terça-feira, 11 de junho de 2013

IGNIÇÃO AUTOMOTORA

Ignição automotora



A Ignição automotora ou sistema de ignição está presente nos motores a explosão, é criada um faísca eléctrica dentro da câmara de combustão para queima da mistura ar/combustível, ou seja, é uma ignição eléctrica, sendo usado apenas nos motores de ignição por centelha, o ciclo otto.
Motores que utilizam o ciclo diesel utilizam a ignição por compressão e não utilizam electricidade para esta função, não contendo deste modo nenhum dos equipamentos citados abaixo.

Componentes e funcionamento

  • O magneto foi o primeiro sistema de ignição, é um gerador de electricidade. Este componente não é mais utilizado.
  • O principal componente é a bobina de ignição, através do fenómeno da indução consegue elevar a baixa voltagem disponível no sistema eléctrico do automóvel em uma tensão alta o suficiente para vencer a resistência encontrada dentro da câmara de combustão devido a alta pressão.
  • O distribuidor direcciona a corrente para a vela do cilindro que se encontra no momento da explosão, para isso trabalha sincronizado com o motor.
  • Os cabos de ignição são responsáveis por conduzir a alta tensão produzida na bobina até as velas sem perda, passando ou não pelo distribuidor.
  • O platinado é uma chave liga/desliga que fica posicionado de modo que sua abertura dispare a faísca na bobina, fica localizado dentro do distribuidor em contacto ao seu eixo que possui um ressalto. Esse componente esta obsoleto, por ter um desgaste elevado.
  • A bobina impulsor substitui o platinado, é um gerador de sinal indutivo, ou seja não entra em contacto com o eixo garantindo maior durabilidade.
  • A vela conduz a alta tensão para dentro da câmara de combustão através do eléctrodo central produzindo a faísca.
  • Nos sistemas mais modernos o sistema de ignição foi incorporado à central de injecção electrónica, onde é controlado e modificado momento do disparo da bobina de acordo com os mapas de ignição contidas na central.

Nos sistemas modernos também está extinto o distribuidor, sendo este substituído pela ignição estática. A exemplos de automóveis da ford, como o escort mk4, modelos 1993/94 entre outros, onde é utilizado o sistema de ignição electrónica hall, com bobina plástica, com distribuidor.


Sistema de ignição convencional.

Exemplo de um sistema básico de ignição electrónica.

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