisas não apenas uma boa aparência, mas também ajudar fluxo de ar Dito isso, o arranque, embora maravilhosamente recortada, é quase inútil oddments encaixar bem o suficiente mas qualquer sacos maiores viajar no carro com você. há nenhum espaço sob o capô, ou, como esta é dada para o sistema de arrefecimento. "
Testes de estrada e trilha
Tom Walkinshaw Corrida da garupa pilotos C participou do teste de desenvolvimento do XJ220. O mais notável foram John Nielsen : "O motor é fabuloso e mudança de faixa excelente e muito seguro", Andy Wallace : "muito indulgente quando levado a extremos nos circuitos" e Leslie David: "lidar bem equilibrada e muito impressionante".
A versão de produção do carro foi mostrado pela primeira vez ao público em outubro de 1991, no Tokyo International Motor Show e liberado para revista de imprensa durante o final do outono de 1992.
Durante um contemporâneo pista de testes, John Barker (Performance Car) escreveu: "Ela dispara-se, enchendo o ar com o áspero, altamente amarrados rugido de um motor de corrida, e você quase esperar um mecânico vestido de macacão à prova de fogo scuttling longe de seu traseiro, segurando uma arma de ar comprimido de partida. Mas este carro é catalisado, totalmente homologado e passou os mesmos testes que um Volvo precisa antes de ir à venda. shatteringly O ruído é urgente, aparentemente apenas alguns decibéis curtas de Le Mans volume de carro . Parece soberba, a sua posição larga confiante fazendo parecer em casa entre a Armco e da caixa de brita. " Como passageiro com Le Mans ganhar motorista John Nielsen , Barker continuou: "Um momento depois, ele enterra o acelerador Minha cabeça se encaixa de volta e eu realmente ir tonto por um momento, recuperando a compostura como snicks Nielsen a alavanca de velocidades em terceira-e. novilhos em um hander de 180 graus para a direita. V6 A tem uma nota, rumbly loping que, em conluio com um passeio notavelmente flexível, desmente a velocidade que estão viajando menos. Olho para o velocímetro e têm dificuldade em acreditar que ele está indicando 170 mph. "
Como Autocar colocá-lo, seguindo o primeiro oficial estrada-teste, "A XJ220 é impulsionado por um quatro-cam, 24 válvulas de 3.5 litros V6 derivado das unidades que moviam os XJR10 e 11 pilotos de esportes. Na estrada carro aparar suas saídas, a 40 º C, são 542bhp a 7200rpm e £ 475 pés de torque a 4500rpm. Aos 18 graus C tivemos em Millbrook, os engenheiros da Jaguar Esportes estimou o 220 a dar sobre o excesso de 580bhp e em pé de £ 500 de torque que lida com o primeiro equívoco:. que um V6 de pequena capacidade não iria cortar a mostarda aceleração Savage é realmente um dado aqui que é realmente incrível sobre o XJ220 é a sua capacidade de fornecer tal desempenho de uma forma que nunca, nunca.. intimida. Se ainda estamos à procura de equívocos, seria perdoável supor que um motor de corrida derivada com uma pequena capacidade de sua enorme produção iria entregar seu poder com a progressividade amigável de um chute nos dentes. Não é assim. Sua resposta do acelerador e, tão importante quanto, a ponderação do pedal do acelerador, significa que você pode desenhar sobre o desempenho do Jaguar com precisão absoluta. Use apenas metade do curso do pedal e vai como um Golf GTi, movendo-se de forma inteligente em 968 Porsche território com um pouco pressão extra. Um pouco mais e você tem Honda NSX aceleração na mão. A próxima etapa leva você para o domínio da Ferrari 512TR, a partir do qual você só vai entrar em erupção, se você prega o pedal para o chão, algo que você não pode conseguir fazer por acidente. "
O carro foi produzido em uma fábrica especialmente construída em Bloxham perto de Banbury , com os primeiros carros entregues a clientes em Julho de 1992. Clientes originais incluíram Elton John e do Sultão de Brunei . O projecto global foi liderado por Mike Moreton, que já escreveu um livro sobre a experiência, "Jaguar XJ220: The Inside Story".
Especificação
Motor
- Tipo de motor: Cosworth concebido, TWR -desenvolvido, Twin de 90 graus turbo, V6 quad cam
- Diâmetro x curso: 94 mm × 84 mm (3,70 por 3,31 polegadas)
- Deslocamento (cc): 3.498
- Taxa de compressão: 8.3:1
- Engrenagem de válvula: quatro válvulas por cilindro, comando de válvulas operadas por gêmeas cinto-driven overhead por banco de cilindros
- Sistema de combustível: Zytek injeção eletrônica de combustível seqüencial com dupla Garrett turbocompressores T3, twin ar-ar intercoolers
- Ignição: Zytek motor eletrônico de gerenciamento
- Potência máxima: 542 cv (404 kW) @ 7000 rpm
- Torque máximo: 475 lb ft (644 N · m) @ 4.500 rpm
Transmissão
Tipo: FF Developments cinco velocidades transaxle com AP Racing de 8,5 de diâmetro embreagem lug, tração traseira por meio de acoplamento viscoso controlado diferencial de deslizamento limitado e unidade espiral cônica final.
Relações de transmissão
- 1 - 3.00:1
- 2 - 1.95:1
- 3 - 1.42:1
- 4 - 1.09:1
- 5 - 0,85:1
- 3.364:1 relação da transmissão final
Body & Chassis
Tipo: Bonded e rebitadas alumínio banheira de favo de mel com lâmina de chapas de ligas de corpo e composto underbody venturis, divisor dianteiro eo spoiler traseiro.
Direção: pinhão e cremalheira, 2,5 voltas de batente a batente.
Suspensão: dianteira e traseira: independente, com duplos triângulos de comprimento desigual, molas helicoidais, inboard pressurizados a gás Bilstein amortecedores e barras estabilizadoras.
Travões: 32 mm de largura discos ventilados, de 13 em (330 mm) da frente de diâmetro, 11,8 em (300 mm), diâmetro traseira; AP Racing quatro pot-pinças de raio.
Rodas: Speedline frontal em liga de uma peça: 9 cm x 17 na traseira: 14 em x 18 em
Pneus: Bridgestone Expedia S.01 assimétrica unidirecionais
- Frente: 255/45 ZR17
- Traseira: 345/35 ZR18
- Coeficiente de arrasto: 0,36
Desempenho
- 1 ª marcha: 60 mph (97 km / h)
- 2 ª velocidade: 93 mph (150 km / h)
- 3 ª: 128 mph (206 km / h)
- 4 ª: 166 mph (267 km / h)
- 5 ª marcha: 213 mph (343 km / h)
- 0-30 mph (0-48 km / h): 1,9 segundo
- 0-40 mph (0-64 km / h): 2,5 segundos
- 0-50 mph (0-80 km / h): 3,0 segundo
- 0-60 mph (0-97 km / h): 3,6 segundo
- 0-70 mph (0-110 km / h): 4,6 segundo
- 0-80 mph (0-130 km / h): 5,5 segundo
- 0-90 mph (0-140 km / h): 6,5 segundo
- 0-100 mph (0-160 km / h): 7,9 segundo
- 0-110 mph (0-180 km / h): 9,3 segundo
- 0-120 mph (0-190 km / h): 10,8 segundo
- 0-130 mph (0-210 km / h): 12,6 segundo
- 0-140 mph (0-230 km / h): 14,9 segundo
- 0-150 mph (0-240 km / h): 17,4 segundo
- 1/4 milha: 11,7 segundo
- 1/4 milha: 125 mph (201 km / h)
- Velocidade máxima: 213 mph (343 km / h)
Consumo de combustível
- Na constante 75 mph (121 km/h): 26,92 milhas por galão imperial (10,49 l/100 km; 22,42 mpg -US)
- Na constante 56 mph (90 km/h): 32,32 milhas por galão imperial (8,740 km L/100; 26,91 mpg -US)
- Ciclo urbano: 16,12 milhas por galão imperial (17,52 L/100 km; 13,42 mpg -US )
Pesos e Dimensões
- Tara: 1.470 kg (3.200 lb)
- Comprimento: 4,930 mm (194 polegadas)
- Largura: 2.220 milímetros (87 polegadas)
- Altura: 1.150 mm (45 polegadas)
- Distância entre eixos: 2.640 milímetros (104 polegadas)
- Via dianteira: 1.710 mm (67 polegadas)
- Traseira: 1.588 milímetros (62,5 polegadas)
A recessão global
O XJ220 foi iniciado durante um boom de preços supercarro. No entanto, entre o anúncio do XJ220, em 1989, e entrega dos carros em 1992, a economia mundial entrou em uma recessão severa. Carros de especificação similar ao XJ220, que teve em 1989 foi vendido por 3 ou 4 vezes a sua lista de preços, foram, em 1992, quase impossível de vender. O Ferrari F40 - talvez o supercarro de referência do período - com um preço de lista de £ 250.000, tinha sido vendido por mais de £ 800.000 em 1990. Mas, em 1992, os preços tinham caído F40 para entre £ 100.000 e R $ 150.000.
Este colapso nos valores supercarro, juntamente com extrema aperto das condições de crédito, fez com que muitos clientes XJ220 foram incapazes de completar a sua compra, agravado pelo aumento de preço de £ 361.000 para 460.000 £ como resultado de indexação de seus contratos. Alguns especuladores 75 tentou recuar de seus compromissos, ou porque já não eram capazes de pagá-los, ou porque não acho que eles poderiam vender o carro por algum lucro. Para complicar ainda mais a questão foi a oferta de Tom Walkinshaw de o XJR-15 , que foi baseado no Le Mans ganhar XJR-9. Alguns clientes ameaçou processar, alegando que o XJ220 não tinha sido entregue com um motor V12, Jaguar deu a esses clientes a opção de comprar-se fora do contrato de entrega. No entanto, alguns compradores desafiou Jaguar no tribunal, embora juiz Senhor Donaldson rapidamente decidiu em favor da Jaguar, como a documentação do contrato mostrou claramente que o carro seria construído com um motor V6.
Um total de 281 road-carros foram feitos. Para os proprietários que fizeram a entrega de seus carros, o veredicto da Autocar foi "Neste momento, o XJ220 nos dá um padrão pelo qual todos os outros carros rápidos podem ser comparados. Para os poucos que vai realmente possuir e, espero, usar seus XJ220s, o fato de que eles estão no comando do supercarro mais completo já feito deve ser suficiente. "
Versão de corrida
A versão de corrida chamado XJ220C foi construído para competir em corridas de GT. O XJ220C, impulsionado por Win Percy facilmente venceu sua primeira corrida, uma etapa do Nacional de Esportes BRDC Desafio GT em Silverstone .
Três obras XJ220C foram inseridos em 1993 Le Mans 24 horas de corrida, na recém-criada Grand Touring Class. Dois dos carros aposentado, um a falha de motor, um depois de uma colisão, mas um XJ220 (carro número 50), dirigido por John Nielsen , David Brabham e David Coulthard recebeu a bandeira quadriculada para dar uma vitória na classe, batendo Porsche por 2 voltas . Isso, no entanto, foi revogada quando o XJ220C foi controversa desclassificado um mês depois.
A Jaguar tinha passado as verificações técnicas e completou o primeiro dia de qualificação, quando um administrador sênior (Alain Bertaut) queixou-se que a Jaguar não estavam funcionando conversores catalíticos . Os carros tinham sido inscritas no GT IMSA categoria e Bertaut afirmou (erroneamente, como se viu) que eles precisavam correr com catalisadores. Os carros, portanto, correu na corrida de recurso. Após a corrida, os funcionários da IMSA escreveu à l'Automobile Club de l'Ouest (o clube automóvel francês) ou "ACO", confirmando que os XJ220s tinha cumprido com as regras da IMSA. Jaguar também ganhou seu apelo (apoiado pela FIA). No entanto, a Jaguar foram, no entanto desqualificado como eles não tinham - de acordo com a ACO - apresentado o seu apelo no tempo. Alguns comentaristas especularam que a relação tensa Alain Bertaut com Tom Walkinshaw foi a provável causa da desqualificação.
Quatro carros foram novamente inscrito na classe GT1 em 1995, dois por PC automotivo e 2 por Chamberlain engenharia. Apenas os carros automotivos correu PC (# 003 e # 001). No entanto, os carros não eram fábrica apoiado e estavam fora do ritmo na qualificação, rodando em torno de 4:08, enquanto a McLaren o 'novo' GTR (um dos quais viria a ganhar a corrida) foram qualificação em torno de 4:00 . Apesar disto, o carro de Richard Piper, Tiff Needell e Weaver James estava segurando seu próprio na quarta posição até que um eixo de manivela quebrou durante a noite, terminando a sua corrida. O XJ220 segundo aposentado, depois de uma colisão.
Um XJ220 também foi usado no Campeonato GT italiano no início de 1990, embora este carro não tinha apoio de fábrica.
TWR desenvolvido mais 6 carros XJ220S estrada, construída em composto de carbono e com um estado mais elevado de sintonia de 680 cv (507 kW; 689 PS). Estes eram essencialmente de estrada versões do piloto XJ220C. Em junho de 1995, Autocar testou um XJ220S em Millbrook a uma velocidade média de 180,4 mph, o mais rápido já registrado no circuito.
Versão Pininfarina projetado
Em meados da década de noventa, o sultão de Brunei e seu irmão o príncipe Jefri secretamente comprou centenas de carros esportivos e eles tinham costume apontado por várias companhias. Um deles é um costume Jaguar XJ220 que tem sido fortemente modificada por Pininfarina . Modificações incluíram faróis fixos, substituindo as versões pop-up originalmente instalado, e um redesenhado asa dupla palheta traseira.
Testes de velocidade
Em 1992, no Anel Nardò , Martin Brundle dirigiu um mph XJ220 para 212,3 (341,7 kmh). O carro conversores catalíticos drenar o motor de um cv estimada em 60 (45 kW), os catalisadores foram posteriormente desconectados e o limitador foi aumentado de 7.200 rpm a 7.900 rpm, na tentativa de permitir que o XJ220 para chegar a uma velocidade máxima superior. Em uma tarde executar com as modificações, Brundle tomou o XJ220 para 217,1 mph (349,4 kmh) (o equivalente a cerca de 223 mph (359 km / h) em uma estrada em linha reta).
XJ220 também realizou a produção Nurburgring recorde de volta do carro, entre 1992 e 2000, em 7:46:37, dirigido por John Nielsen, durante testes de pneus de rotina.
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