Carreira
Jimmie Johnson iniciou
sua carreira em algumas ligas menores off-road acumulando dezenas de vitórias e
boas colocações.
Em 1998 integrou o American Speed Association (ASA) sendo o novato do ano e terminando
em quarto no geral. No ano seguinte obteve duas vitórias terminando em terceiro
no campeonato no seu último ano.
- Competições diversas
Jimmie participou da International Race of Champions (IROC) nos anos de 2003 e 2004 conseguindo 1 vitória nas 8 provas disputadas.
Johnson integrou a
equipe americana campeã na corrida dos campeões ocorrida na Espanha em 2002 junto com seu companheiro de equipa na NASCAR Jeff Gordon e Colin
Edwards das competições de motos.
- NASCAR
Nos anos em que corria
pela ASA, Johnson participou de alguns eventos pela Busch Series sendo promovido a piloto fixo em 2000terminando a temporada na décima colocação
como o terceiro melhor novato.
A primeira vitória na
Busch Series veio no ano de 2001 no circuito de Chicago mas não foi além do oitavo lugar no campeonato. Nesse mesmo ano veio suas
primeiras 3 provas na Nextel Cup, mas sem
grandes resultados.
Jimmie Johnson tornou
piloto fixo na Nextel Cup em 2002 correndo pela Hendrick
Motorsports com o carro #48 cujo dono é Rick Hendrick,
e seu companheiro de equipa é o tetra-campeão da categoria Jeff Gordon. O ano
trouxe 3 vitórias e uma quinta colocação no campeonato perdendo o prêmio de novato do ano paraRyan Newman mas compensando com o recorde de único novato a liderar a divisão principal
na história da NASCAR.
Para 2003 manteve sua média de 3 vitórias, porém subindo na classificação final com o
vice-campeonato atrás de Matt Kenseth. Nesse
anos conquistou sua primeira vitória nas 600 milhas de Charlotte, que é a prova mais longa do calendário com
quase 1,000 km de percurso.
Em 2004 conquistou sua segunda vitória nas 600 milhas de Charlotte somado a outras
3 durante a temporada regular chegando ao play-off (Chase) na segunda colocação
atrás de Jeff Gordon. Nas 4 provas iniciais do Chase obteve resultados não
muito bons tirando muito suas chances de conquistar o título, porém conquistou
4 vitórias e um sexto lugar nas 5 provas restantes colocando-o a apenas 18
pontos do líder Kurt Busch faltando uma prova para terminar o campeonato.
Com o quinto lugar de
Busch na prova de Homestead, Johnson necessitava vencer, mas não
conseguiu tirar a vitória de Greg Biffle terminando na segunda colocação da prova e pela segunda vez era
vice-campeão da categoria com apenas 8 pontos atrás do líder.
Johnson começou o ano de 2005 em grande forma terminando as 7 primeiras provas sempre entre os 10
primeiros colocados vencendo em Las Vegas e liderando o campeonato
desde a terceira etapa. Liderança que foi mantida em 12 das 13 etapas
seguintes. Mas após a sua desistência na prova de Indianapolis, perdeu a liderança para Tony Stewart. Sua
segunda vitória no ano veio com a terceira consecutiva nas 600 milhas de
Charlotte conquistada na última curva apóes ultrapassar Bobby Labonte que liderava.
Classificou-se
tranquilamente para o playoff onde conquistou mais 2 vitórias, em Dover e a segunda no ano no circuito de
Charlotte. Chegou a última prova do ano na segunda posição do campeonato com
chances de título, mas problemas de pneu durante a corrida tiraram as chances
de se tornar campeão pela primeira vez terminando em 5° no campeonato.
Em 2006 classificou-se novamente para o Chase de forma segura iniciando as 10
provas finais na segunda colocação atrás de Matt Kenseth. Mas um acidente em New Hampshireo jogou para nono após a primeira
prova dos playoffs. Seguiram então um resultado regular em Dover, problemas nas
últimas voltas em Kansas e um acidente na última volta em Talladega provocado
pelo seu companheiro de equipe Brian Vickers o colocaram a 156 pontos
do líder. Um sequencia de 5 provas excelente de Johnson com uma vitória emMartinsville e quatro segundos
lugares permitiram que ele chegasse a Homestead como líder do campeonato. Na
última prova Johnson fez uma prova visando se manter próximo de seus rivais directos
pelo título garantindo assim seu primeiro título da NASCAR.
Nos anos de 2007, 2008, 2009 e 2010,
Johnson voltou a ser campeão da Sprint Cup, tornando-se o primeiro piloto a
ganhar 4, e depois 5 títulos consecutivos do mais importante campeonato de
corrida dos Estados Unidos.
Principais vitórias
- NASCAR - Sprint Cup
2002 - NAPA Auto Parts 500 (Fontana), MBNA
Platinum 400 (Dover) e MBNA All-American Heroes 400 (Dover)
2004 - Carolina Dodge Dealers 400 (Darlington), Coca-Cola 600 (Charlotte), Pocono 500 (Pocono), Pennsylvania 500 (Pocono), (Darlington), UAW-GM Quality 500 (Charlotte),Subway 500 (Martinsville) e Bass Pro Shops MBNA 500 (Atlanta)
2005 - UAW-DaimlerChrysler 400 (Las Vegas), Coca-Cola 600 (Charlotte), MBNA NASCAR RacePoints 400 (Dover) e UAW-GM Quality 500 (Charlotte)
2006 - Daytona 500 (Daytona), UAW-DaimlerChrysler 400 (Las Vegas), Aaron's 499 (Talladega), Allstate 400 at The Brickyard (Indianapolis) e Subway 500 (Martinsville)
- NASCAR - Nationwide Series
- International Race of Champions
Sem comentários:
Enviar um comentário